22 Outubro 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Local Alcochete Samouco arranca hoje com três dias de festa em Honra de Nossa...

Samouco arranca hoje com três dias de festa em Honra de Nossa Senhora do Carmo

Iniciativas limitadas derivado da pandemia. Programa prevê inauguração de “exposição dos pequenos grandes artistas” da vila e missa solene presidida por Bispo de Setúbal

 

- PUB -

A vila do Samouco dá hoje início a três dias de festa em Honra de Nossa Senhora do Carmo, com um programa novamente mais curto, sem a habitual procissão ou as emblemáticas largadas de touros, derivado da pandemia.

No entanto, e por considerar que, apesar de se viverem “momentos muito conturbados”, não se poderia deixar “passar em claro” a celebração, “de um significado ímpar para a população”, a Junta de Freguesia do Samouco promete um programa que “conjuga a cultura, a alegria e a diversão com as tradições e os momentos religiosos”.

Para o primeiro dia de festejo, depois de iluminada a Igreja de São Brás, está prevista para o mesmo edifício a realização de uma “homenagem, pelas 21h30, a Nossa Senhora do Carmo pela Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense”.

- PUB -

Amanhã, o dia é dedicado à cultura, com a inauguração de uma exposição no salão nobre da autarquia, pelas 18h30, “que reúne os desenhos dos pequenos grandes artistas da vila”, explicou a Junta de Freguesia em comunicado.

A mostra, intitulada “Samouco nas Mãos de uma Criança / Samouco em Tempos de Festa”, conta com trabalhos de crianças “que demonstram, através da sua visão e dando asas à sua imaginação, como vêm o Samouco, e em particular as suas festividades”.

Promovida anualmente, a iniciativa, aberta ao público até dia 23, “tem como objectivo fomentar o gosto das crianças pelas artes, neste caso pela pintura, incentivando-as a criar, conforme a sua visão do mundo”.

- PUB -

A realização da habitual “missa solene em louvor de Nossa Senhora do Carmo” no domingo marca o encerramento da edição deste ano da festividade. Presidida por D. José Ornelas, Bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, a missa decorrerá na Praça da República.

Previsto no programa esteve ainda a realização de um momento musical amanhã, pelas 20h30, a percorrer a freguesia ao som de “cantigas da rua”, como no domingo, pelas 18h30, garantido por “Bibe”. Contudo, a autarquia tomou ontem a decisão de cancelar as duas sessões devido ao actual contexto pandémico.

A limitada festa em Honra de Nossa Senhora do Carmo que este ano se realiza pretende, assim, “marcar aqueles que seriam os cinco maiores dias da vila”, com o apoio da Igreja Paroquial de São Brás e da Associação de Festas Populares do Samouco.

A autarquia deixa, ainda, um apelo à população para que participe, “e que a mesma seja efectuada de acordo com as recomendações da Direcção-Geral da Saúde, para que se “evitem os ajuntamentos e se celebre com precaução”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Embarcação de pesca de Setúbal sofre danos em encontro com orcas

Mestre diz que ataque, de grupo de quatro animais, durou 20 minutos e partiu leme do barco

António Pereira: “Continuo a ver coisas no Vitória que não tenho visto nem na I Liga”

Eliminação da Taça de Portugal com o Vizela não esmoreceu aplausos aos atletas

CDU rompe acordo com PSD e ‘salva’ PS na Assembleia Municipal

Geringonça desfeita. CDU queria sigilo sobre o compromisso até à tomada de posse. João Afonso (PSD) acusa comunistas de faltarem à palavra
- PUB -