30 Setembro 2023, Sábado
- PUB -
InícioÚltimasGoverno informa que criação de NUT obriga região a abandonar Área Metropolitana...

Governo informa que criação de NUT obriga região a abandonar Área Metropolitana de Lisboa

AMRS contesta “retrocesso” nos esforços para acabar com discriminação no acesso aos fundos comunitários

 

- PUB -

O Governo informou a Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) que a criação de uma NUT III (Nomenclatura de Unidade Territorial) para a Península de Setúbal, obriga esta região a deixar de integrar a Área Metropolitana de Lisboa (AML), revelou a O SETUBALENSE o presidente da AMRS.

Através de uma comunicação enviada recentemente pelo secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional à associação de municípios que a uma nova NUT implica a reformulação da AML. Uma condição que, para Rui Garcia, “na prática significaria a extinção da AML, tal como existe”. A comunicação do secretário de Estado Carlos Miguel sustenta que as NUT têm de corresponder às delimitações administrativas, nomeadamente a uma Comunidade Intermunicipal ou Área Metropolitana.

O presidente da AMRS considera tratar-se de “um retrocesso” no caminho que estava trilhado. “Ainda no final do ano passado, numa reunião com a senhora ministra da Coesão, onde também estiveram o senhor secretário de Estado e a senhora presidente da CCDR, as indicações que ficaram foram de desenvolver um trabalho entre a associação [AMRS] e a CCDR com vista a preparar a fundamentação para que possa ser proposta à Comissão Europeia a recriação da NUT III – Península de Setúbal”, afirma Rui Garcia.

- PUB -

O autarca não aceita que integração da Península na AML seja colocada em causa. “A Área Metropolitana de Lisboa, enquanto entidade administrativa, é inquestionável. Esta é uma realidade económica, social, geográfica que precisa de ter uma entidade administrativa. Isso nunca esteve em causa.

Agora, isso não tem de ser associado às questões das NUT, porque a opção de fazer coincidir as NUT com uma CIM ou Área Metropolitana é uma opção política. Foi tomada num determinado momento, pode ser alterada em qualquer momento.”, argumenta. A AMRS sublinha que “não há nenhuma regra europeia que impeça nem qualquer razão fundamentada que diga que não é possível” criar uma NUT sem correspondência com uma CIM ou Área Metropolitana.

Esta informação do secretário de Estado surge numa altura em que pelo menos quatro partidos (PCP, BE, PSD e PS) já apresentaram, ou anunciaram para breve, resoluções na Assembleia da República, para a criação de uma NUT para a Península de Setúbal, e em que a associação dos municípios estava a trabalhar, com a CCDR-LVT, os partidos com representação parlamentar e diversas associações da região, na redacção de um documento comum.

- PUB -

Rui Garcia “Novo programa operacional é metade do actual”

Presidente da AMRS, em entrevista a O SETUBALENSE, diz que “a região não pode resignar-se a continuar mais uma década a perder competitividade para o resto do país” e que “já chega de palavras de compreensão sem qualquer solução”.

Há algum avanço no acesso aos fundos comunitários?

Não há avanços concretos nenhuns. A situação torna-se mais preocupante quando ficámos a saber que o Plano Operacional de Lisboa tem 380 milhões, menos de metade do que teve no quadro em vigor.

O que vai fazer a AMRS?

Vamos fechar o documento que estava a ser desenvolvido com a CCDR e pedir uma nova audiência com a ministra da Coesão. Até porque a ministra disse que se houvesse vontade da Região se podia avançar. Penso que a vontade da Região está bem patente.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Salicórnia: Freguesia do Sado estreia nova festa das tradições no Moinho da Mourisca

Primeira edição da iniciativa que junta gastronomia, música e etnografia é no fim-de-semana de 7 e 8 de Outubro
- PUB -