1 Dezembro 2021, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalTenente-coronel Marco Gonçalves assume hoje Comando Territorial de Setúbal da GNR

Tenente-coronel Marco Gonçalves assume hoje Comando Territorial de Setúbal da GNR

Cerimónia vai ser presidida pelo Comandante-Geral da força militar, Tenente-general Rui Clero

 

- PUB -

O tenente-coronel Marco Gonçalves toma hoje posse enquanto Comandante do Comando Territorial de Setúbal da Guarda Nacional Republicana (GNR), em cerimónia presidida pelo Comandante-Geral da GNR, Tenente-general Rui Clero.

Marco Gonçalves, natural de Mondim de Basto, Vila Real, será empossado pelas 11 horas, nas instalações do Comando da Unidade, sitas na Avenida Jaime Cortesão.

O tenente-coronel, que ingressou no quadro permanente da força militar em 1993, tem desempenhado ao longo da sua carreira profissional diversas funções, destacando-se a de “comandante do Destacamento Territorial de Setúbal e a de 2.º comandante do Comando Territorial de Setúbal”.

- PUB -

Em comunicado, a GNR refere igualmente as funções de “comandante de Pelotão de Instrução na Escola da Guarda e de comandante de Pelotão Operacional do Regimento de Cavalaria”.

O novo líder do Comando Territorial de Setúbal foi igualmente “adjunto do director de operações”, assim como foi “coordenador nacional do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, adjunto da Coordenadora da Equipa de Missão e Chefe de Equipa Multidisciplinar de Gestão de Projectos de Segurança Escolar no Ministério da Educação”.

No seu currículo, faz ainda parte o cargo de “chefe da Secção Logística e Financeira do Comando Territorial de Setúbal e docente da Área de Ensino Específico da GNR no Instituto Universitário Militar”.

- PUB -

Marco Gonçalves é licenciado e mestre em Ciências Militares na especialidade de Segurança (GNR), pela Academia Militar, e licenciado em Direito, pela Universidade Autónoma de Lisboa. Concluiu também a “pós-graduação em Direito e Segurança pela Faculdade de Direito de Lisboa da Universidade Nova e é pós-graduado em Ciências Militares pelo Instituto Universitário Militar”.

Ao nível académico, “é ainda doutorando em Relações Internacionais, na especialidade de Segurança e Estratégia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa”. “Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações”.

O tenente-coronel passa, assim, a assumir “a unidade responsável pelo cumprimento da missão da GNR no Distrito de Setúbal”, que se centra em “garantir as condições de segurança que permitam o exercício dos direitos e liberdades e o respeito pelas garantias dos cidadãos, garantir a ordem e a tranquilidade públicas e a segurança e a protecção das pessoas e dos bens”.

É também da responsabilidade do Comando Territorial de Setúbal da GNR “prevenir a criminalidade em geral, desenvolver acções de investigação criminal e contra-ordenacional, zelar pelo cumprimento das leis e regulamentos relativos à viação terrestre e aos transportes rodoviários, promover e garantir a segurança rodoviária e manter a vigilância e a protecção de pontos sensíveis”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -