16 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaVindimas 2021 já supera todas as expectativas

Vindimas 2021 já supera todas as expectativas

O responsável pela associação das festas de Palmela faz balanço bastante positivo aos primeiros dias do certame. E realça retoma do Mercado dos Vinhos

 

- PUB -

O projecto Vindimas 2021, que visa evocar as mais expressivas festividades tradicionais de Palmela, ainda vai a meio mas o balanço é bastante positivo. Os primeiros dias do evento, que arrancou na quinta-feira passada com a eleição da Rainha das Vindimas (ver fotolegenda abaixo) e que termina no próximo fim-de-semana, ultrapassaram em muito os resultados esperados pela organização.

“Superou todas as nossas expectativas. A adesão foi fantástica. Tivemos muita gente, mas cumprindo todas as regras de segurança”, disse André Cabica, presidente da direcção da Associação das Festas de Palmela – Festa das Vindimas. Tudo tem corrido pelo melhor, embora inicialmente a associação sentisse alguma preocupação. “Havia algum receio para se perceber de que forma as pessoas iriam aderir e como iriam reagir às restrições determinadas pelas autoridades de saúde, pois poderia existir alguma contestação”, confessa.

Mercado dos Vinhos

Entre as várias actividades já desenvolvidas ou ainda a decorrer, o responsável destaca o Mercado dos Vinhos. “É a nossa grande aposta [para este ano]. No ano passado não conseguimos ter os produtores no Largo de São João. Desta vez o mercado foi retomado. Acabámos por ter os produtores connosco e por construirmos um ambiente muito agradável, onde as pessoas têm podido socializar com toda a segurança”, sublinha.

- PUB -

De resto, a afluência registada ao mercado fala por si. “Não é de acesso livre, o recinto é vedado e limitado à presença de 280 pessoas. Em qualquer um dos dias conseguimos atingir esse número de forma constante, entre as 21 e as 23 horas”, faz notar André Cabica, que reforça de seguida: “Além disso, tivemos sempre muitas pessoas a aguardar fora do recinto para poderem entrar.”

Igualmente retomada, após o interregno na edição de 2020, foi ainda a eleição da Rainha das Vindimas. “Outro momento de forte tradição”, aponta, sem esquecer a pisa da uva e a bênção do 1.o Mosto, entre as actividades que constituem o ADN das celebrações locais.

Grau do 1.º Mosto é 13,25

- PUB -

A célebre pisa da uva com o propósito e o simbolismo de averiguar qual o grau do 1.o Mosto deste ano – um dos momentos altos das festividades – teve lugar no último domingo, junto à Igreja Matriz de São Pedro. A bênção do vinho e da vindima foi feita por Filipe Cardoso, Grão-Mestre da Confraria do Moscatel de Setúbal.

A cerimónia começou com uma exibição das marchas das vindimas, que levaram as uvas para o lagar, onde foram pisadas pelo grupo de aguilheiros os “Bêbados” (como se auto-intitulam). No decorrer da pisa da uva, foi cantado o hino das Vindimas 2021. A população assistiu ao evento a alguma distância, pelo facto de a área estar interdita a carros e a cidadãos, para evitar aglomerados. A celebração terminou com uma missa dedicada à vindima, dada pelo Grão-Mestre da Confraria do Moscatel de Setúbal.

As uvas pisadas no evento foram doadas por vinicultores, que viram o 1º Mosto atingir os 13.25 graus, algo que aos olhos do aguilheiro Carlos Pacheco é “um valor elevado”.

Este evento é a “coisa mais jeitosa que apareceu na vila” e é uma das “festas preferidas dos palmelenses”, considerou Carlos Pacheco, que manifestou a intenção de, no próximo ano, “voltar a participar no cortejo” e que “a festa volte a ser o que era”.

A partir desta quinta-feira e até ao próximo domingo, o “Vindimas 2021” vai ainda contar com iniciativas como curso de vinhos, jantar vínico, mini torneio de futebol, rally paper e espectáculos musicais, dos quais se destaca a actuação dos “Vento do Norte”, Sociedade Filarmónica Palmelense Loureiros (com convidados – “The Peakles”) e os “Monda”, a encerrar o certame.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -