24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMercado do Rio Azul com sete bancas em hasta pública na próxima...

Mercado do Rio Azul com sete bancas em hasta pública na próxima segunda-feira

Disponíveis espaços de venda de peixe e marisco e de hortícolas. Procedimento marcado para as 10 horas no Auditório do NNIES

 

- PUB -

São sete as bancas do Mercado do Rio Azul, situado na frente ribeirinha da cidade sadina, que vão estar na próxima segunda-feira, 28, em hasta pública para atribuição do direito de exploração.

O procedimento terá lugar no “Auditório do NNIES – Ninho de Novas Iniciativas Empresarias de Setúbal, sito no 1.º piso do Mercado do Livramento”, com início marcado para as 10 horas, esclareceu a União das Freguesias de Setúbal.

Dos espaços disponíveis, os números 13, 16, 25, 26 e 37 prevêem a venda de peixe e marisco, enquanto a banca 47, que se destina ao “sector horto”, poderá acolher “qualquer actividade comercial compatível com a infra-estrutura e condições existentes”.

- PUB -

“O início da praça decorrerá com a licitação verbal entre os interessados presentes, considerando-se finda quando não tenha sido coberto o lanço mais elevado depois de anunciado por três vezes”.

Com uma base comum de licitação de mil e 500 euros, “o valor dos lanços é de 50 euros”, pelo que “a adjudicação recairá sobre quem oferecer o lanço mais elevado sobre o valor de arrematação”.

As bancas deste equipamento contam com uma área de 1,53 metros lineares.

- PUB -

Posteriormente, deverá ser pago à autarquia um valor mensal de 50,50 euros, de acordo com a tabela de taxas em vigor.

Os interessados “na ocupação dos lugares devem reunir as condições exigíveis para o exercício da actividade de comerciante”. Contudo, “a admissão à hasta pública está sujeita a inscrição prévia, que deve ser requerida pelo menos 48 horas antes da hora de início” do acto.

Pesca Profissionais podem capturar mais sardinha

Os pescadores estão agora autorizados a apanhar maiores quantidades de sardinha diariamente, com a entrada em vigor de novos limites de captura por embarcação na meia-noite da passada segunda-feira.

Com esta nova medida, “poder-se-á fixar uma quota global para Portugal próxima das 30 mil toneladas, o que permitirá prorrogar a pescaria até Novembro, o que representa um crescimento muito importante (em 2020 foi fixada uma quota total de 12 mil toneladas”, explicou a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos em comunicado.

Desta forma, as “embarcações com comprimento de fora a fora inferior ou igual a nove metros podem apanhar até um máximo de 1 327,5 quilos (59 cabazes)”.

Já os barcos de nove a 16 metros têm a permissão de capturar até 2 655 quilos de sardinha por dia (118 cabazes), enquanto para as embarcações com comprimento superior a 16 metros está estipulado um limite de 3 982,5 quilos (177 cabazes).

“Refira-se que a pesca da sardinha reabriu no dia 17 de Maio, após quase sete meses de interdição, com um limite provisório de dez mil toneladas até final de Julho”.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -