24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAntónio Costa quer Setúbal como “um dos grandes motores de desenvolvimento do...

António Costa quer Setúbal como “um dos grandes motores de desenvolvimento do País”

Líder socialista destaca que a ‘bazuca’ não discrimina a região, mas não refere criação de NUT

 

- PUB -

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa, afirmou esta terça-feira em Setúbal, a partir da Avenida Luísa Todi, que “a região tem de ser um dos grandes motores de desenvolvimento do País”, pelo que é necessário “olhar para estes territórios e para os autarcas” a eleger nas eleições de 26 de Setembro.

Convicto de que o PS vai conquistar a Câmara Municipal sadina à CDU, assim como vai novamente ganhar as autarquias de Alcochete, Almada e Barreiro, o também primeiro-ministro defendeu igualmente que a cidade sadina “tem de voltar a ser uma região fortemente industrializada, com as indústrias do futuro”.

- PUB -

“Tem de ser uma região que cada vez tem mais serviços de mais e melhor qualidade na área da logística”, afirmou em seguida, durante a apresentação da Comissão de Honra da candidatura do PS à Câmara de Setúbal, encabeçada por Fernando José, candidato à presidência do município, e Ana Catarina Mendes, à Assembleia Municipal.

Para o líder socialista, é importante “aproveitar todo o potencial turístico que este extraordinário Estuário do Sado oferece, as maravilhosas praias que o permitem, e esta linda Serra da Arrábida”.

“É na combinação e valorização de todos estes recursos que Setúbal pode efectivamente ter os olhos postos no futuro”, salientou, perante a presença de centenas de socialistas. Isto, depois de referir que é necessário “prosseguir, ao longo dos próximos dias e das próximas semanas, num grande esforço de mobilização”.

- PUB -

“Mobilização daqueles que muitas vezes acham que as eleições autárquicas estão sempre à partida decididas. Não é verdade. Ainda há quatro anos poucos acreditavam que o PS ganhava no Barreiro e o PS ganhou no Barreiro. Poucos acreditavam que o PS ganhava em Almada e o PS ganhou em Almada. Este ano vamos voltar a ganhar no Montijo, vamos voltar a ganhar em Alcochete, vamos voltar a ganhar no Barreiro e vamos voltar a ganhar em Almada”, expressou.

Costa diz que próximo mandato autárquico “vai ser muito especial”

Para António Costa, o próximo mandato autárquico “vai ser muito especial”, com a entrada em vigor, “em Abril do próximo ano, do maior pacote de descentralização de competências da administração central para os municípios, na área da educação, saúde e acção social”.

“Com esta transferência de competências, os municípios vão passar a receber mais mil milhões de euros por ano, transferidos do Orçamento do Estado para Orçamento dos municípios, para poderem prestar melhores serviços de educação, melhor serviço de saúde e melhor acção social aos seus habitantes”, salientou.

No entanto, “para assumir estas novas responsabilidades”, António Costa disse ser importante haver “autarcas que acreditem mesmo na descentralização, que se tenham batido pela descentralização, que não tenham medo de assumir novas responsabilidades”.

Depois de considerar que “os autarcas vão ser parceiros absolutamente essenciais para a execução do Plano de Recuperação e Resiliência [PRR]”, o líder socialista destacou que será algo “particularmente importante na região de Lisboa e Vale do Tejo e na Península de Setúbal”.

“Como todos nós sabemos, fruto das regras comunitárias, a região de Lisboa e Vale do Tejo não é considerada uma região de convergência porque o seu desenvolvimento se encontra acima da média da União Europeia. Contudo, o PRR não obedece a estas regras e trata todos os municípios por igual”, esclareceu.

Também “o grande investimento que foi feito” na implementação do passe único em toda a Área Metropolitana de Lisboa, foi abordado por António Costa, ao afirmar que o PRR prevê o alargamento “da rede de transporte público e da oferta, para que cada vez mais pessoas possam ter direito a utilizar transportes públicos de qualidade”.

Lembrou igualmente que “o PRR tem um total de 2 750 milhões de euros para habitação, uma parte para habitação acessível e outra parte para habitação social e para a reabilitação de edifícios e dos bairros degradados”.

Por último, assegurou ser “fundamental” existirem autarcas “que saibam trabalhar conscientes de produção de conhecimento”.

“Setúbal tem a felicidade de ter um extraordinário Instituto Politécnico, que tem de saber valorizar, não só a formação dos jovens, mas também o conhecimento que é produzido. Essa aliança tem de ser estabelecida também com as empresas, capaz de combinar o conhecimento produzido no Politécnico com aquilo que é a capacidade de iniciativa, do empreender das empresas desta região”, revelou, a concluir.

Praia de Albarquel Dores Meira acusa Governo de cancelar evento por visita de António Costa

No mesmo dia em que António Costa esteve na cidade de Setúbal, “o Governo decidiu cancelar um evento de valorização da Praia de Albarquel e do bom trabalho municipal [CDU] naquela praia”.

Quem o afirma é Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, através da sua página de Facebook. Nesta publicação, a edil comunista explica que estava prevista a “participação de três secretárias de Estado” na iniciativa, e que “o cancelamento foi comunicado meia dúzia de horas antes de António Costa” marcar presença na cidade.

Entretanto, a autarquia sadina, em comunicado, disse que o evento, inicialmente agendado para as 10h30 de terça-feira, terá sido cancelado “por alegados imponderáveis de força maior”.

No local, estava confirmada a presença “da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e da secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa”.

“A Câmara Municipal de Setúbal regista esta infeliz e estranha coincidência, interrogando-se sobre se o cancelamento da iniciativa pode estar relacionado com o facto de, com a presença de três membros do Governo, se reconhecer o bom trabalho realizado por esta autarquia também nesta área, que tantos se esforçam por denegrir”, lê-se na mesma nota de Imprensa.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -