27 Setembro 2023, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalUtentes dizem que Saúde no concelho atingiu limiar crítico e enviam exigências...

Utentes dizem que Saúde no concelho atingiu limiar crítico e enviam exigências a Marcelo e António Costa

Tribuna pública também contou com autarcas e profissionais de saúde. Reivindicam mais recursos e meios humanos

 

- PUB -

Cerca de uma centena de pessoas participaram na concentração promovida sexta-feira, 16, pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Alcácer do Sal, junto ao Centro de Saúde local. Utentes, autarcas e profissionais de saúde intervieram na tribuna pública, que motivou a elaboração de uma resolução com um conjunto de exigências a remeter ao Presidente da República e ao primeiro-ministro, entre outros.

“Neste momento, verificamos que os serviços de Saúde no Concelho de Alcácer do Sal atingiram um limiar crítico, que diminui o acesso da população a cuidados de saúde, condignos e de qualidade”, pode ler-se na resolução.

Os utentes consideram “intolerável” que existam pessoas “à espera de consultas ou cirurgias no Hospital do Litoral Alentejano (HLA) há mais de 400 dias” e que o “Serviço de Urgência Pediátrica do HLA seja assegurado por médicos não especialistas em Pediatria”. Entre outras críticas, adiantam que é “inaceitável” serem “as empresas de trabalho temporário a assegurar o Serviço de Urgência” do referido hospital.

- PUB -

No documento, exigem “médico e enfermeiro de família para todos”, a “redução da lista de utentes de 1900 para 1500 por cada médico de família”, a “realização de exames complementares de diagnóstico no Centro de Saúde de Alcácer do Sal (análises clínicas)”, bem como “consultas médicas nas extensões de saúde, com a periodicidade de no mínimo uma vez por semana”. Além disso, reclamam de igual modo “a reabertura das extensões de saúde de Barrancão e Montevil”, a “colocação urgente da Ambulância de Suporte Imediato de Vida no Centro de Saúde de Alcácer do Sal” e a afectação de “médicos pediatras” ao Serviço de Urgência Pediátrica do HLA.

O “cumprimento integral dos tempos máximos de resposta garantidos nas consultas e cirurgias em toda a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano” assim como a “contratação de médicos, enfermeiros, assistentes operacionais, assistentes técnicos, técnicos de diagnóstico e terapêutica, entre outros, em número suficiente para as necessidades existentes” são outras das reivindicações apresentadas no documento.

- PUB -

A resolução da Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Alcácer do Sal vai ser enviada ainda ao presidente da Assembleia da República, à ministra da Saúde, aos grupos parlamentares, à Administração Regional de Saúde do Alentejo, à Administração da ULSLA, à Comunidade Intermunicipal do Alenbtejo Litoral e órgãos autárquicos de Alcácer.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Setúbal no doutoramento de Diogo Ferreira

Tese do historiador sadino foi obteve a classificação máxima 
- PUB -