“Partilha de uma mensagem de paz e de felicidade de Setúbal para o mundo”, comentou Maria das Dores Meira
Transmitir uma mensagem de paz e de alerta para a importância de promover a harmonia entre a vida humana e o respeito pela natureza, é o objectivo do novo mural de arte urbana que acabou de ser pintado na zona das Fontainhas, em Setúbal.
São representações de fauna e flora misturadas com figuras humanas numa obra que começou a nascer na passada sexta-feira pela mão da artista espanhola Elena González, em colaboração com o realizador setubalense Pedro Estevão Semedo, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Setúbal.
Ontem, pela manhã, a presidente da Câmara, Maria das Dores Meira, visitou este novo mural nas Fontainhas, criado no âmbito do Encontro pela Paz a ser assinalado na cidade a 5 de Junho, e interpretou-o como sendo a “partilha de uma mensagem de paz e de felicidade de Setúbal para o mundo”.
Com cerca de oito metros de altura e quinze metros de comprimento, este mural cuja execução ficou concluído ontem, foi pintado com a “devida autorização”, indica a autarquia, na empena de uma propriedade privada, localizada na Estrada da Graça, no sopé do Jardim Multissensorial das Energias.
A criação deste mural surgiu da “convergência de oportunidades”, acrescenta a mesma nota de Imprensa, que acrescenta: “A artista espanhola está de visita a Setúbal e tinha vontade de deixar a sua marca na cidade”. A ideia acabou por ser oportuna e bem aceite pela autarquia que, através da Divisão da Juventude, está a promover um conjunto de iniciativas para promover o Encontro pela Paz.
O projecto estava previamente definido e, escolhido o espaço para receber a criação na cidade, a ilustradora e muralista Elena González criou as suas personalidades e cores naquele que é o seu maior e o primeiro mural de arte urbana realizado no estrangeiro.
“Frequentemente a flora e a fauna são desrespeitadas pelos humanos através dos seus hábitos”, comenta a artista de 32 anos que contextualiza este seu mural como um trabalho que “relembra que todos temos que cuidar do planeta Terra e procurar a sua harmonia, para que nós próprios encontremos a nossa”.
Elena González descreve-o como “algo com humanos e não humanos a viver em harmonia entre plantas”. Aqui, os animais e plantas são representados maiores que os humanos, isto porque a artista almeja “um mundo fantástico e utópico, onde todos os seres têm a mesma importância e onde nenhum humano explora outro ser, humano ou não”.
Natural de Salamanca e a viver em Madrid, a artista que se apresenta com a assinatura Ele.Zissou, reforça o alerta: “O amanhã está quase aí, mas ainda há tempo. E o agora é uma oportunidade para encarar o futuro do ambiente com uma visão positiva e comprometida”.
O novo mural na zona das Fontainhas, cuja execução contou com vários apoios e está enquadrada no âmbito do projecto municipal Setúbal Mais Bonita, materializa mais um “contributo para o embelezamento urbano da cidade”, constituindo, em simultâneo, “uma mais-valia do ponto de vista de atracção turística”, afirma a presidente do município.
Maria das Dores Meira anunciou que a zona envolvente ao mural recebe, em breve, renovada atractividade. “A artista internacional vai voltar a Setúbal para executar um novo trabalho de arte urbana, com o objectivo de tornar este local mais aprazível”.
Além da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, participaram na visita de ontem os vereadores da autarquia Pedro Pina e Ricardo Oliveira.