21 Janeiro 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCâmara Municipal celebra elevação de Setúbal a cidade com lançamento de livro...

Câmara Municipal celebra elevação de Setúbal a cidade com lançamento de livro dedicado ao concelho

Assinalado ontem 161.º aniversário. Dia ficou igualmente marcado pela inauguração da renovada Sala do Município e pela habitual cerimónia de hastear da bandeira

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Setúbal dedicou o dia de ontem à celebração do 161.º aniversário da elevação de Setúbal a cidade, com as comemorações centradas no lançamento de um livro que retrata o concelho e na inauguração da renovada Sala do Município.

O dia começou com a “habitual cerimónia de hastear da bandeira do município em frente dos Paços do Concelho, antecedida por um momento em que João Mendonza cantou o Hino do Município”, começou por explicar a edilidade em comunicado. Em seguida, a autarquia procedeu à abertura oficial do restaurado espaço, “resultado de um projecto de transformação liderado pela Câmara Municipal”.

A sua remodelação “incluiu a colocação de um ecrã táctil multimédia, com componente pedagógica e pelo qual os visitantes são conduzidos pela história de Setúbal”. Na Sala do Município permanecem representados “os cerca de 50 presidentes da autarquia, de 1733 à actualidade, que contribuíram para a construção da identidade setubalense, e a simbologia do brasão e das medalhas honoríficas, bem como as relações de cooperação com vários países”.

- PUB -

Embora agora esteja aberta “aos visitantes, apresente aquisições recentes e mostre peças que já estavam neste espaço, o que principalmente distingue a sala é, além do aumento da área, o aproveitamento da luminosidade natural, o melhoramento do tom das paredes, que acentua a cor do município, a preservação de documentos antigos e o novo mobiliário”.

Para a sua ampliação foi necessário transferir a loja Coisas de Setúbal, anteriormente situada junto da entrada principal dos Paços do Concelho, para a Casa do Turismo, com o objectivo de expor no local “os prémios recebidos nos últimos anos”.

“Estes prémios estavam concentrados na Casa da Baía. Já estavam muito apertados. De facto, merecem ser vistos porque fazem parte do orgulho setubalense”, esclareceu Maria das Dores Meira, presidente da autarquia, durante a inauguração do espaço, acompanhada pelo executivo municipal, pelo presidente da Assembleia Municipal, André Martins, e pelos presidentes de juntas de freguesia.

- PUB -

As comemorações de mais um aniversário continuaram com a divulgação da nova publicação da autarquia, intitulada “Sabia Que?…”, livro no qual se encontram “compilados factos, curiosidades e acontecimentos ocorridos no concelho desde que há registos”. “Está aqui uma série de curiosidades extremamente importantes que acho que devem ficar na memória dos setubalenses e que faziam parte da tradição oral”, sublinhou a autarca.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pinhalnovense sem jogadores para jogar fez falta de comparência

A 12.ª jornada do Campeonato de Portugal ficou marcada pela falta de comparência do Pinhalnovense no jogo que deveria disputar em casa com o...

Vereador diz que cães vadios fogem com crânios na boca e acusa PS de tratar mal os vivos e pior os mortos

João Afonso volta a criticar serviço nos cemitérios. Autarca do PSD denuncia ossadas lavadas em tanques da roupa e colocadas em caixas de fruta a secar. Nuno Canta diz que é fantasia

Pinhalnovense não tem jogadores para ir a jogo no próximo domingo

No Campeonato de Portugal a situação está muito complicada para os clubes da região porque o Barreirense está numa posição delicada na tabela classificativa...
- PUB -