15 Maio 2024, Quarta-feira

CDU recupera maioria absoluta, PS em risco de perder um vereador e MIM/CDS cai com estrondo

CDU recupera maioria absoluta, PS em risco de perder um vereador e MIM/CDS cai com estrondo

CDU recupera maioria absoluta, PS em risco de perder um vereador e MIM/CDS cai com estrondo

Estudo da Eurosondagem aponta para regresso de executivo tricolor. CDU pode chegar aos seis mandatos

 

Se as autárquicas se realizassem hoje, Álvaro Amaro seria reeleito presidente da Câmara de Palmela e recuperaria para a CDU a maioria absoluta – perdida pela primeira vez em 2017 –, revela um estudo de opinião feito pela Eurosondagem para O SETUBALENSE.

A sondagem atribui 45,9% das intenções de voto e a conquista de cinco a seis mandatos à candidatura encabeçada pelo autarca comunista – a confirmar-se a melhor das projecções (seis eleitos), será um resultado inédito para a coligação, que actualmente conta com quatro dos nove membros que compõem o executivo. Nas últimas autárquicas, a CDU obteve 40,67% dos votos.

Já Raul Cristóvão, cabeça-de-lista pelo PS, não vai além dos 22,5% – estimativa que fica aquém dos 28,31% alcançados em 2017 –, o que, de acordo com os dados da Eurosondagem, pode custar um vereador aos socialistas. O melhor que a candidatura do PS pode esperar é manter três vereadores.

O estudo dá como certa a reeleição do vereador Paulo Ribeiro pelo PSD, com 9,6% das intenções de voto – abaixo de 11,69% da votação obtida, em coligação com o CDS-PP, há quatro anos.

Carlos de Sousa “canibaliza” eleitorado a José Calado

A principal alteração prende-se com a queda da vereação de José Calado – que se recandidata pelo Movimento Independente pela Mudança (MIM), mas desta vez com o apoio do CDS-PP. O independente eleito em 2017 com 8,21% da votação regista apenas 1,1% das intenções de voto na sondagem, realizada entre 16 e 18 de Junho.

A entrada em jogo de Carlos de Sousa, antigo presidente das câmaras de Palmela e Setúbal pela CDU, que decidiu avançar também como independente, pelo Movimento Cidadãos pelo Concelho de Palmela, veio baralhar as contas.

Carlos de Sousa surge no 4.° lugar, fora dos eleitos, com 7,3% das intenções de voto, e os dados do estudo indiciam que, ao invés de fazer mossa na CDU, “canibaliza”, desde logo, eleitorado ao MIM e ao PS, com uma “dentadinha” ao próprio Bloco de Esquerda – o candidato bloquista Carlos Oliveira reúne apenas 4,2% das preferências, cerca de dois pontos percentuais abaixo do que o partido conseguiu nas eleições de 2017.

Os estreantes Chega, com Afonso Brandão, e PAN, ainda com candidato por designar, recolhem 2,5% e 2,1% das intenções de voto, respectivamente.

Nota ainda para a resposta de 4,8% dos inquiridos em votar noutro candidato, em branco ou de forma nula. E 13,3% ainda têm dúvidas, não sabem ou não quiseram responder. Estas projecções presumem que os inquiridos que não sabem ou não responderam se abstêm.

Quanto à convicção sobre quem irá ganhar as eleições em Palmela, 55,4% respondeu Álvaro Amaro e 16,9% Raul Cristóvão – 4,8% acreditam numa vitória de Paulo Ribeiro, 4,5% em Carlos de Sousa e 4,4% em José Calado.

À data da realização do estudo era desconhecida a candidatura do RIR, encabeçada por Mário Rui Baltazar. A sondagem da Eurosondagem assentou na realização de 1 008 entrevistas por telefone (fixo e móvel). O erro máximo da amostra é de 3,06%, para um grau de probabilidade de 95,0%.

Requalificação da rede viária no topo das prioridades

Requalificação da rede viária (com 38,1% das preferências), construção de equipamentos desportivos e culturais (24,8%) e reabilitação do espaço urbano/ centro histórico (21,0%) são as obras que os inquiridos consideram mais prioritárias para o concelho.

Já no que toca ao que mais valorizam, 22,5% dos entrevistados responderam “equipamentos de saúde”, 21,1% apontaram as “oportunidades de emprego” e 20,3% escolheram o “espaço urbano cuidado”.

Foram inquiridos 521 mulheres e 487 homens, nas seguintes faixas etárias: dos 31 aos 59 anos (50,3%); mais de 60 anos (31,8%); e dos 18 aos 30 anos (17,9%).

Ficha Técnica

Estudo de Opinião, com direcção técnica de Rui Oliveira e Costa, efectuado pela Eurosondagem de 16 a 18 de Junho de 2021 para O SETUBALENSE. Entrevistas telefónicas, realizadas por entrevistadores seleccionados e supervisionados para telemóveis e telefones da rede fixa. O universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Palmela.

Foram efectuadas 1 173 tentativas de entrevistas e, destas, 165 (14,1%) não aceitaram colaborar no estudo de opinião. Foram validadas 1 008 entrevistas. O erro máximo da amostra é de 3,06%, para um grau de probabilidade de 95,0%. Um exemplar deste estudo de opinião está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -