25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteQuebrada Norte renasce como “coração verde” da freguesia alcochetana

Quebrada Norte renasce como “coração verde” da freguesia alcochetana

Empreitada prevê criação de caminhos pedonais, de parque infantil e de espaços verdes e recuperação da linha de água

 

- PUB -

A zona da Quebrada Norte prepara-se para ‘renascer’ como um dos “corações verdes” da freguesia de Alcochete, numa obra orçada em 279 mil e 645 euros.

O projecto, assim como o lançamento do concurso público, foi aprovado em reunião de câmara por unanimidade, a partir da qual Fernando Pinto, presidente da edilidade, explicou que no “espaço emblemático, que tem sofrido muito ao longo dos anos, vai nascer uma nova centralidade e um novo foco de atenção”.

A empreitada, com um prazo de execução de 180 dias, prevê a criação de um novo espaço verde e de lazer, “recuperando o existente, que se encontra bastante degradado”, acrescentou.

- PUB -

O projecto “define-se essencialmente em quatro eixos principais: uma zona de caminhos pedonais, uma de parque infantil, zonas de espaços verdes e limpeza e recuperação da linha de água, com substituição das pontes existentes, por meios manuais”.

A intervenção engloba igualmente a “plantação de árvores e uma sementeira de tipo prado”, assim como “a colocação de novo mobiliário urbano, com mesas, bancos, papeleiras e bebedouros, e uma zona de pic-nic”.

Ao nível do parque infantil, vão ser instalados “novos equipamentos e piso sintético”, tal como vão ser disponibilizados “novos equipamentos de resíduos sólidos urbanos e ecopontos”.

- PUB -

Também passará a existir na zona da Quebrada Norte um espaço para parqueamento de bicicletas, a par dos já executados “em todo o parque escolar e em todos os edifícios públicos”. “Isto cada vez mais assume relevante importância no concelho”, referiu Fernando Pinto.

No que diz respeito à iluminação, “foi proposto a substituição da rede existente, que será composta pelas alimentações às colunas de iluminação pública propostas e à interligação com as redes adjacentes à área de intervenção, através das colunas existentes a manter”.

Em termos de drenagem, “prevê-se uma inclinação nos caminhos pedonais, de forma meramente suave, permitindo o escoamento das águas pluviais para as zonas premiáveis”.

“É com muito agrado que chego a esta fase. Este é certamente um passo mais importante naquela área, zona muito interessante do ponto de vista urbanístico, que o executivo vai dar. Esteve estagnada no tempo, muito por força das circunstâncias do abrandamento que se sentiu durante vários anos na área da construção”, salientou o autarca.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -