27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioPolíticaEduardo Rodrigues: “O PS vai vencer as eleições autárquicas no Seixal com...

Eduardo Rodrigues: “O PS vai vencer as eleições autárquicas no Seixal com maioria absoluta”

O candidato socialista afirma que é necessário vontade política para fazer mais pelo concelho do Seixal, e o PS tem-na

- PUB -

 

Eduardo Manuel Rodrigues, nasceu em Bragança, tem 57 anos. Casado, pai de dois filhos, é gestor de profissão.

Começou a sua vida laboral em 1989, como técnico superior na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, tendo ocupado depois vários cargos dirigentes. Actualmente é coordenador (subdirector) do Fundo Rainha Dona Leonor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

- PUB -

É vereador sem pelouro pelo Partido Socialista na Camara Municipal do Seixal desde 2011, altura em que assumiu o mandato em substituição, e vereador eleito, no mandato de 2013 a 2017.

É ainda coordenador da secção de Fernão Ferro do Partido Socialista, membro da comissão política concelhia e da comissão política distrital. Foi secretário da Federação de Setúbal e participou em grupos de trabalho do Partido Socialista.

Nas eleições de 2017, concorreu à Câmara do Seixal pelo Parido Socialista, o repete nestas autárquicas. Afirma que no concelho não existe liberdade e que a gestão da CDU não tem interesse na construção do Hospital no Seixal.

- PUB -

O que o motivou a aceitar, pela segunda vez, o desafio de se candidatar à presidência da Câmara do Seixal?

Antes de mais nada, é preciso dizer que os resultados das eleições autárquicas de 2017 foram um presságio para o futuro. Estou certo de que não será o PCP [CDU] a gerir a Câmara do Seixal.

Fui candidato em 2017 e entendo que é necessário mudar de política. Entendo, também, que sou a pessoa mais bem preparada para vencer as próximas eleições e mudar o rumo político do concelho. Há que procurar uma política mais pró-activa, mais participativa, há que aproveitar melhor as condições naturais e alterar a génese urbanística do concelho. Tal é possível com outra força política, como o PS. Hoje em dia, não há uma participação efectiva e real, não é dada a palavra à população, não é como diz a CDU. Pretendo dar voz a todas as pessoas do concelho. Como muitos sabem, sou transmontano, a porta da minha casa está sempre aberta. Comigo, a Câmara Municipal terá sempre as portas abertas, todos serão bem recebidos e participarão na política da autarquia.

Em que pilares assenta a campanha autárquica do Partido Socialista?

Primeiro, na participação activa e real dos cidadãos do concelho do Seixal. Depois, na alteração urbanística, que tem características únicas. Estas devem ser exploradas e colocadas à disposição de todos os residentes. É necessário intervir com rapidez em todos os sectores. Quando se fala da Baía, fala-se só do espelho de água, esquecendo-nos do que é preciso fazer em seu redor: valorizar os espaços envolventes, apostar em outras actividades, outrora tradicionais. Dar atenção à pesca, às zonas balneares, promover o turismo náutico e assim dinamizar a criação de emprego e, por conseguinte, o desenvolvimento e a riqueza. Ou seja, a Baía do rio Judeu, na qual urge intervir e racionalizar, é a base de todo o projecto de desenvolvimento do Seixal, devido às suas potencialidades viradas para o turismo e náutica de recreio.

Outro pilar: reconversão da arquitectura paisagística. As zonas ribeirinhas têm que ser requalificadas. A mobilidade também carece de ser intervencionada e revista. É necessária a construção imediata da alternativa à Estrada Nacional 10, de forma a aliviar a troço Cruz de Pau-Corroios, e, ao mesmo tempo, trabalhar com a Infraestruturas de Portugal para tornar realidade o nó da A2 em Vale de Gatos, com ligação à alternativa da Estrada Nacional 10. É urgente, ainda, alargar a Ponte da Fraternidade, de modo a facilitar o movimento rodoviário, bem como aliviar o tráfego na rotunda do Fogueteiro. Nesse sentido, vamos avançar com algumas propostas estruturantes.

Quando diz que são necessárias alterações urbanísticas o que pretende concretizar para uso mais directo dos munícipes?

O PS aposta na construção de novos parques urbanos: Parque Urbano da Fraternidade, Parque da Juventude e Desportos, em Fernão Ferro, e Parque da Quinta do Rouxinol, oferecendo assim aos munícipes mais e melhores condições ambientais.

É necessário concluir a ciclovia e o passeio ribeirinho em torno da Baía, prolongando-os até ao Moinho de Maré e, daqui, até à Ponta dos Corvos, através de uma ponte palafítica. O circuito será fechado com uma ponte levadiça para ligar a Ponta dos Corvos ao Seixal.

Além destas propostas, o PS tem muitas outras, e ideias inovadoras e tem, acima de tudo, vontade política para as executar.

Que modelo de desenvolvimento para o Seixal defende a candidatura do PS?

No fundo, assenta nas propostas que acabei de enumerar: melhorar a arquitectura paisagística da cidade, tirando partido dos seus recursos naturais, incrementar o turismo e a qualidade de vida da população com a criação de emprego e de riqueza.

Que lhe parece de mais negativo nesta administração da CDU, que se prolonga desde o 25 de Abril?

Ao contrário do que o actual presidente [Joaquim Santos] afirmou numa entrevista a O SETUBALENSE, não há liberdade no nosso concelho. A CDU controla todos os movimentos no âmbito da sua actuação. Entendo que há uma gestão autárquica essencialmente direccionada para a manutenção do poder no concelho do Seixal. A informação transmitida aos munícipes é trabalhada e manipulada, ao invés de ser transparente para que a população saiba verdadeiramente o que se passa. Isto é evidente, se pensarmos que o concelho do Seixal é o único que não permite a transmissão on line das reuniões de Câmara e da Assembleia Municipal. A CDU sabe que, quanto mais informada estiver a população, menor será o seu espaço de manobra. Concluindo: não é permitida à população a participação activa na governança do município.

Encontra causas concretas para a longevidade do poder da CDU neste município, que chegou a ser um dos mais industrializados do País?

Encontro, e são várias. Uma delas é a falta de informação dos munícipes no que se passa na gestão da CDU. A informação é algo que esta força política trata com pinças, escondendo-a dos munícipes, bem como de toda a oposição.

Deste modo, foi-se criando, ao longo dos anos, uma aculturação de que a CDU governa. O que é uma falácia absoluta. A CDU tem evitado o desenvolvimento de que o concelho carece, mantendo a maioria da população no desconhecimento da realidade da gestão autárquica comunista do concelho do Seixal.

Que medidas tomará, a curto prazo, caso seja eleito?

O PS assentará a sua governação em várias medidas, que podem ser consultadas no seu programa autárquico.

Numa primeira fase, analisaremos a realidade em que se encontra o município, para, logo que possível, avançarmos para a concretização das nossas propostas estruturais. Mas algo quero deixar claro: vai passar a haver liberdade de informação. E quero envolver a população na gestão da Câmara, com a implementação, desde logo, do Orçamento Participativo.

Que projecto, mesmo que difícil de concretizar, gostaria de tornar realidade, sabendo que seria um sonho muito seu?

O meu projecto para o concelho é ver, nos próximos dois mandatos, o Seixal transformado: higiene absoluta, ruas arborizadas, espaços públicos de lazer, parques, incluindo temáticos, piscinas ao ar livre, estradas com trânsito a circular com normalidade, veleiros a vogar na Baía, pessoas a atracarem os seus barcos de recreio para visitarem, almoçarem e dormirem no Seixal. Seria a forma de o Seixal ser conhecido pelos nossos vizinhos e pelo mundo.

O que se passa com o Hospital no Seixal? Haverá má vontade dos vários governos que tiveram o processo de construção em mãos?

Essa questão deve ser colocada ao presidente da Câmara, que foi incompetente na gestão do processo. Aliás, acredito mesmo que a CDU não tem qualquer interesse na construção do Hospital no Seixal.

Como todos sabemos, a CDU alimenta-se da contestação e do descontentamento das populações. Com o apoio de outras forças políticas, com a necessária pressão e com vontade efectiva de construir o hospital, acredito que a obra já teria sido iniciada. É isso que pretendo fazer no próximo mandato. E se for necessário participar financeiramente na construção do estabelecimento hospitalar, a Câmara socialista estará disponível para tal.

E o Metro Sul do Tejo? Se chegar a presidente acha que conseguirá desbloquear o processo?

Primeiro, é preciso que haja vontade política, e o PS tem-na. Por outro lado, a proximidade com o Governo central ajuda e facilita o lançamento desses projectos. Como presidente, como cidadão que quer o melhor para o concelho do Seixal, tudo farei para que o investimento do Governo seja reforçado e que estes e outros projectos necessários à transformação do concelho sejam uma realidade.

Como vê a ascenção de formações de extrema-direita que participam também na disputa eleitoral?

Vejo-a como passageira, como um aproveitamento das pessoas com menos literacia e menos informadas.

Se eleito, o que poderão esperar de si os trabalhadores da Câmara Municipal?

Podem contar com a minha seriedade e empenho, com o meu respeito pelo seu trabalho. Quero proporcionar iguais oportunidades a todos, independentemente das suas cores políticas.

Quer arriscar uma previsão do resultado eleitoral nas autárquicas?

Hoje, o sentimento da população não é o de 2017. O PS vai ganhar as eleições autárquicas com maioria absoluta, elegendo seis vereadores.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -