23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalArqueólogos descobriram vestígios de muro e balneário romano na Comenda em Setúbal

Arqueólogos descobriram vestígios de muro e balneário romano na Comenda em Setúbal

As sondagens arqueológicas a decorrer na zona da Comenda, em Setúbal, já permitiram descobrir diversos vestígios da ocupação romana, incluindo um muro e a estrutura de um antigo balneário, revelou hoje à agência Lusa a arqueóloga Elisabete Barradas.

- PUB -

“Fizemos seis sondagens arqueológicas, localizadas na área a sul do parque de merendas da Comenda e, em três dessas sondagens, já detectámos estruturas arqueológicas, incluindo um muro em pedra e cerâmicas da época romana”, disse Elisabete Barradas, que integra o grupo de três arqueólogos responsáveis pelos trabalhos.

“Estamos numa fase muito inicial dos trabalhos arqueológicos, estamos a fazer sondagens arqueológicas para fazermos um rastreio do tipo de vestígios que poderemos ter aqui. E já temos vestígios `in situ´, que nos permitem dizer que este lado sul do parque de merendas tem vestígios arqueológicos romanos, tem estruturas romanas”, sublinhou.

 A equipa de arqueólogos vai agora estudar a relação do muro de pedra com as outras estruturas encontradas, enquanto prosseguem os trabalhos arqueológicos na Comenda, que deverão prolongar-se por mais alguns meses.

- PUB -

A arqueóloga recordou que o “sítio arqueológico da Comenda é conhecido há mais de 100 anos na bibliografia, mas nunca foi ali feito um trabalho de fundo”.

“Foram feitas sondagens arqueológicas nos anos 70, mas foi a única coisa que existiu. E os resultados só saíram muito recentemente”, disse, salientando que os vestígios já recolhidos indiciam que o “sítio arqueológico da Comenda poderá ser muito semelhante ao sítio romano de Troia, porque tem cetárias – salgas de peixe -, tem evidências de que ali existiria uma vila da época romana”.

“Sabemos que temos cá vestígios e agora vamos investigar”, concluiu Elisabete Barradas, convicta de que o património arqueológico da Comenda poderá ser uma mais-valia na oferta turística da região. GR // ROC

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -