28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaAssociação de reformados de Pinhal Novo passa a funcionar como centro de...

Associação de reformados de Pinhal Novo passa a funcionar como centro de vacinação

Preparado processo da inoculação da 3.ª dose contra a covid-19 para pessoas com mais de 65 anos. Campanha de vacinação contra a gripe sazonal já arrancou em lares

 

- PUB -

As instalações da Associação de Reformados Pensionistas e Idosos em Pinhal Novo vão passar a funcionar, nos tempos mais próximos, como centro de vacinação contra a covid-19, agora para administração da 3.ª dose a maiores de 65 anos. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Palmela que, em conjunto com as autoridades de saúde, decidiu ainda iniciar a campanha de vacinação gratuita contra a gripe sazonal.

“A 3.ª dose da vacina contra a covid-19 e a vacina contra a gripe são administradas a pessoas com mais de 65 anos, com prioridade para os utentes com idade igual ou superior a 80 anos, contactados por telefone ou SMS para agendamento da toma”, indica a autarquia, sem revelar a data de início da administração das vacinas contra o coronavírus.

Para já, foi iniciado o processo de vacinação contra a gripe “a utentes em estruturas residenciais para idosos, através das equipas de enfermeiros do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Arrábida, com o apoio logístico da Câmara Municipal de Palmela/Serviço Municipal de Protecção Civil”, adianta o município.

- PUB -

De acordo com a autarquia, “em 59 instituições identificadas, mais de 90% dos utentes já foram vacinados com a vacina da gripe, correspondendo a 1 324 residentes e a 274 profissionais vacinados”.

Rastreios de saúde

À margem dos processos de vacinação continuam a decorrer rastreios de saúde no concelho. Na próxima quinta-feira, entre as 10 e as 12 horas, a Unidade Móvel de Saúde vai estar na Quinta do Anjo, junto ao Centro Social, para realização de exames à população com mais de 55 anos.

- PUB -

“Os rastreios incluem a monitorização dos sinais vitais (temperatura, frequência cardíaca, pressão arterial), glicémia e Índice de Massa Corporal (IMC). Os participantes podem também esclarecer as suas dúvidas sobre como emitir o certificado digital covid-19, através do projecto ‘Clique Sem Idade’”, informa a edilidade. A par dos rastreios, a Unidade Móvel de Saúde vai apresentar a iniciativa “Bem-estar e Saúde Digital”, integrada no programa “Outubro Maior”.

“Estes rastreios já decorreram a 7 de Outubro, em Palmela, e a 14, em Pinhal Novo. A Unidade Móvel de Saúde vai ainda estar no jardim de Poceirão, dia 28, também das 10 às 12 horas”, frisa o município, ao mesmo tempo que realça a edição deste ano do “Outubro MAIOR”.

“Tem como tema ‘A importância do Cuidar ao longo da vida, numa sociedade mais digital’. Durante todo o mês, o município e os parceiros locais proporcionam um conjunto de actividades dirigidas à população com mais de 55 anos e famílias do concelho, nas áreas da cultura, actividade física, saúde e formação, para assinalar o Dia Internacional da Pessoa Idosa [comemorado anualmente a 1 de Outubro)”, explica a autarquia, a terminar.

Colheita de sangue no pavilhão desportivo

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Pinhal Novo promove no próximo sábado, entre as 9 e as 13 horas, mais uma colheita de sangue no Pavilhão Desportivo Municipal localizado na vila pinhalnovense.

Os interessados no contributo que ajuda a salvar vidas podem obter mais informações através dos seguintes contactos: 96 160 41 41 e [email protected].

A acção volta a contar com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, que lembra que “dar sangue é seguro e necessário”.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público
- PUB -