28 Janeiro 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaGNR apreende 19 botijas da droga do riso no Monte da Caparica

GNR apreende 19 botijas da droga do riso no Monte da Caparica

Toma em excesso e sem acompanhamento profissional pode provocar lesões cerebrais

 

- PUB -

A GNR apreendeu em Almada 19 botijas de óxido nitroso, apelidada como a droga do riso e vendida em balões de festa desde o início da pandemia. A apreensão decorreu na sexta-feira e não é inédita no Monte da Caparica. Em Maio, a força militar já havia apreendido na mesma zona 164 botijas deste anestesiante médico que provoca um sentimento de euforia momentânea.

O consumo de óxido nitroso, conhecido como droga do riso, está a aumentar no Monte da Caparica, onde já se veem jovens com os balões a andar na rua ou em convívios ilegais em tempo de pandemia. O consumo e a venda deste composto químico anestesiante (nitrogénio e oxigénio) não são considerados tráfico ou consumo de estupefacientes, mas as autoridades estão preocupadas pela forma como está a ser disponibilizada ao público, em circuitos em tudo semelhantes ao do tráfico de droga. A toma em excesso e sem acompanhamento profissional pode provocar lesões cerebrais.

A recente apreensão aconteceu na sequência de uma acção de patrulhamento. Os militares da GNR abordaram uma viatura na via pública com dois indivíduos de 37 e 55 anos e verificaram que no interior tinham 19 botijas de óxido nitroso.

- PUB -

Os suspeitos foram identificados e alvo de contraordenação por não possuírem autorização para transportar este medicamento hospitalar. As coimas variam entre os 2 500 euros e os 5 000 euros e os processos foram encaminhados para o Infarmed. As botijas foram apreendidas, bem como cerca de 180 euros em numerário.

No dia 18 de Maio, a GNR apreendeu também numa acção de patrulhamento 164 botijas de óxido nitroso numa viatura. Os ocupantes, homens com idades entre 27 e 30 anos, sem antecedentes criminais, foram identificados e alvo de processos de contraordenação enviados para o Infarmed, responsável pelos processos. Os factos foram remetidos para o Ministério Público de Almada.

A primeira apreensão de uma botija de óxido nitroso pelas autoridades deu-se no Seixal durante uma festa ilegal que decorria numa discoteca sem licença para funcionamento no final de Abril. A PSP encontrou indícios de que estaria a ser vendida a droga do riso e, por esse motivo, apreendeu duas botijas de óxido nitroso e vários balões. O material apreendido foi remetido para o Ministério Público do Seixal para apuramento de ilícitos criminais.

Comentários

- PUB -

Mais populares

D. José Ornelas deixa de ser Bispo de Setúbal

O SETUBALENSE sabe que o Prelado vai substituir D. António Marto na Diocese de Leiria-Fátima

Autocarro consumido pelas chamas no centro de Setúbal [corrigida]

Viatura dos TST circulava perto do Comando da PSP. Passageiros e motorista saíram ilesos

Moradores do condomínio da Quinta da Trindade queixam-se de ruído vindo de estaleiro naval

A decapagem do casco de navios está a tirar o sossego a quem reside nas proximidades do estaleiro. Empresa diz que está a mitigar incómodo
- PUB -