4 Dezembro 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalUtentes dizem que Saúde no concelho atingiu limiar crítico e enviam exigências...

Utentes dizem que Saúde no concelho atingiu limiar crítico e enviam exigências a Marcelo e António Costa

Tribuna pública também contou com autarcas e profissionais de saúde. Reivindicam mais recursos e meios humanos

 

- PUB -

Cerca de uma centena de pessoas participaram na concentração promovida sexta-feira, 16, pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Alcácer do Sal, junto ao Centro de Saúde local. Utentes, autarcas e profissionais de saúde intervieram na tribuna pública, que motivou a elaboração de uma resolução com um conjunto de exigências a remeter ao Presidente da República e ao primeiro-ministro, entre outros.

“Neste momento, verificamos que os serviços de Saúde no Concelho de Alcácer do Sal atingiram um limiar crítico, que diminui o acesso da população a cuidados de saúde, condignos e de qualidade”, pode ler-se na resolução.

Os utentes consideram “intolerável” que existam pessoas “à espera de consultas ou cirurgias no Hospital do Litoral Alentejano (HLA) há mais de 400 dias” e que o “Serviço de Urgência Pediátrica do HLA seja assegurado por médicos não especialistas em Pediatria”. Entre outras críticas, adiantam que é “inaceitável” serem “as empresas de trabalho temporário a assegurar o Serviço de Urgência” do referido hospital.

- PUB -

No documento, exigem “médico e enfermeiro de família para todos”, a “redução da lista de utentes de 1900 para 1500 por cada médico de família”, a “realização de exames complementares de diagnóstico no Centro de Saúde de Alcácer do Sal (análises clínicas)”, bem como “consultas médicas nas extensões de saúde, com a periodicidade de no mínimo uma vez por semana”. Além disso, reclamam de igual modo “a reabertura das extensões de saúde de Barrancão e Montevil”, a “colocação urgente da Ambulância de Suporte Imediato de Vida no Centro de Saúde de Alcácer do Sal” e a afectação de “médicos pediatras” ao Serviço de Urgência Pediátrica do HLA.

O “cumprimento integral dos tempos máximos de resposta garantidos nas consultas e cirurgias em toda a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano” assim como a “contratação de médicos, enfermeiros, assistentes operacionais, assistentes técnicos, técnicos de diagnóstico e terapêutica, entre outros, em número suficiente para as necessidades existentes” são outras das reivindicações apresentadas no documento.

- PUB -

A resolução da Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Alcácer do Sal vai ser enviada ainda ao presidente da Assembleia da República, à ministra da Saúde, aos grupos parlamentares, à Administração Regional de Saúde do Alentejo, à Administração da ULSLA, à Comunidade Intermunicipal do Alenbtejo Litoral e órgãos autárquicos de Alcácer.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Demolição de edifício obriga a encerrar troço da Estrada de Palmela

Operação na via pública acontece no troço compreendido entre a Praça Tratado de Roma e o acesso rodoviário ao estabelecimento de restauração McDonald’s.
- PUB -