28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalTenente-coronel Marco Gonçalves assume hoje Comando Territorial de Setúbal da GNR

Tenente-coronel Marco Gonçalves assume hoje Comando Territorial de Setúbal da GNR

Cerimónia vai ser presidida pelo Comandante-Geral da força militar, Tenente-general Rui Clero

 

- PUB -

O tenente-coronel Marco Gonçalves toma hoje posse enquanto Comandante do Comando Territorial de Setúbal da Guarda Nacional Republicana (GNR), em cerimónia presidida pelo Comandante-Geral da GNR, Tenente-general Rui Clero.

Marco Gonçalves, natural de Mondim de Basto, Vila Real, será empossado pelas 11 horas, nas instalações do Comando da Unidade, sitas na Avenida Jaime Cortesão.

O tenente-coronel, que ingressou no quadro permanente da força militar em 1993, tem desempenhado ao longo da sua carreira profissional diversas funções, destacando-se a de “comandante do Destacamento Territorial de Setúbal e a de 2.º comandante do Comando Territorial de Setúbal”.

- PUB -

Em comunicado, a GNR refere igualmente as funções de “comandante de Pelotão de Instrução na Escola da Guarda e de comandante de Pelotão Operacional do Regimento de Cavalaria”.

O novo líder do Comando Territorial de Setúbal foi igualmente “adjunto do director de operações”, assim como foi “coordenador nacional do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, adjunto da Coordenadora da Equipa de Missão e Chefe de Equipa Multidisciplinar de Gestão de Projectos de Segurança Escolar no Ministério da Educação”.

No seu currículo, faz ainda parte o cargo de “chefe da Secção Logística e Financeira do Comando Territorial de Setúbal e docente da Área de Ensino Específico da GNR no Instituto Universitário Militar”.

- PUB -

Marco Gonçalves é licenciado e mestre em Ciências Militares na especialidade de Segurança (GNR), pela Academia Militar, e licenciado em Direito, pela Universidade Autónoma de Lisboa. Concluiu também a “pós-graduação em Direito e Segurança pela Faculdade de Direito de Lisboa da Universidade Nova e é pós-graduado em Ciências Militares pelo Instituto Universitário Militar”.

Ao nível académico, “é ainda doutorando em Relações Internacionais, na especialidade de Segurança e Estratégia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa”. “Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações”.

O tenente-coronel passa, assim, a assumir “a unidade responsável pelo cumprimento da missão da GNR no Distrito de Setúbal”, que se centra em “garantir as condições de segurança que permitam o exercício dos direitos e liberdades e o respeito pelas garantias dos cidadãos, garantir a ordem e a tranquilidade públicas e a segurança e a protecção das pessoas e dos bens”.

É também da responsabilidade do Comando Territorial de Setúbal da GNR “prevenir a criminalidade em geral, desenvolver acções de investigação criminal e contra-ordenacional, zelar pelo cumprimento das leis e regulamentos relativos à viação terrestre e aos transportes rodoviários, promover e garantir a segurança rodoviária e manter a vigilância e a protecção de pontos sensíveis”.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -