21 Junho 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Almada PSD e CDS formam AD em Almada para concorrer à presidência da...

PSD e CDS formam AD em Almada para concorrer à presidência da câmara

O social-democrata Nuno Matias vai liderar uma lista que terá como primeiro nome do CDS/PP Sara Gomes

- PUB -

 

O PSD e o CDS/PP vão apresentar-se coligados às Autárquicas 2021 em Almada. O protocolo de acordo é assinado na próxima quarta-feira, 12 de Maio, às 18h00, no Auditório do Convento dos Capuchos, Caparica, e formaliza a AD – Almada Desenvolvida, que integra também os partidos Aliança, MPT e PPM.

A lista da coligação de centro-direita é liderada pelo social-democrata Nuno Matias, actual vereador executivo na Câmara de Almada, e tem como número dois o também vereador, além e administrador dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada, Miguel Salvado, eleito pelo PSD.

- PUB -

Com a ordem dos lugares na lista ainda a ser negociada, o CDS/PP tem Sara Gomes, actual presidente da Comissão Política Concelhia, como primeiro nome representado. À Assembleia Municipal de Almada, os centristas candidatam António Pedro Maco, neste momento com assento no mesmo órgão autárquico. Por parte do PSD ainda não é conhecido o nome à Assembleia, numa lista também de coligação que, por enquanto, não está ordenada.

Neste mandato a Câmara de Almada é gerida pelo PS que, apesar de ter obtido a maioria dos votos nas autárquicas de 2017, precisou de fazer uma coligação pós-eleitoral com o PSD para governar. Um acordo que Nuno Matias mantém em aberto para o próximo mandato.

“Acredito que a AD – Almada Desenvolvida tem todas as condições para vencer a Câmara de Almada mas, se necessário for, estamos disponíveis para qualquer cenário”, diz Nuno Matias. O candidato vinca que na gestão partilhada com os socialistas no executivo liderado por Inês de Medeiros, “o PSD mostrou-se sempre capaz para ajudar a governar. Foi factor de estabilidade, leal, e fez obra”, e reforça: “Desejamos que o projecto AD vença em Almada, e também continuaremos disponíveis para criar condições de governabilidade e ajudar ao desenvolvimento de Almada”.

- PUB -

O esforço pela progressão do concelho é também apontado por António Pedro Maco, que se refere à “construção do projecto AD – Almada Desenvolvida” como o “principal” tema das conversações com os restantes partidos da coligação, ou seja: “os lugares na lista estão a ser ponderados, mas primeiro estamos a definir as propostas para Almada”.

A apresentação do protocolo da coligação vai contar com intervenções do presidente do PSD, Rui Rio, e do presidente do CDS/PP, Francisco Rodrigues dos Santos.

Na corrida à presidência da Câmara de Almada a primeira candidata a perfilar- foi a deputada à Assembleia da República e vereadora em Almada Joana Mortágua que voltou a merecer a confiança do Bloco de Esquerda para mais uma disputa eleitoral.

A CDU candidata Maria das Dores Meira, actual presidente da Câmara de Setúbal que não se pode recandidatar a esta autarquia por ter atingido o limite de mandatos previstos por lei.

Quanto ao Chega, o candidato é Manuel Matias, assessor político do gabinete parlamentar do partido liderado por André Ventura.

Da parte do PS, tudo indica que Inês de Medeiros volta a candidatar-se à Câmara de Almada, mas não existe ainda nenhuma informação oficial.

- PUB -

Mais populares

Moradores de cooperativas em Azeitão preocupados com leilão das suas casas

Os moradores da Cooperativa de Habitação e Construção Económica Bairro dos Trabalhadores, em Azeitão, foram recentemente surpreendidos com a informação de que as suas...

PSP chamada à Escola Básica de Aranguez por furto de dinheiro [actualização]

“Centenas de alunos” tiveram de aguardar “à porta do estabelecimento de ensino” até à chegada da força de segurança   A Polícia de Segurança Pública (PSP)...

Burger King abre este Verão na Quinta Fonte da Prata

Novo espaço vai criar 20 postos de trabalho e terá Drive In disponível   O novo restaurante da cadeia norte-americana Burger King, cuja estrutura encontra-se em...
- PUB -