29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalViriato Soromenho-Marques é director da edição dos 166 anos do jornal O...

Viriato Soromenho-Marques é director da edição dos 166 anos do jornal O Setubalense

Edição comemorativa, com mais de 100 páginas e uma revista, é dedicada à verdade

 

- PUB -

O professor académico Viriato Soromenho-Marques é o director convidado da edição comemorativa do aniversário do Jornal O SETUBALENSE, a publicar no próximo mês de Julho. O jornal completa 166 anos de existência no dia 1 de Julho e a edição especial, composta por um caderno tradicional com mais de 100 páginas e uma revista, será publicada na segunda quinzena desse mês.

O tema escolhido para essa edição comemorativa é o da verdade que, na opinião do director convidado, é um tema central. “Seria difícil encontrar um conceito mais forte e polissémico. Riquíssimo filosoficamente, mas ligado também à própria essência do jornalismo e das lutas cívicas pela liberdade de expressão, precursoras das modernas democracias constitucionais.”, justifica Viriato Soromenho-Marques.

Sob este alpendre temático, a redacção d’O SETUBALENSE vai tratar os grandes temas da actualidade local e regional, com o crivo mais fino da profundidade demorada e da especial atenção que o facto de ser uma edição produzida em vários meses permite.

- PUB -

Procuraremos aquilatar as diversas perspectivas em conflito nos projectos e factos mais controversos, focar temas que geralmente não têm espaço e contar história que o tempo não permite relatar diariamente. Haverá, igualmente, entrevistas a figuras a quem não fazemos perguntas todos os dias.

Teremos também a colaboração de outros convidados, que ajudam a alargar o horizonte da edição de aniversário.

Albérico Afonso Costa, conhecido historiador de Setúbal, guia-nos na retrospectiva e reinterpretação da história local, com passagem por alguns dos episódios menos escrutinados do nosso passado comum.

- PUB -

Carlos Cupeto, geólogo e professor da Universidade de Évora, ajuda-nos a descobrir as principais actividades, produtos e valores que fazem a identidade de cada um dos 13 concelhos do distrito.

O Up Local, tão castigado pela globalização mas que emerge como a tábua de salvação, tem, em Cupeto, um dos primeiros a reconhecer o seu valor.

João Reis Ribeiro e Luís Carvalho, investigadores, apresentarão aos leitores algumas personagens, do presente e do passado, cujo conhecimento enriquece as nossas vidas.

Fundado a 1 de Julho de 1855, O SETUBALENSE é o jornal mais antigo de Portugal continental e o segundo mais antigo de todo o país, dos que estão ainda em publicação, depois do Açoriano Oriental. O Aurora do Lima, que inaugurou recentemente um novo espaço museológico, em cooperação com o município local, é o terceiro título mais antigo.

B.I.

Viriato Soromenho-Marques é professor catedrático de Filosofia da Universidade de Lisboa, membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, e da Academia de Marinha.

Activista ambiental desde 1978, presidiu a ONG regionais como o Setúbal Verde e nacionais, como a Quercus. Integrou o Conselho de Imprensa (1985-1987) e o Conselho Económico e Social (1992-1996).

Entre 2001 e 2006 foi vice-presidente da Rede Europeia de Conselhos do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (EEAC).

Foi membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS) de 1998 a 2019; coordenador científico do Programa Gulbenkian Ambiente (2007-2011); membro do High Level Group on Energy and Climate Change do Presidente da Comissão Europeia (2007-2010).

Integra o júri do Prémio Pessoa desde 2012. É conselheiro especial da Fundação Oceano Azul (desde 2017) e membro fundador e presidente da Assembleia Geral da ONG Common Home of Humanity (2018).

É Grande Oficial da Ordem de Mérito Civil (1997) e Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (2006).

Recebeu o Prémio Personalidade de 2014, pela Fundação Portuguesa do Pulmão, e o Prémio «Leaders of the Decade in Sustainable Development» atribuído pelo Women Economic Forum, em 2019.

Autor de uma vasta bibliografia, proferiu mais de mil conferências em vinte e três países. Tem colaboração regular na imprensa escrita e audiovisual.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -