18 Outubro 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Setúbal André Martins: “Estamos abertos a entendimentos, mas não com forças políticas que...

André Martins: “Estamos abertos a entendimentos, mas não com forças políticas que não se revejam no projecto”

Como prioridades, novo presidente eleito pela CDU destaca “o problema da gestão da água” e área da habitação

 

- PUB -

A Coligação Democrática Unitária (CDU) apostou num militante do Partido Ecologista “Os Verdes” para continuar à frente dos destinos sadinos para um quarto mandato consecutivo e triunfou, com André Martins a ser eleito no passado domingo presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

No entanto, e porque a “difícil” vitória foi conquistada com maioria relativa, o eleito da CDU diz estarem “abertos a encontrar entendimentos com as forças políticas que estiverem disponíveis”.

“Isso é importante para continuar a desenvolver Setúbal, mas não pode ser com forças políticas que não se revejam no essencial do nosso projecto, que foi aprovado pela maioria dos setubalenses e dos azeitonenses”, explicou a O SETUBALENSE.

- PUB -

André Martins venceu a presidência da autarquia com 15 316 votos, o que representa 34,40% da votação, percentagem que se traduz na eleição de cinco vereadores, menos dois do que em 2017.

Entre os elementos que se vão manter no executivo camarário pela CDU, encontram-se Carlos Rabaçal, Carla Guerreiro e Pedro Pina, sendo que a grande novidade passa pela integração de Rita Carvalho, arquitecta de 44 anos.

Já o Partido Socialista (PS) conseguiu reforçar o número de eleitos para quatro, ao obter 12 316 votos (27,67%), mais 2 539 do que nas eleições de 2017. Também o Partido Social Democrata (PSD) viu duplicado o número de assentos na vereação de um para dois, ao passar de 4 910 votos, alcançados há quatro anos, para 7 377 votos (16,57%).

- PUB -

Sobre os restantes resultados alcançados na madrugada do passado domingo, que ditaram que a coligação composta pelo Partido Comunista Português (PCP) e pelo PEV reconquistou todos os órgãos autárquicos do concelho, André Martins disse serem “bons” e que representam a crença que “os setubalenses e azeitonenses têm no compromisso [da CDU] de continuar Setúbal”.

“É isso que nós iremos fazer, que é assumir esse compromisso que estabelecemos, de continuar este projecto, com uma visão global e integrada do desenvolvimento de Setúbal”, reforçou. No que diz respeito ao desafio que é ocupar o lugar que foi de Maria das Dores Meira nos últimos 15 anos, confessou sentir-se “bem, à vontade, disponível e entusiasmado”.

“O trabalho foi feito em equipa, que em boa parte se mantém agora e, portanto, é gente que conhece, que sabe e que tem trabalhado. Acredito neste projecto da CDU, que tem vindo a desenvolver-se e que tem sido reconhecido pelas populações”, assegurou.

A Assembleia Municipal de Setúbal, por sua vez, passará a ser presidida por Manuel Pisco, que até domingo desempenhava a função de vice-presidente da edilidade.

No que diz respeito às juntas, uma das principais alterações passa pela União das Freguesias de Azeitão, liderada durante o último mandato por Celestina Neves, do movimento independente de cidadãos “Azeitão no Coração”. Agora, o cargo será ocupado por Sónia Paulo.

Enquanto isso, na União das Freguesias de Setúbal e na Junta de Freguesia de São Sebastião, esta última na qual a CDU perdeu a maioria absoluta, mantêm-se na presidência Rui Canas e Nuno Costa, respectivamente, enquanto que na Junta de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, Luís Custódio vai assumir o ‘papel’ de José Belchior.

Manuel Véstias deixa agora o seu lugar na Junta do Sado, que passa para as ‘mãos’ de Marlene Caetano.

O SETUBALENSE tentou chegar à fala com Fernando Negrão, mas apesar dos contactos feitos com elementos da estrutura social-democrata, não foi possível obter até ao fecho desta edição a reacção do eleito.

Prioridades passam pela transição da gestão da água

Como questão prioritária a resolver com brevidade, o agora presidente do município elencou “o problema da gestão da água”, assim como “as áreas da habitação, da saúde e da mobilidade”.

“Temos várias frentes a resolver, mas uma das mais urgentes é a questão da água. Nós assumimos o compromisso de fazer o processo de transição da empresa privada para a gestão do município e isso é uma coisa que no próximo ano vai ficar resolvido”, garantiu.

Também a habitação foi classificada como “uma prioridade em Setúbal, que tem necessidade de grandes investimentos, quer seja na requalificação do património habitacional que existe, quer seja na construção de novas habitações”, salientou.

Ao nível da saúde, considera que o concelho “tem sido penalizado fortemente por falta de investimento”, mas garante que “a Câmara Municipal tem vindo a dialogar e está num caminho de acordos estabelecidos com a Administração Central”.

“É nessa base que está já a decorrer a obra do Centro de Saúde de Azeitão e que estamos a trabalhar na elaboração dos projectos para os centros de saúde do Bairro do Liceu e da Bela Vista”, recordou o eleito.

Sobre a mobilidade, que representa “uma questão central para Setúbal”, por estar relacionada “com o bem-estar da população”, disse ser necessário intervir para que o concelho “continue a ser atractivo, tanto para as pessoas como para os investidores”. “É relevante também porque está ligada à componente ambiental”, reforçou, a concluir.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Geringonça dá Assembleia Municipal do Montijo ao PSD

Apesar de vencer nas autárquicas, PS vai perder presidência no órgão. CDU tem compromisso com os social-democratas. Se não houver recuo, Ana Dias Neves...

Construção de duas novas fábricas da Repsol é maior investimento dos últimos dez anos no país

Empresa quer tornar Complexo de Sines num dos mais avançados e competitivos da Europa

Fernando Negrão acusa administração do Centro Hospitalar de “incompetência” e defende demissão

Vereador social-democrata afirma que membros do órgão de gestão “estão cegos” e pede a sua substituição “por gente competente”   Fernando Negrão, vereador da Câmara Municipal...
- PUB -