4 Agosto 2021, Quarta-feira
- PUB -
Início Política Hospital de Setúbal já com 1,8 M€ na conta para lançar concurso...

Hospital de Setúbal já com 1,8 M€ na conta para lançar concurso de ampliação das urgências

Candidatos do PS reuniram com conselho de administração do Centro Hospitalar de Setúbal e dizem ter ouvido uma boa notícia

- PUB -

A verba de 1,8 milhões de euros libertada pelo Governo para o lançamento do concurso relativo à empreitada de ampliação das urgências do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, “já deu entrada na conta bancária do Centro Hospitalar”, refere a estrutura socialista sadina na sequência da visita dos candidatos do partido às câmaras de Setúbal, Palmela e Sesimbra.

O deputado Fernando José, candidato à presidência da Câmara Municipal de Setúbal, Raul Cristóvão, candidato a Palmela e Nelson Pólvora a Sesimbra, reuniram na segunda-feira com o conselho de administração do Centro Hospitalar de Setúbal, a propósito das obras de ampliação desta unidade de saúde, e ficaram então a saber que o montante para o lançamento do concurso já foi disponibilizado.

“Uma boa notícia”, refere o PS de Setúbal em comunicado, sobre o que ouviram na reunião onde estiveram também a vereadora no município sadino e candidata, na lista ao mesmo, Sandra Frota, e o presidente da Comissão Política de Concelhia de Setúbal e vereador, Paulo Lopes.

- PUB -

Neste momento, com o projecto em fase de revisão, dizem os socialistas que o concurso para a obra “será lançado até Agosto próximo”, e prevêem que as obras de construção das novas urgências tenham “início antes do final de 2021”, e estejam “concluídas em 2023”.

No global, a empreitada apresenta um orçamento de 17 milhões de euros para a ampliação das urgências do Hospital de São Bernardo, que servem os concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra. Será assim construído um novo espaço que, além de melhor servir as populações destes três concelhos, permitirá uma adaptação e requalificação do Hospital de São Bernardo, com mais condições e espaço para outras valências.

O novo edifício das urgências terá três pisos e estacionamento, sendo adaptado para poder crescer no futuro. No piso 0 vão ficar as urgências gerais e pediátricas, no piso 1 as urgências de obstétrica, bloco de partos, UCEN, UCI e Bloco Operatório e no piso 2 será dedicado ao internamento, com realce para a nova ala obstétrica/Ginecologia e pediátrica.

- PUB -

Além deste investimento, que dará resposta às populações de Setúbal, Palmela e Sesimbra, o Centro Hospitalar de Setúbal “tem em curso diversos investimentos que permitirão um melhor aproveitamento dos espaços com inegáveis ganhos na melhor prestação de serviços, com destaque para a nova unidade de internamento de curta duração que terá uma capacidade de 30 camas”, expressa o PS em comunicado.

O mesmo documento, indica ser este “o maior investimento de sempre do Serviço Nacional de Saúde”, e uma “resposta assertiva do Governo” às necessidades das populações dos três concelhos.

 

Unidade de Hospitalização Domiciliária fez dois anos

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS), celebrou dois anos de actividade a 11 de Junho.

Durante este período, a equipa da UHC internou em casa 334 doentes que, de outra forma, teriam permanecido numa cama hospitalar.

Com esta unidade, “passou a ser possível aos utentes do CHS, com necessidade de internamento, obterem cuidados hospitalares no conforto e segurança do domicílio”, refere nota de Imprensa do Centro Hospitalar.

“No domicílio são asseguradas terapêuticas endovenosas nomeadamente antibioterapia, e meios complementares de diagnóstico, com assistência 24 horas, 365 dias por ano, à semelhança do internamento hospitalar convencional”.

Entre as vantagens deste tipo de internamento está a “recuperação mais rápida e o menor número de infecções hospitalares”, e ainda a “personalização dos cuidados”.

Esta unidade é constituída por médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêuticas em articulação com todos os serviços hospitalares, de modo a assegurar no domicílio igualdade de tratamento.

 

- PUB -

Mais populares

Chega apresenta candidatos a Setúbal com vontade de fazer história

Cláudio Fonseca, negro e oriundo da Bela Vista, é cabeça-de-lista à Freguesia de São Sebastião. "Prova que no Chega não há racismo"

Moradores na Quinta da Amizade contestam fogos municipais, mas vereador Carlos Rabaçal promete valorização

Na calha pode estar a construção de 268 fogos. Os residentes temem densidade populacional e perderem conforto   Os moradores na Quinta da Amizade, na freguesia...

Península de Setúbal com mais 29 mil pessoas e Litoral Alentejano perde pouco em dez anos

Censos de 2021 indicam que Palmela é o concelho da península que registou maior aumento da população residente. Odemira é o que mais cresce...
- PUB -