13 Maio 2021, Quinta-feira
- PUB -
Início Local Moita Rui Garcia: “Conquistas de Abril devem ser sempre celebradas, valorizadas e reforçadas"

Rui Garcia: “Conquistas de Abril devem ser sempre celebradas, valorizadas e reforçadas”

Presidente da Câmara da Moita lembra que pandemia está a causar problemas económico-sociais

 

- PUB -

A Câmara da Moita assinala as comemorações do 47.º aniversário do 25 de Abril, este ano, com a realização no próximo domingo de uma sessão na Praça da República, pelas 10h30, com a restante programação, iniciada no último dia 16, a decorrer essencialmente online devido aos constrangimentos impostos pela covid-19. Em declarações a O SETUBALENSE, Rui Garcia, presidente do município, explica que as actividades previstas “tiveram de ser adaptadas de modo prevenir e combater a propagação da doença”.

Ainda assim, na perspectiva do autarca moitense, a “luta pela democracia e a conquista da liberdade têm e devem ser sempre celebrados”.

“O Poder Local Democrático, o Serviço Nacional de Saúde, o salário mínimo nacional, uma imprensa livre, o direito a eleições livres e democráticas, a emancipação da mulher e muito mais conquistas são resultado do 25 de Abril e devem ser celebradas, mas também valorizadas e reforçadas, principalmente na época em que vivemos”, acrescenta.

- PUB -

O autarca sublinha que a pandemia está a provocar graves consequências ao nível da saúde, mas também em termos económicos e sociais. “Assistimos diariamente às dificuldades enfrentadas pelas pequenas e médias empresas e aos constrangimentos que milhares de famílias enfrentam”, afirma, realçando que no município da Moita, “lutamos pela democracia e defendemos, no passado, no presente e no futuro o seu reforço”.

Nesse sentido, a Câmara Municipal, adianta,” não podia deixar de celebrar o acontecimento mais importante da história recente de Portugal, que marcou várias gerações e permitiu um futuro livre e desenvolvimento para o nosso País”.

A programação preparada pela autarquia contempla iniciativas dirigidas a públicos de todas as idades, nomeadamente, música itinerante em todo o concelho com a iniciativa “Ruas de Liberdade”, na manhã do dia 25, a partilha de histórias e poemas sobre a Revolução dos Cravos, durante todo o mês de Abril e sessões de cinema com filmes sobre o tema, entre outros eventos.

- PUB -

No âmbito destas comemorações, os alunos do 1.º ciclo de várias escolas do concelho assistiram, entre esta segunda e quarta-feira, à peça do Teatro Extremo “Os Barrigas e os Magriços”, um conto de Álvaro Cunhal sobre a revolução destinada aos mais prquenos, com ilustrações originais de Susana Matos. Trata-se de uma “história de um Portugal de há muitos anos atrás”, onde “havia uns homens conhecidos como os Barrigas – que comiam tanto, tanto que todo o corpo podia ser estômago –, e outros conhecidos como os Magriços – que não tinham nada para lá meter”.

Para este sábado, entre as 11 e as 12h30, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, está prevista a apresentação do livro “Companhia Mefisteatro – As Estranhas Estórias” e a exibição do filme “Dr. Jerónimo”, no Café Concerto daquele equipamento municipal. A entrada é gratuita, sendo condicionada à lotação limitada de 15 pessoas, mediante reserva antecipada.

Dia 28, às 18h00, o Fórum acolhe ainda a sessão de cinema “Linha Vermelha”, de José Filipe Costa, destinada a maiores de 12 anos, que vai contar com a presença de um elemento convidado da União de Resistentes Antifascistas Portugueses. Finalmente, a 30 de Abril, o cinema regressa ao auditório do Fórum, com a exibição de “Bom Povo Português”, um filme de Rui Simões.

Junta da Moita lembra que “Os Cravos Saíram à Rua!”

Além da Câmara Municipal, também a Junta de Freguesia da Moita está a levar a cabo uma programação dedicada a estas comemorações. Para hoje e amanhã, entre as 20 e as 22h00, está prevista a realização de um espectáculo itinerante por esta vila, em carro de Vídeo Mapping Móvel, sonorizado, com acção teatral pelo Grupo de Teatro Artelier.

No sábado, à mesma hora, a animação musical itinerante prossegue naquela freguesia com o Grupo “Zeca Saiu à Rua”. As iniciativas terminam no próximo dia 30, das 20 às 22h00, com uma nova animação musical itinerante pela Moita com a actuação de Tony da Costa.

- PUB -

Mais populares

GNR desmantela maior rede de tráfico de amêijoa do Tejo em mega-operação com 200 militares

Operação resultou na detenção de seis homens e duas mulheres e na apreensão de 120 mil euros, 22 veículos e 14 embarcações   Um grupo de...

Luís Maurício: “Vamos fazer tudo para criar a polícia municipal”

Cabeça-de-lista do Chega à Câmara de Setúbal diz que concelho é inseguro e quer videovigilância em certas zonas da cidade   Luís Maurício, de 42 anos,...

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...
- PUB -