25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraCâmara de Sesimbra apresenta projectos de valorização da Capela de São Sebastião...

Câmara de Sesimbra apresenta projectos de valorização da Capela de São Sebastião e do Cabo Espichel

Francisco Jesus estima que “daqui a um ano a intervenção na capela esteja concluída”

 

- PUB -

No domingo, por ocasião do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a Câmara Municipal de Sesimbra realizou uma visita técnica às obras a decorrer na Capela de São Sebastião e no Cabo Espichel, duas intervenções que fazem parte do trabalho de preservação do património e da memória colectiva do concelho, a par de outras realizadas, por exemplo, na Fortaleza de Santiago e na Moagem de Sampaio.

“Aproveitámos o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, e assinalámos aquilo que tem também sido uma aposta do município de reabilitação do património em todo o concelho, não apenas do ponto de vista daquilo que é a recuperação da memória colectiva, da história e das tradições e do próprio património edificado, mas sobretudo também com uma visão turística desta reabilitação”, refere Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra.

“A Capela de São Sebastião é o último edifício histórico que faltava reabilitar na vila de Sesimbra e vamos esperar que daqui a um ano esta intervenção esteja concluída”, adianta.

- PUB -

Esta segunda-feira, no seguimento desta iniciativa, os arquitectos do município Armindo Pombo e Mariana Quaresma realizaram a apresentação dos dois projectos numa sessão online, via Teams, na qual partilharam o trabalho desenvolvido até ao momento e explicaram o que ainda há por fazer.

De acordo com o arquitecto, a intervenção na Capela de São Sebastião, junto ao cemitério sesimbrense, vai permitir recuperar aquele que é “um dos edifícios mais antigos de Sesimbra” e marca a passagem da povoação do Castelo para a Póvoa de Sesimbra. A obra em curso, justificada pelo “simbolismo e valor histórico do edifício”, prevê a consolidação estrutural de todas as paredes, a colocação de novos revestimentos, a reposição do arco em cantaria para capela-mor, a execução da cobertura em telha tradicional com o tecto interior em madeira, o restauro das cantarias do portal, coro alto e cunhais, e colocação de pavimento tradicional.

Neste espaço, será ainda criada uma nova capela mortuária e um jardim interior com vista privilegiada sobre o vale e a vila. No que diz respeito à obra de valorização do Santuário do Cabo Espichel, a recente intervenção da autarquia no Santuário, orçada em cerca de um milhão de euros, permitiu restaurar o aqueduto setecentista, numa distância de cerca de dois quilómetros e meio, desde a Mãe d’Água, na Azoia, até ao Cabo.

- PUB -

Da intervenção fizeram também parte o arranjo e reordenamento do estacionamento e o recinto da Casa da Água, restaurada pela Câmara Municipal em 2017. Todas as intervenções foram feitas em colaboração com a Direcção-Geral do Património Cultural.

No final da sessão de segunda-feira à tarde, Odete Graça, presidente da Assembleia Municipal, destaca a importância da realização destas visitas que o município de Sesimbra tem vindo a realizar recentemente e a sua complementaridade com a apresentação dos trabalhos e desafia os alunos sesimbrenses, que “têm no aqueduto do Cabo Espichel um aspecto importante de investigação”, a realizar “um estudo particular que o caso merece”.

A opinião é corroborada pelo arquitecto Armindo Pombo, que reconhece também a importância de “documentar este trabalho para futuras investigações”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -