20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreiro distingue associações e agradece trabalho desenvolvido com "dinamismo"

Barreiro distingue associações e agradece trabalho desenvolvido com “dinamismo”

Cerimónia decorreu domingo na União Recreativa de Cultura e Desporto de Coina

 

- PUB -

A actuação da primeira classe de dança fitness da União Recreativa de Cultura e Desporto de Coina – que este ano comemora 50 anos de existência –, marcou a abertura, no passado domingo, da cerimónia de atribuição de medalhas de Bons Serviços e Dedicação ao movimento associativo do Barreiro, numa iniciativa promovida pelo município, no salão daquela colectividade, para assinalar o Dia Municipal do Associativismo.

Sara Ferreira, vereadora que tutela a divisão da Cultura, Desporto e Associativismo na autarquia, destacou, a este propósito, que o território é “muito dinâmico” nesta área e que, por esse motivo, o município distingue anualmente as várias associações que completam anualmente entre 25 a 150 anos de actividade ao serviço da comunidade.

“Isso significa que todos os anos surgem novas associações, novos clubes e que se mantém e perpetuam, graças ao trabalho de dirigentes e sócios, das actividades que proporcionam, e a câmara reconhece esse papel e a importância do trabalho desenvolvido”, sublinha.

- PUB -

A autarca lembra que, sempre que a edilidade pensa em realizar alguma iniciativa dirigida à população, escolhe como “parceiro de eleição o movimento associativo”, por saber que em qualquer freguesia ou localidade do município, existe uma colectividade disponível em colaborar com a câmara municipal.

“Para nós, o movimento associativo é um parceiro para o desenvolvimento e para a constituição do bem-estar dos barreirenses”, disse, tendo agradecido o contributo dado diariamente por aquelas entidades “para fazer do Barreiro um concelho melhor”.

O conjunto de condecorações iniciou-se com a atribuição ao Rotary Club do Barreiro da medalha de Bons Serviços e Dedicação 25 anos, num reconhecimento do “empenho ao serviço da comunidade”. Desde o seu início, em 1985, o clube intervém “nas situações de pobreza e de segurança” e conta, actualmente, com 26 associados, 50% dos quais sócios fundadores. “Tudo o que recebemos pretendemos devolver à comunidade e ao Rotary Internacional, para as suas campanhas mundiais, que estão sempre a ser feitas”, entre as quais, “a luta contra a poliomielite”, assinalou Francisco Gouveia, um dos responsáveis.

- PUB -

A autarquia decidiu, ainda, atribuir a mesma medalha ao Teatro de Ensaio do Barreiro (TEB), que conta com um percurso de 59 anos, e à companhia teatral da Associação “Projéctor”, que nasceu graças a um grupo de jovens moradores da Quinta Marques da Costa, na freguesia de Santo André, em Outubro de 1996. Do espaço inicial, a associação chegou a transferir-se para a sede da SBDU “Os Franceses” e mais tarde, após uma “saída conturbada”, instalou-se na SIRB “Os Penicheiros”, local onde permanece até aos dias de hoje.

Como ambição, a Companhia de Teatro do Barreiro continua a manter vivo o sonho de possuir “um espaço próprio”, lembrou o encenador Luciano Barata. “É por isso que continuamos a lutar, porque senão continuamos a caminhar com a casa às costas”, alertou.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -