29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPalmela volta a celebrar o vinho da região com nova edição da...

Palmela volta a celebrar o vinho da região com nova edição da emblemática Festa das Vindimas

Festividade arranca hoje, adaptada à actual conjuntura pandémica, com a Eleição da Rainha no Cineteatro São João

 

- PUB -

O mês de Setembro tem especial significado para a vila de Palmela, ao trazer consigo nova edição da Festa das Vindimas. Carregada de tradição, a festividade arranca hoje com um programa novamente adaptado, em conformidade com as regras determinadas pela Direcção-Geral da Saúde, tendo em conta o contexto pandémico que se vive.

Apesar do formato diferente, a direcção da Associação das Festas de Palmela – Festa das Vindimas fez questão de garantir que as emblemáticas actividades se vão realizar, a começar hoje, pelas 21h30, com a Eleição da Rainha das Vindimas 2021 a partir do palco do Cineteatro São João. Com uma lotação máxima para 300 pessoas, o momento será animado por Herman José.

Com o Castelo de Palmela já iluminado de amarelo e roxo, para esta 59.ª edição, a concretizar-se nos dois primeiros fins-de-semana de Setembro, nomeadamente de dia 2 a 5 e de 9 a 12, estão igualmente programados inúmeros espectáculos, como é exemplo o Mercado dos Vinhos “Vindimas 2021”, com provas comentadas, cursos de vinhos, tertúlias, showcookings e harmonizações.

- PUB -

Organizada no Largo de São João, a iniciativa acontecerá entre as 17 horas e a meia-noite dos dias 3 a 5 e 10 a 12 de Setembro, estando estabelecido um limite de 240 participantes.

Para amanhã está ainda programada a entrega do Troféu de Kart “Vindimas 2021”, no Kartódromo Internacional de Palmela, pelas 18 horas. No sábado, por sua vez, a festa vai prosseguir na Biblioteca Municipal, com a realização de duas formações, às 09 e às 14 horas, de Suporte Básico de Vida, sendo que na última os munícipes vão também aprender sobre Desfibrilação Automática Externa.

Já pelas 16 horas, é tempo de dar início à Rampa da Festa das Vindimas, enquanto que pelas 21h30, depois de uma prova nocturna de orientação, a Sociedade Filarmónica Humanitária convida Rui Drumond a cantar no Largo de São João.

- PUB -

Entre outras actividades, o primeiro fim-de-semana dedicado à Festa das Vindimas termina com a Pisa da Uva e a Bênção do 1.º Mosto no Largo do Município, pelas 11 horas, e com a Missa de Acção de Graças na Igreja Matriz de São Pedro, pelas 12 horas.

A Piscina Municipal de Palmela está reservada no dia 11, pelas 15 horas, para o Festival de Natação “Vindimas 2021”, numa parceria entre a Associação das Festas de Palmela – Festa das Vindimas e a Palmela Desporto. Também neste dia, pelas 21h30, a banda da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” desafia os The Peakles, banda de homenagem aos The Beatles, a actuar no Largo de São João.

O último dia do evento, a 12 de Setembro, vai ser marcado pela realização de um mini torneio de Futebol, no Campo Cornélio Palma, e por um espectáculo dos Monda, pelas 21h30, no Largo de São João.

Festividade condiciona circulação automóvel

No decorrer da Festa das Vindimas, diversos vão ser os condicionamentos sentidos na circulação automóvel, com a interdição do estacionamento em vários locais da vila.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Palmela explica que até dia 14 de Setembro, das 14 às 20 horas, os veículos vão estar impossibilitados de aceder ao Largo de São João, ao Largo da Quinta da Cerca, na Quinta da Cerca, e à Rua Francisco Carvalho da Silva.

Este sábado, os automobilistas não vão estar autorizados a utilizar a Rua dos Aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral, entre as 09 e as 21 horas, e a Rua General Amílcar Mota e a Travessa de Olivença, entre as 20 horas e a meia-noite.

No dia seguinte, vai estar fechado o acesso ao Largo do Município e à Rua Luís de Camões, entre as 07 e as 12 horas. Da parte da tarde, entre as 15 e as 19 horas, também a Avenida da Liberdade e a Praceta da Liberdade vão estar encerradas.

No mesmo horário, mas já no dia 11, vão permanecer inacessíveis aos condutores a Rua Hermenegildo Capelo, Praça Duque de Palmela, Largo do Município, Alameda D. Nuno Álvares Pereira e Avenida dos Cavaleiros de Santiago e Espada. “A infracção estará sujeita a penalização (reboque e coima)”, alerta a autarquia através da mesma nota.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -