26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémProjeto Litoral EmCena arranca quarta-feira com a companhia 'A Comuna' em Sines

Projeto Litoral EmCena arranca quarta-feira com a companhia ‘A Comuna’ em Sines

Durante dois anos, vai haver teatro, pelo menos uma vez por mês, nas cidades de Sines, Santiago do Cacém, Vila Nova de Santo André e nas freguesias rurais

 

- PUB -

O espectáculo “Tudo É Relativo”, da companhia de teatro A Comuna, marca o arranque, na quarta-feira, no Centro de Artes de Sines, do projecto Litoral EmCena que propõe mais de 100 espectáculos ao longo de dois anos.

Promovido pela associação AJAGATO, em parceria com as câmaras de Santiago do Cacém e de Sines, o Litoral EmCena aposta na “apresentação mensal de espectáculos de teatro de companhias profissionais” nas cidades de Sines, Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André, e nas freguesias rurais dos dois municípios do litoral alentejano.

A iniciativa “pretende dinamizar regularmente teatro ao longo de dois anos, com uma frequência de dois espectáculos por mês, que circulam nas três cidades, principais freguesias e interior dos dois concelhos”, estando previstos “cerca de 50 espectáculos por 13 companhias” até ao final deste ano, disse à agência Lusa o director artístico da AJAGATO, Mário Primo.

- PUB -

A programação do projecto, que tem um cariz intermunicipal e “está dependente” da evolução da pandemia de covid-19 em Portugal e no estrangeiro, “devido à participação de companhias de teatro internacionais”, está pensada para um público habituado a “uma oferta de qualidade”.

“São factores que não podemos controlar, mas que também não nos devem inibir de fazer as coisas. A cultura em geral e o teatro, em particular, precisam de voltar a ter uma oferta de qualidade e regular para estas populações que há muito se habituaram a ver bom teatro”, realçou.

O projecto e o programa deste ano é apresentado oficialmente esta sexta-feira, ao final do dia, no Auditório Municipal António Chainho (AMAC), em Santiago do Cacém, numa iniciativa que conta também com a inauguração de uma exposição de fotografia e com a representação de “Os Malteses” pelo GATO SA.

- PUB -

Segundo a organização, está prevista a estreia em Portugal de três companhias estrangeiras com espectáculos de teatro físico e visual: Collectif 2222 (França), Bodecker & Neander C.ª (Alemanha) e Giraffe Royal Theatre (Estónia).

“Tudo É Relativo”, “uma comédia para celebrar a vida”, de Alan Ayckbourn, pela Comuna – Teatro de Pesquisa, abre a programação, na próxima quarta-feira, no Centro de Artes de Sines, passando nos dois dias seguintes pelo auditório da Escola Secundária Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André, e pelo AMAC, em Santiago do Cacém.

A programação para o mês de Junho, vai contar com a participação da companhia Fontenova, com a peça de teatro “A Paz Perpétua”, Juan Mayorga, e de A Barraca, que estreia a encenação de “Um Ivanov ou Ensaio sobre a mentira”, de Anton Tchekhov.

Em Julho, o grupo Teatro Só, com a criação própria “Sorriso”, em Agosto, a companhia ESTE, Estação Teatral, com “Vagantes”, e o Teatro do Mar, com o espectáculo “Mutabilia”, de inspiração circense, levam o teatro “ao ar livre” às pequenas localidades dos concelhos de Santiago do Cacém e de Sines.

No mês de Setembro, os convidados do Litoral EmCena, são o GATO SA, grupo local, com a peça “Vai Vem”, e os alemães Bodecker & Neander C.ª, com “Snowed in!”.

O Varazim Teatro, com a peça “Donodonada” e os franceses Collectif 2222, com a peça “Pourquoi Les Vieux, Qui N’ont Rien À Faire, Traversent-Ils Au Feu Rouge?” (“Porque é que os velhos que não têm nada para fazer atravessam com o vermelho?”, em tradução livre), compõem o programa do mês de Outubro.

Em Novembro, é a vez dos Artistas Unidos apresentarem a peça “A coragem da Minha Mãe”, de George Tabori, e de o actor Pedro Diogo estrear os palcos da costa alentejana com “Primeiro Amor”, de Samuel Beckett.

A companhia Giraffe Royal Theatre (Estónia), conhecida pelas suas encenações de teatro de rua, fecha a edição deste ano do Litoral EmCena com “Karnavall”, em Dezembro.

Em paralelo vão decorrer ‘workshops’ e três exposições itinerantes, que vão circular entre Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém e Sines.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -