12 Agosto 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioRegionalSetúbal foi o terceiro distrito do País onde mais foi usada a...

Setúbal foi o terceiro distrito do País onde mais foi usada a Linha Covid Lares

Só os distritos de Lisboa e Porto tiveram números superiores aos do distrito sadino, neste primeiro ano de implantação da linha telefónica, revelou o Ministério da Saúde

 

- PUB -

Setúbal foi o terceiro distrito do País a registar maior número de chamadas telefónicas recebidas através da Linha Covid Lares, que foi lançada há um ano a nível nacional como uma das medidas de resposta à pandemia.

Ao fim de 12 meses de implantação, a Linha Covid Lares atendeu quase 3 mil chamadas telefónicas de lares de idosos, revelou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social,em comunicado hoje divulgado.

“Neste primeiro ano de funcionamento, esta linha, criada para esclarecer dúvidas, prestar informação e sinalizar situações de risco, atendeu mais de 2.920 chamadas de lares de idosos”, pode ler-se na nota à Imprensa.

- PUB -

A maioria das chamadas recebidas teve como objectivo o esclarecimento de dúvidas relacionadas com a pandemia de covid-19, como normas ou procedimentos, ou a solicitação de orientação devido à existência de colaboradores ou utentes com sintomas compatíveis com a doença ou ainda que tivessem estado contacto com alguém infectado.

Na sua maioria, as chamadas foram efectuadas desde os distritos de Lisboa (16%), Porto (9,3%), Setúbal (5,9%) e Braga (5,8%).

O ministério indica ainda que desde Julho, a Linha Covid Lares passou também a acompanhar a implementação da Plataforma SupERa, que permite que os lares possam fazer uma monitorização activa de sintomas associados à covid-19 e também a identificação precoce de outras doenças respiratórias. De acordo com a mesma nota, inscreveram-se na plataforma “mais de 645 lares, com quase 3 mil utentes a serem monitorizados”.

- PUB -

Ao abrigo da Plataforma SupERa, foram já distribuídos 1.672 oxímetros a um total de 1.567 instituições, avança o ministério.

A plataforma orienta os profissionais dos lares na tomada de decisão perante o quadro clínico do utente, que pode ser considerado normal, a necessitar de vigilância ou a necessitar de outros níveis de actuação, nomeadamente contacto com a linha SNS 24.

A Linha Covid Lares resulta de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o ABC – Algarve Biomedical Center, inserindo-se no programa integrado do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de apoio aos lares, lembra a tutela.

A Linha Covid Lares está disponível 24 horas por dia através do número 707207070. Lusa

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

João Martins: “Deixo uma casa com bom nome e reconhecida”

Criou, desenvolveu e consolidou a Escola Profissional do Montijo (EPM). Ao fim de 29 anos e uns pozinhos, o professor decidiu passar o testemunho
- PUB -