25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCarlos Cardoso: "O contrato do estacionamento hipoteca gerações que ainda nem nasceram"

Carlos Cardoso: “O contrato do estacionamento hipoteca gerações que ainda nem nasceram”

Cabeça-de-lista da Iniciativa Liberal diz que Dores Meira não devia ter feito uma concessão por 40 anos em final de mandato

 

- PUB -

Candidato independente pela Iniciativa Liberal (IL) tem 59 anos, é gestor, licenciado pelo Instituto Piaget e mestre em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade de Évora. Professor na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal e na Escola Secundária Sebastião da Gama, vive em Setúbal desde os sete anos. Foi jogador do Vitória e do Comércio e Indústria. Trabalhou mais de duas décadas em empresas de marcas automóveis na cidade.

Porque aceitou ser candidato pela Iniciativa Liberal?

Sempre olhei para Setúbal como a minha cidade e achei que seria o momento de fazer algo diferente por Setúbal. Durante estes anos todos em que houve governação tanto do PS como do PCP, achei que a minha cidade não está como eu gostaria e como deve ser encarada. Foi a opção certa para eu, pelo menos, dizer que tentei fazer alguma coisa por Setúbal. O nosso grupo está a trabalhar com novas ideias e acho que poderemos alavancar de novo a cidade. Setúbal, no meu tempo de escola primária, era considerada a terceira cidade do País, depois de Lisboa e Porto, batia-se com Coimbra. Era algo que nos orgulhava. Neste momento, Setúbal é a terceira cidade do Distrito, está a par do Montijo.

- PUB -

É candidato como independente. Tem alguma reserva relativamente à IL?

Não é uma questão de reserva, mas de ser eu próprio e das pessoas me conhecerem. Nunca me filiei em partido nenhum, estou a lutar por Setúbal. A IL aceitou isso de bom grado.

- PUB -

Quem são os responsáveis pela queda de Setúbal no plano nacional?

São as pessoas que fazem a governança da cidade. Após o 25 de Abril, tivemos só dois partidos a governar, PS e PCP. O PCP, nestes últimos 20 anos, não conseguiu projectar a cidade. Praticamente não tivemos nenhuma empresa que viesse para cá, temos um dos maiores índices de desemprego do Distrito, temos a nível social um agravamento brutal, e isto tudo tem a ver com a economia. Não criamos atractividade. Isto é um círculo e vai decaindo.

Quer transmitir a todos a vontade de “viver Setúbal”. Como tenciona fazer isso?

Quero fazer da minha cidade uma cidade sustentável. Criar uma melhoria de qualidade para a população, tanto os setubalenses como dos azeitonenses. Queremos mais participação da população, mais transparência, mais sustentabilidade, mais competitividade e mais eficácia. Estes pilares são o que nos irá fazer viver Setúbal e gostar de viver em Setúbal. Tínhamos 120 mil pessoas no concelho e agora, segundo dados da PORDATA, temos 115 mil. Está a sair a força activa de que precisamos e temos de que arranjar maneira de fixar as pessoas. Dou o exemplo da minha casa: a minha filha formou-se e a primeira coisa que fez foi sair de cá, porque não tem condições de vida em Setúbal. Foi para Lisboa.

Objectivo de fixar a população e atrair riqueza também os outros partidos têm. Como é que isso se faz?

Temos planos que irão fazer isso. Para já, não podemos fazer as nossas quintas, temos de falar com toda a gente, apresentar os nossos projectos. Temos de falar com investidores, com as empresas e os empresários. Temos muitas empresas aqui mas a maior parte das fábricas tem o equipamento mais ou menos obsoleto. Temos de perceber o que será necessário fazer, criar algo diferente. Temos de trabalhar com as instituições. Temos de ter mão-de-obra qualificada, que Setúbal não tem, porque existe um voltar de costas entre a Câmara e, por exemplo, o Politécnico.

Disse que há 50 anos que não há uma estratégia para o concelho. Já tem uma?

Tenho. Estamos a finalizar o nosso projecto e terei todo o gosto em lho dar em mão. Temos uma vasta equipa a trabalhar, a projectar o futuro de Setúbal. As coisas têm de ser projectadas a mais de dez anos.

Quais são as linhas gerais?

Temos planos para a cidade, de mobilidade, para a própria Câmara interagir com a população. Tudo isto está programado, visto à lupa para não falhar nada.

Mas quais são os eixos dessa estratégia de futuro? Passa pelo turismo? Pela indústria? Outro sector?

Setúbal é das poucas cidades, que eu conheço, na Europa, em que a parte industrial está para um lado e a parte turística para outro. Na maior parte das capitais da Europa, as coisas estão todas misturadas. Nós temos a vantagem de ter uma parte direita – o rio Sado, uma baía lindíssima, a serra e o mar -, para lazer e turismo, algo que é fabuloso. Setúbal não poderá chegar aos patamares que eu quero se não conseguirmos criar atractividade para a indústria. Do lado esquerdo, temos uma vasta área para a parte industrial. Por causa da pandemia criou-se um novo tipo de turista trabalhador, pessoas que não precisam de um sítio fixo para trabalhar. Temos a vantagem, todas estas condições naturais, temos de criar polos de atractividade em Setúbal. Isso também está no nosso plano, criar polos de atractividade, por exemplo para os turistas nómadas.

A IL fala muito num plano em que o foco seja o mérito e a simplicidade de processos. Numa câmara isso traduz-se em quê?

Numa relação simples de trabalho. Por exemplo, na transparência. Hoje não sei o que se passa na Câmara. Aqui perto, em Palmela, as reuniões de Câmara são transmitidas online. Em Setúbal não. Isso não é transparente. E Palmela é da mesma cor política, do PCP.

A taxa de IMI deve manter-se?

Já lhe respondo. Dores Meira disse, durante todos os mandatos, que não podia baixar o IMI porque o Contrato de Reequilíbrio Financeiro não autorizava. Mantivemos sempre a fasquia mais alta e agora, que vai passar para 0,43, Setúbal tem a décima taxa mais alta do País. Dores Meira, debaixo desta capa de reequilíbrio financeiro, não queria baixar. Por outro lado, André Martins diz que todas as pessoas que pagam IMI é porque têm uma propriedade. Agora, na campanha para Almada, que tem um IMI de 0,36, a primeira notícia, Dores Meira disse aos Almadenses “eu quero baixar o IMI”. Se acharmos que há capacidade para baixar, vamos baixar o IMI, não tenho dúvidas absolutamente nenhumas.

Defende que a água continue a ser privada ou acha que deve passar a ser pública?

Temos de equacionar. Se formos ver, no preço que os cidadãos setubalenses e azeitonenses pagam, o maior valor é das taxas que incidem sobre a água.

Nos outros concelhos também há essas taxas e a factura é mais barata.

Se reparar não é. No primeiro e segundo escalões, em Setúbal, paga-se mais água do que em Lisboa. No terceiro e quarto escalões – fiquei meio estupefacto – paga-se menos do que em Lisboa. Ou seja, se tiver um jardim que gaste bastante água, vou pagar menos do que pagaria em Lisboa. Por sua vez, as pessoas que têm a sua casa no primeiro ou segundo escalão, pagam muito mais do que em Lisboa, que tem um rendimento per capita muito superior a Setúbal. São estas dualidades de critérios, que a Câmara deixa passar para os cidadãos, que eu acho erradas. Nunca vi nada que me dissesse que estamos a ajudar os cidadãos.

Não tem ideia definida se gestão deverá ser pública ou privada?

Se conseguir uma gestão privada que vá beneficiar os cidadãos é bem-vinda mas se tiver que optar por uma solução municipal, terei que adoptá-la.

Sobre a política de estacionamento, qual é o seu entendimento?

Eu dividia este tema. Temos estacionamento tarifado na Avenida Luísa Todi, certo. E temos um contrato feito por Dores Meira que, como candidato à presidência da Câmara, acho que é um presente envenenado para quem entrar naquela porta após as eleições. Porque criou um contrato a 40 anos que vai ter que ser pago, no fundo hipotecou já duas gerações que ainda nem sequer nasceram. Dores Meira podia ter terminado o seu mandato e deixava para a próxima gestão decidir o que queria fazer. Voltando ao que está feito, com a bolsa de lugares de estacionamento que está projectada, entraram nos bairros todos. Só para lhe dar uma ideia de como isto foi feito à má-fé, se eu tiver um carro em casa, tenho que pagar dez euros anuais, se tiver dois carros, por exemplo, um da minha mulher, já tenho que pagar 50 euros – já dá 60 euros anuais – mas, se a minha filha voltar para Setúbal, e passarmos a ter três carros na minha zona habitacional, tenho de pagar 210 euros por ano. Defendemos bolsas de estacionamento para os residentes.

A actual solução de acesso às praias da Arrábida é boa?

Como estava não era solução. As pessoas estacionarem os carros onde queriam, não era solução. Como foi dito e bem, por causa de qualquer problema que houvesse de fogo, alguma emergência, com carros estacionados de um lado e de outro, não era solução. Mas também acho que, com a solução criada, aquela zona entre o final da praia da Figueirinha e o princípio do Creiro, fica sem acesso nenhum.

Qual é a sua solução?

Iremos direccionar os nossos cidadãos. Hoje, para uma família com dois filhos, uma viagem para a Figueirinha, para a Galapos ou Galapinhos – que é considerada uma das melhores praias da Europa – custa-lhe dez euros por dia.

Agora há o passe metropolitano que dá nos autocarros para as praias.

No ano passado ainda não deu. Quero ver se este ano dá. Dores Meira também dizia que ia fazer o mesmo para os barcos para Tróia – porque toda a população conhece Tróia e viveu Tróia e hoje é proibitivo passar o barco para o outro lado. Dores Meira falou que iria fazer com os barcos o mesmo que tentou fazer com os passes para os autocarros, mas não conseguiu.

A autoridade de transportes é a Área Metropolitana de Lisboa, que não abrange a ligação a Tróia. Grândola é Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral.

Quanto aos transportes urbanos na cidade, os autocarros são antigos e levam quatro ou cinco pessoas. Porque não temos horários como tínhamos antigamente. De quinze em quinze minutos o autocarro passava, hoje não passa.

Para a nova concessão, o vencedor do concurso ganhou precisamente porque oferece autocarros mais novos e vai haver mais carreiras.

Mas, por exemplo, para Azeitão a carreira é de hora a hora. Sei isto porque tenho alunos, na Escola Sebastião da Gama, que moram em Azeitão, e dizem “professor perdi o autocarro, só daqui a uma hora…”. A sorte é que tenho aulas de duas horas, e eles, na segunda hora, conseguem apanhar alguma coisa do que foi dito na primeira. O mesmo acontece para Palmela ou nos comboios. O comboio para Lisboa é de meia em meia hora das 7 até às 9h30 e depois passa a ser de hora a hora. Lisboa, que é a capital, está a 20 minutos de carro. Não posso estar dependente de um comboio de hora a hora. Para ir para o Algarve, tenho de ir para a estação de Pinhal. As coisas estão mal feitas, isto é inconcebível. A Câmara Municipal e Dores Meira, que vai sair, nunca projectou a cidade para as pessoas deixarem o carro em casa e terem autocarro de dez em dez minutos. Assim as pessoas ficam desconfiadas, olham para o relógio, e, em vez de apanharem o autocarro, vão no seu carro.

Vê futuro para o Vitória? O município tem algum papel a desempenhar nessa solução?

Todos nós, os setubalenses, nos revemos no Vitória de Setúbal. Relativamente à Câmara, acho que temos de apontar para o Vitória de Setúbal, para o Comércio Indústria, que também é um clube centenário, ou o São Domingos, o Clube Naval, e ainda não falámos de todo o potencial que tem o rio. Mas agora vamos ao Vitória. A Câmara Municipal terá que apoiar todos os clubes desportivos, na formação.

A questão que se coloca relativamente ao Vitória é a sobrevivência. O município deve envolver-se na preservação do clube ou apenas na formação?

O Vitória como está tem uma estrutura profissional. A câmara terá o dever de apoiar a formação. A nível profissional, acho que até já existe um financiamento ou um possível comprador da SAD do Vitória. A Câmara só tem que congratular-se se for possível o Vitória voltar a ascender ao lugar de onde nunca devia ter saído.

Está disponível para ajudar a formar maioria no executivo municipal se não houver maioria absoluta?

Estou empenhado nesta candidatura a presidente da Câmara de Setúbal, não pelo Carlos Cardoso – por que, se fosse assim, já teria entrado na política há muitos anos -, mas para a minha cidade. Uma coligação para que a cidade cresça poderá ter o meu apoio. Saí da minha zona de conforto, quando podia ficar em casa a ver o resultado das eleições, em Outubro, e disse à minha mulher: “este ano possivelmente não vamos ter férias, mas vamos fazer alguma coisa pela nossa cidade”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -