25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaComissão de utentes e Câmara da Moita visitam obra do futuro Centro...

Comissão de utentes e Câmara da Moita visitam obra do futuro Centro de Saúde da Baixa da Banheira

Novo equipamento de saúde, que deverá ficar concluído no final deste Verão, vai abranger cerca de 30 mil e 400 utentes

 

- PUB -

O presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, acompanhado de Nuno Cavaco, presidente da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, e de alguns membros da Comissão de Utentes de Saúde da freguesia banheirense, visitaram durante a manhã de ontem, a obra de construção do novo Centro de Saúde, localizado junto à rotunda 25 de Abril, na zona Sul daquela localidade.

Apesar da construção do equipamento – que deverá estar concluído até ao final do Verão –, ser da responsabilidade do Ministério da Educação, a autarquia local assumiu “os encargos com a elaboração dos projectos das especialidades” e, com “a coordenação da fiscalização técnica da empreitada, os encargos com os arruamentos, arranjos exteriores, estacionamentos, infra-estruturas e respectivas ligações de água, esgotos e electricidade”.

Quando estiver concluído, o novo equipamento de saúde vai abranger cerca de 30 mil e 400 utentes, num edifício de dois pisos, com 23 gabinetes médicos e outro destinado à especialidade de estomatologia. Além destes, o novo centro vai incorporar seis gabinetes de enfermagem, duas salas de recepção com espaços de espera para adultos e crianças e uma sala para amamentação.

- PUB -

O novo local será ainda constituído por duas casas-de-banho simples e duas duplas, mais quatro para os profissionais que ali vão desempenhar as suas funções. Acrescente-se que o edifício incluirá ainda um gabinete para colheitas de matérias orgânicas para análises, duas salas para material de consumo e outras quatro para arquivo, um espaço para Raios-X, duas salas de farmácia, um gabinete de exames e uma sala de reuniões, refeitório para profissionais e uma secretaria para coordenação e gestão daquele espaço.

Aquela que é “uma reivindicação antiga da população e das autarquias” locais – Câmara e União de Freguesias –, é financiada ao abrigo do contrato-programa entre a Câmara da Moita e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), tendo sido objecto de uma candidatura ao Programa Operacional da Região de Lisboa (FEDER).

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -