29 Junho 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalTenente-coronel Marco Gonçalves assume hoje Comando Territorial de Setúbal da GNR

Tenente-coronel Marco Gonçalves assume hoje Comando Territorial de Setúbal da GNR

Cerimónia vai ser presidida pelo Comandante-Geral da força militar, Tenente-general Rui Clero

 

- PUB -

O tenente-coronel Marco Gonçalves toma hoje posse enquanto Comandante do Comando Territorial de Setúbal da Guarda Nacional Republicana (GNR), em cerimónia presidida pelo Comandante-Geral da GNR, Tenente-general Rui Clero.

Marco Gonçalves, natural de Mondim de Basto, Vila Real, será empossado pelas 11 horas, nas instalações do Comando da Unidade, sitas na Avenida Jaime Cortesão.

O tenente-coronel, que ingressou no quadro permanente da força militar em 1993, tem desempenhado ao longo da sua carreira profissional diversas funções, destacando-se a de “comandante do Destacamento Territorial de Setúbal e a de 2.º comandante do Comando Territorial de Setúbal”.

- PUB -

Em comunicado, a GNR refere igualmente as funções de “comandante de Pelotão de Instrução na Escola da Guarda e de comandante de Pelotão Operacional do Regimento de Cavalaria”.

O novo líder do Comando Territorial de Setúbal foi igualmente “adjunto do director de operações”, assim como foi “coordenador nacional do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, adjunto da Coordenadora da Equipa de Missão e Chefe de Equipa Multidisciplinar de Gestão de Projectos de Segurança Escolar no Ministério da Educação”.

No seu currículo, faz ainda parte o cargo de “chefe da Secção Logística e Financeira do Comando Territorial de Setúbal e docente da Área de Ensino Específico da GNR no Instituto Universitário Militar”.

- PUB -

Marco Gonçalves é licenciado e mestre em Ciências Militares na especialidade de Segurança (GNR), pela Academia Militar, e licenciado em Direito, pela Universidade Autónoma de Lisboa. Concluiu também a “pós-graduação em Direito e Segurança pela Faculdade de Direito de Lisboa da Universidade Nova e é pós-graduado em Ciências Militares pelo Instituto Universitário Militar”.

Ao nível académico, “é ainda doutorando em Relações Internacionais, na especialidade de Segurança e Estratégia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa”. “Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações”.

O tenente-coronel passa, assim, a assumir “a unidade responsável pelo cumprimento da missão da GNR no Distrito de Setúbal”, que se centra em “garantir as condições de segurança que permitam o exercício dos direitos e liberdades e o respeito pelas garantias dos cidadãos, garantir a ordem e a tranquilidade públicas e a segurança e a protecção das pessoas e dos bens”.

É também da responsabilidade do Comando Territorial de Setúbal da GNR “prevenir a criminalidade em geral, desenvolver acções de investigação criminal e contra-ordenacional, zelar pelo cumprimento das leis e regulamentos relativos à viação terrestre e aos transportes rodoviários, promover e garantir a segurança rodoviária e manter a vigilância e a protecção de pontos sensíveis”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Revolta no velório de Jéssica obriga à presença de bombeiros e polícia

Avó paterna e alguns populares revoltam-se com mãe da criança durante a cerimónia fúnebre
- PUB -