19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalFernando Negrão promete assumir presidência da Câmara de Setúbal com ambição

Fernando Negrão promete assumir presidência da Câmara de Setúbal com ambição

Candidato do PSD diz que há falta de ambição e recordou tempos em que cidade ombreava com Coimbra

 

- PUB -

O candidato do PSD à Câmara de Setúbal nestas eleições autárquicas garante que, se vencer, vai devolver a ambição ao concelho.

“Queremos assumir o Governo do concelho mas com ambição”, afirmou Fernando Negrão na apresentação da candidatura, no sábado à tarde, no jardim da beira-mar, perante muitas dezenas de pessoas. O candidato recordou o tempo em que a cidade disputava com Coimbra o estatuto de terceira maior do País e de o exemplo da recente candidatura a Cidade Europeia da Cultura, a que concorreram várias cidades portuguesas, como Leiria e Faro, mas não a capital do Sado. “As cidades que concorreram não tem nada a mais que Setúbal”, disse, concluindo que “falta ambição”.

Em termos de fiscalidade, o cabeça-de-lista do PSD promete devolver 3% do IRS, reduzir a taxa de IMI para 0,4 e criar o IMI Familiar. “Temos de estar atentos também à classe média e às famílias numerosas”, justificou.

- PUB -

No mesmo sentido, defendeu que o município tem que se preparar para dar resposta aos “problemas sociais de enorme gravidade” decorrentes da pandemia. “A Câmara Municipal de Setúbal não se pode alhear desses problemas e tem que se preparar para dar uma resposta a essas pessoas, o Governo não vai chegar a todos”, avisou.

O programa para Setúbal assenta em “cinco prioridades” que Fernando Negrão elencou por esta ordem. As alterações climáticas, que implicam “governar o concelho com consciência de que a década em que vivemos é decisiva para assegurar a sustentabilidade ambiental e socio-económica”. A demografia, área em que “tudo deve ser feito para contrariar a diminuição populacional de que o concelho sofre e o seu envelhecimento”. O PSD responde com aposta na atracção de investimento com base em incentivos e na inovação tecnológica. Para isso propõe a criação de uma incubadora de StarUps.

A mobilidade, com incremento de condições para a circulação a pé e de bicicleta, e a habitação, de que o concelho apresenta “graves carências”, são outras prioridades. O candidato tem a “noção realista de que só com maior apoio público” será possível garantir que todos têm acesso a habitação digna.

- PUB -

A quinta prioridade é a aposta na cultura, com o PSD a prometer “promover, aumentar e diversificar os recursos disponíveis para a actividade cultural” e envolver os bairros e as associações de moradores para uma “cidadania cultural”.

Nuno Carvalho, deputado e candidato à Assembleia Municipal defendeu que Fernando Negrão, é o presidente de que Setúbal precisa para ultrapassar a “ausência de liderança” que diz existir, e afirmou que “é desta” que Setúbal vai mudar para o PSD e que “a região vai ter uma cidade que a lidere”.

Na apresentação de sábado falaram também os candidatos às cinco freguesias.

Luís Vinagre, candidato à Freguesia de S. Sebastião

Luís Vinagre, bancário, de 51 anos, cabeça-de-lista à Freguesia de S. Sebastião, prometeu “maior ligação” ao movimento associativo, ciclovias a ligar os principais pontos da freguesia e a requalificação da zona ribeirinha, de Vila Maria.

Paulo Pisco, candidato à União de Freguesias de Setúbal

Paulo Pisco, arquitecto, 50 anos, candidato à União de Freguesias de Setúbal referiu que a fusão destas três freguesias, uma reforma do PSD, foi positiva e criticou o actual presidente, da CDU, de ter tido uma posição subserviente na questão do estacionamento pago por ter “servido de porta-voz da presidente da Câmara em vez de dar corpo às aspirações dos fregueses”.

Céu Parreira, candidata à União de Freguesias de Azeitão

Céu Parreira, enfermeira, de 50 anos, candidata à União de Freguesias de Azeitão disse estar em “missão de ajudar os outros” e que lidera uma lista com “muitos profissionais de saúde, independentes, e que juntos estão a contruir um “projecto de futuro e viável para Azeitão”.

Alexandre Teles, candidato à Freguesia do Sado

O cabeça-de-lista à Freguesia do Sado, Alexandre Teles, 40 anos, engenheiro electrotécnico, disse que a freguesia tem sido esquecida pela maioria CDU.

Pedro Vieitas Antunes, candidato à Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra

Pedro Vietas Antunes, jurista de 43 anos, candidato à Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, prometeu reforçar a limpeza, completar as redes de águas e saneamento, criar um posto dos CTT na sede da Junta, promover a construção de uma nova escola básica e reivindicar um centro de saúde.

A lista à Câmara Municipal tem como candidatos, a seguir a Fernando Negrão, Sónia Martins, Paulo Calado, Rute Perdigão, Paulo Valdez, José Pereira, Andreia Graça, Pedro Gaiveo-Lúzio, Margarida Fernandes, João Pereira e Filipe Figueira.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -