23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioPolíticaComunista Joaquim Santos confirmado à presidência da Câmara do Seixal e Alfredo...

Comunista Joaquim Santos confirmado à presidência da Câmara do Seixal e Alfredo Monteiro à Assembleia

Presidente da Câmara realça trabalho feito e garante cumprir na totalidade até ao fim do mandato

- PUB -

 

A CDU recandidata Joaquim Santos à presidência da Câmara do Seixal e Alfredo Monteiro à Assembleia Municipal. Ambos os nomes eram já dados como certos, e foram confirmados na tarde da passada sexta-feira numa apresentação que contou com a presença de Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP.

Na mesma apresentação pública, foi reafirmado o slogan de campanha da coligação comunista “trabalho, competência e honestidade”, e lançada a recandidatura de António Santos à presidência da União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, e Manuel Araújo à Junta de Freguesia de Amora.

- PUB -

As novidades nestas autárquicas são as candidaturas de Hugo Constantino e António Cardoso às autarquias de Corroios e Fernão Ferro, respectivamente.

 

CDU cumpre com palavra dada

- PUB -

Frente à baía do Seixal, Maria João, do Teatro da Terra, apresentou os candidatos e, logo a seguir, Joaquim Santos descreveu a obra já feita durante o mandato. “Só 14% das medidas consagradas no nosso programa estão por materializar, o que acontecerá até final do mandato”, enalteceu, ficando assim demonstrado que a “CDU cumpre com a palavra dada”.

O actual presidente da Câmara afiançou que canalizou, no mandato, 15 milhões de euros para a educação. “Priorizamos a educação dos jovens, pelo que requalificámos 40 estabelecimentos, retiramos o amianto de todas as instalações escolares, construímos pavilhões”, e vamos insistir com o Governo para que “edifique a escola de Fernão Ferro e os pavilhões desportivos em falta”.

O candidato, para sustentar que a “cultura é uma marca do projecto da CDU”, enumerou o Fórum Cultural, o primeiro a ser construído fora da Área Metropolitana de Lisboa, e o Ecomuseu, ou realizações como o Festival de Jazz. O Seixal é, segundo o autarca, um concelho do desporto, “pioneiro da Seixalíada, que tem por lema desporto para todos”. Refira-se, que no Seixal, foram construídos três pavilhões, a Piscina de Paio Pires, o Centro de Treino de Amora, estando em edificação o Centro Náutico de Amora, entre outros.

Entretanto, a construção do hospital no Seixal, velha reivindicação da população e da autarquia, não sai de ponto morto. “Se o hospital já fosse uma realidade, por certo que a luta contra o covid teria sido outra, para muito melhor”, frisou. O autarca salientou outras medidas a favor da população, como a “redução do IMI pelo sexto ano consecutivo” ou a “manutenção do preço da água”, que, sendo de qualidade superior, é um dos mais baixos do País. Entre várias outras medidas, Joaquim Santos realçou a compra dos edifícios dos Serviços Operacionais e dos Serviços Centrais, o que significa uma economia de milhões em aluguer.

Jerónimo de Sousa debruçou-se mais sobre a política do País, mas elogiou o trabalha da CDU no concelho. “É admirável o empenho dos trabalhadores desta autarquia, que abre novos caminho ao progresso com o objectivo central de servir as populações, a cultura, o desporto e o ambiente”, enfatizou. “São razões para termos ainda mais confiança na CDU”.

Também o secretário-geral lembrou que a construção do hospital esteve inscrita em orçamentos de há anos, pelo que comentou: “É incrível que o Governo ande a enganar a população do Seixal desta maneira”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -