2 Dezembro 2021, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaAssociação de reformados de Pinhal Novo passa a funcionar como centro de...

Associação de reformados de Pinhal Novo passa a funcionar como centro de vacinação

Preparado processo da inoculação da 3.ª dose contra a covid-19 para pessoas com mais de 65 anos. Campanha de vacinação contra a gripe sazonal já arrancou em lares

 

- PUB -

As instalações da Associação de Reformados Pensionistas e Idosos em Pinhal Novo vão passar a funcionar, nos tempos mais próximos, como centro de vacinação contra a covid-19, agora para administração da 3.ª dose a maiores de 65 anos. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Palmela que, em conjunto com as autoridades de saúde, decidiu ainda iniciar a campanha de vacinação gratuita contra a gripe sazonal.

“A 3.ª dose da vacina contra a covid-19 e a vacina contra a gripe são administradas a pessoas com mais de 65 anos, com prioridade para os utentes com idade igual ou superior a 80 anos, contactados por telefone ou SMS para agendamento da toma”, indica a autarquia, sem revelar a data de início da administração das vacinas contra o coronavírus.

Para já, foi iniciado o processo de vacinação contra a gripe “a utentes em estruturas residenciais para idosos, através das equipas de enfermeiros do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Arrábida, com o apoio logístico da Câmara Municipal de Palmela/Serviço Municipal de Protecção Civil”, adianta o município.

- PUB -

De acordo com a autarquia, “em 59 instituições identificadas, mais de 90% dos utentes já foram vacinados com a vacina da gripe, correspondendo a 1 324 residentes e a 274 profissionais vacinados”.

Rastreios de saúde

À margem dos processos de vacinação continuam a decorrer rastreios de saúde no concelho. Na próxima quinta-feira, entre as 10 e as 12 horas, a Unidade Móvel de Saúde vai estar na Quinta do Anjo, junto ao Centro Social, para realização de exames à população com mais de 55 anos.

- PUB -

“Os rastreios incluem a monitorização dos sinais vitais (temperatura, frequência cardíaca, pressão arterial), glicémia e Índice de Massa Corporal (IMC). Os participantes podem também esclarecer as suas dúvidas sobre como emitir o certificado digital covid-19, através do projecto ‘Clique Sem Idade’”, informa a edilidade. A par dos rastreios, a Unidade Móvel de Saúde vai apresentar a iniciativa “Bem-estar e Saúde Digital”, integrada no programa “Outubro Maior”.

“Estes rastreios já decorreram a 7 de Outubro, em Palmela, e a 14, em Pinhal Novo. A Unidade Móvel de Saúde vai ainda estar no jardim de Poceirão, dia 28, também das 10 às 12 horas”, frisa o município, ao mesmo tempo que realça a edição deste ano do “Outubro MAIOR”.

“Tem como tema ‘A importância do Cuidar ao longo da vida, numa sociedade mais digital’. Durante todo o mês, o município e os parceiros locais proporcionam um conjunto de actividades dirigidas à população com mais de 55 anos e famílias do concelho, nas áreas da cultura, actividade física, saúde e formação, para assinalar o Dia Internacional da Pessoa Idosa [comemorado anualmente a 1 de Outubro)”, explica a autarquia, a terminar.

Colheita de sangue no pavilhão desportivo

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Pinhal Novo promove no próximo sábado, entre as 9 e as 13 horas, mais uma colheita de sangue no Pavilhão Desportivo Municipal localizado na vila pinhalnovense.

Os interessados no contributo que ajuda a salvar vidas podem obter mais informações através dos seguintes contactos: 96 160 41 41 e [email protected]

A acção volta a contar com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, que lembra que “dar sangue é seguro e necessário”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -