13 Maio 2021, Quinta-feira
- PUB -
Início Local Alcochete Maior fábrica de Alcochete muda de proprietário em negócio europeu de 1,9...

Maior fábrica de Alcochete muda de proprietário em negócio europeu de 1,9 mil milhões de euros

Gestora de fundos de investimento KPS Capital Partners adquire 80% da unidade europeia à Crown Holdings

 

- PUB -

A fábrica Crown Cork & Seal de Portugal, a maior do concelho de Alcochete, dedicada ao fabrico de latas para conserva de peixe, vai mudar este ano de proprietário em negócio bilionário. A sua actual detentora, a norte-americana Crown Holdings, vai ceder, por 1,9 mil milhões de euros, 80% da unidade europeia de embalagens metálicas à gestora de fundos de investimento KPS Capital Partners.

Em comunicado, a Crown Holdings explica que “espera que o negócio seja fechado durante o terceiro trimestre de 2021”, uma vez que “está sujeito a certas aprovações regulamentares e condições usuais de fecho”.

Além da empresa sediada no concelho alcochetano, a unidade agora vendida abrange mais 43 fábricas, divididas entre 17 países situados na Europa, Médio Oriente e África, estando esta avaliada em cerca de 2,250 biliões de euros. Contudo, a Crown Holdings continua a ser detentora de 20% do negócio que produz latas para a indústria alimentar, embalagens metálicas para aerossóis e embalagens promocionais para diversas marcas.

- PUB -

Só no ano passado, a referida unidade “gerou cerca de 1,9 bilião de euros em receitas” e mantinha “perto de “seis mil e 300 empregados”. “Estamos muito satisfeitos que a unidade europeia venha a ter um proprietário forte como a KPS Capital Partners para manter o crescimento económico futuro e ter ideias inovadoras”, comentou o presidente da Crown Holdings, de acordo com a mesma nota.

Já o co-fundador da gestora de fundos de investimento afirmou estar “entusiasmado com a aquisição de uma das maiores empresas de embalagens de metal da Europa”, na qual está incluída a fábrica em Alcochete.

A multinacional norte-americana surgiu em 1892, ano em que o seu fundador, William Painter, colocou em prática uma forma mais correcta de embalar bebidas e cerveja, com a criação da típica “carica”. Passados 64 anos a empresa chega a Portugal, com a instalação da Crown Cork & Seal em Alcochete.

- PUB -

Esta é actualmente a maior fábrica do concelho no que diz respeito ao volume de negócios, ao ter facturado há dois anos 31,6 milhões de euros, sendo que metade diz respeito a exportações. Neste ano, mantinha empregadas 212 pessoas.

- PUB -

Mais populares

GNR desmantela maior rede de tráfico de amêijoa do Tejo em mega-operação com 200 militares

Operação resultou na detenção de seis homens e duas mulheres e na apreensão de 120 mil euros, 22 veículos e 14 embarcações   Um grupo de...

Luís Maurício: “Vamos fazer tudo para criar a polícia municipal”

Cabeça-de-lista do Chega à Câmara de Setúbal diz que concelho é inseguro e quer videovigilância em certas zonas da cidade   Luís Maurício, de 42 anos,...

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...
- PUB -