27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémTribunal de Setúbal condena à pena máxima jovem que matou tios à...

Tribunal de Setúbal condena à pena máxima jovem que matou tios à facada em Santiago do Cacém

Juiz Tiago Prudente caracterizou os crimes como actos de “barbaridade sem empatia, com um calculismo e frieza assustadores”

 

- PUB -

O Tribunal de Setúbal condenou hoje o jovem Lourenço Fernandes, actualmente com 18 anos, a 25 anos de prisão por ter assassinado brutalmente os seus tios afectivos em Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém, por estes se recusavam a emprestar-lhe o carro.

O crime ocorreu em Maio do passado ano, altura em que o arguido tinha 17 anos. Guilherme Santos, de 74 anos, e Eduarda Fernandes, de 83 anos, foram esfaqueados até à morte pelo sobrinho, que foi agora condenado à pena máxima por dois crimes de homicídio, um qualificado e um simples, assim como por um crime de profanação de cadáver e outro por condução sem habilitação legal.

O juiz do Tribunal de Setúbal, Tiago Prudente, considerou que o jovem não pôde ter qualquer benefício em função da idade que tinha quando cometeu o crime e que, apesar de não lhe caber avaliar se a pena máxima é a adequada em Portugal, “se há casos em que [esta] deve ser exacerbada, é para estes”.

- PUB -

Tiago Prudente caracterizou os crimes como actos de “barbaridade sem qualquer tipo de empatia, um calculismo e frieza assustadores que têm que ser punidos sem qualquer contemplação pela idade do arguido”.

Eduarda Fernandes, avó do homicida, foi a primeira vítima, na manhã de 1 de Maio de 2020. O seu marido havia saído de casa a seu pedido quando o jovem chegou para pedir para utilizar o veículo. A idosa negou e o jovem, revoltado, após uma discussão, agrediu-a com um soco. Com uma faca, assassinou-a com dois golpes nas costas e um no peito, e com a vítima no chão, degolou-a e tentou tirar-lhe um olho com a mesma arma branca.

O marido de Eduarda Fernandes, Guilherme Santos, regressou a casa e deparou-se com a esposa no chão. Foi em seu socorro e, com esta ao colo, foi esfaqueado à traição por Lourenço Fernandes com três golpes no peito.

- PUB -

Cometido o duplo homicídio, o jovem enrolou os corpos em mantas e arrastou-os para um anexo da habitação, onde os colocou em cima um do outro e tirou fotografias com o telemóvel. Em seguida, limpou a sala com lixívia e escondeu as armas do crime, assim como a sua roupa ensanguentada numa caixa no quarto das vítimas.

Tomou banho, vestiu as roupas do tio e saiu de casa para comprar tabaco. Mais tarde regressou, comeu e ficou a ver televisão até perto das 21 horas, altura em que saiu de casa no carro das vítimas para ir ao encontro de dois amigos, em Sines.

O alerta foi dado à noite por uma neta das vítimas que se dirigiu à casa dos avós por estes não lhe atenderem o telefone. À GNR, a mulher identificou como potencial suspeito Lourenço Fernandes, uma vez que existia já um precedente de discussões devido à viatura, que não se encontrava no local.

Nessa noite, Lourenço Fernandes acabou por despistar-se numa estrada nacional entre Sines e Santiago do Cacém, com os dois amigos no interior do carro, abandonando a viatura. Os militares encontraram-no num hotel abandonado em Vila Nova de Santo André, na companhia dos dois amigos. Foi detido e entregue à Polícia Judiciária de Setúbal.

O Tribunal de Setúbal considerou que “os traços de personalidade do arguido, mais virada para a prática do mal e não do bem, aproximam-se da psicopatia”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -