20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlcocheteMaior fábrica de Alcochete muda de proprietário em negócio europeu de 1,9...

Maior fábrica de Alcochete muda de proprietário em negócio europeu de 1,9 mil milhões de euros

Gestora de fundos de investimento KPS Capital Partners adquire 80% da unidade europeia à Crown Holdings

 

- PUB -

A fábrica Crown Cork & Seal de Portugal, a maior do concelho de Alcochete, dedicada ao fabrico de latas para conserva de peixe, vai mudar este ano de proprietário em negócio bilionário. A sua actual detentora, a norte-americana Crown Holdings, vai ceder, por 1,9 mil milhões de euros, 80% da unidade europeia de embalagens metálicas à gestora de fundos de investimento KPS Capital Partners.

Em comunicado, a Crown Holdings explica que “espera que o negócio seja fechado durante o terceiro trimestre de 2021”, uma vez que “está sujeito a certas aprovações regulamentares e condições usuais de fecho”.

Além da empresa sediada no concelho alcochetano, a unidade agora vendida abrange mais 43 fábricas, divididas entre 17 países situados na Europa, Médio Oriente e África, estando esta avaliada em cerca de 2,250 biliões de euros. Contudo, a Crown Holdings continua a ser detentora de 20% do negócio que produz latas para a indústria alimentar, embalagens metálicas para aerossóis e embalagens promocionais para diversas marcas.

- PUB -

Só no ano passado, a referida unidade “gerou cerca de 1,9 bilião de euros em receitas” e mantinha “perto de “seis mil e 300 empregados”. “Estamos muito satisfeitos que a unidade europeia venha a ter um proprietário forte como a KPS Capital Partners para manter o crescimento económico futuro e ter ideias inovadoras”, comentou o presidente da Crown Holdings, de acordo com a mesma nota.

Já o co-fundador da gestora de fundos de investimento afirmou estar “entusiasmado com a aquisição de uma das maiores empresas de embalagens de metal da Europa”, na qual está incluída a fábrica em Alcochete.

A multinacional norte-americana surgiu em 1892, ano em que o seu fundador, William Painter, colocou em prática uma forma mais correcta de embalar bebidas e cerveja, com a criação da típica “carica”. Passados 64 anos a empresa chega a Portugal, com a instalação da Crown Cork & Seal em Alcochete.

- PUB -

Esta é actualmente a maior fábrica do concelho no que diz respeito ao volume de negócios, ao ter facturado há dois anos 31,6 milhões de euros, sendo que metade diz respeito a exportações. Neste ano, mantinha empregadas 212 pessoas.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu
- PUB -