26 Outubro 2021, Terça-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Novo Interface de Transportes na Praça do Brasil entra em funcionamento a...

Novo Interface de Transportes na Praça do Brasil entra em funcionamento a 16 de Setembro

Inauguração representa “o ponto alto das comemorações da Semana Europeia da Mobilidade”, que arranca no mesmo dia

 

- PUB -

O novo Interface de Transportes de Setúbal, situado na Praça do Brasil, vai ser inaugurado na próxima quinta-feira, dia 16, representando “o ponto alto das comemorações da Semana Europeia da Mobilidade”.

O aguardado momento, agendado para as 10 horas, simboliza um importante passo para a mobilidade setubalense, ao permitir o transbordo fácil e rápido de passageiros entre o transporte ferroviário – da CP e Fertagus -, e o rodoviário (futuramente da NEX), assim como “para a qualidade ambiental do concelho”.

Com uma área de quase 3 500 metros quadrados, o Terminal Interface conta com uma “capacidade para vinte autocarros” e um parque de estacionamento subterrâneo, com lotação para 122 veículos ligeiros, referiu a autarquia em comunicado.

- PUB -

Num total de quase 4,5 milhões de euros, a construção foi comparticipada por fundos europeus de 50% sobre o valor elegível de 2 milhões e 250 mil euros, resultado de uma candidatura ao Portugal 2020, no âmbito dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano.

O projecto, designado de PAMUS 01 – Interface de Setúbal, enquadra-se na estratégia de mobilidade para a cidade, consubstanciada no Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes de Setúbal.

A edificação da estação intermodal arrancou em Abril de 2019, no momento em que a autarquia sadina aprovou em reunião de câmara a abertura de um novo concurso público para a sua execução.

- PUB -

As obras, consignadas à empresa Alexandre Barbosa Bocage, arrancaram no final desse mesmo ano, com a execução de trabalhos preparatórios, como a instalação do estaleiro, colocação de vedações, demolição de muros e transplantação de árvores para outros locais da cidade.

De forma temporária, no período de execução da intervenção, os passageiros tiveram de desembarcar no terminal edificado na zona da Várzea. Isto, porque o Grupo Arriva tomou a decisão de encerrar, em Fevereiro do presente ano, a antiga estação de ‘camionagem’ na Avenida 5 de Outubro, por considerar que as suas condições já não permitiam à empresa desenvolver a sua actividade em pleno.

No entanto, o equipamento instalado na zona do Bairro do Liceu continuará em funcionamento, com o objectivo de complementar o serviço prestado no Interface, de forma a não sobrecarregar a estação intermodal de transporte ferroviário e rodoviário.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Leonor Amado foi encontrada viva hoje de manhã caída num penhasco em Palmela

A idossa foi socorrida pelos Bombeiros de Palmela, tendo sido levada para os Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, de onde teve alta ainda hoje cerca das 20h00

Última Hora: Vitória aprova venda de 89% da SAD a investidor

Última Hora: Vitória aprova venda de 89% da SAD a investidor

Superpolícias da esquadra do Montijo sagram-se campeões europeus de jiu-jitsu

Ouro de José Peres e João Pavia soma a méritos profissionais: um já salvou uma vida humana; o outro efectou detenções fora de serviço
- PUB -