28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalDocumentário em bairro de Setúbal dá a conhecer programa a partir da...

Documentário em bairro de Setúbal dá a conhecer programa a partir da arte como factor integrador

Alunos da Universidade do Porto ouviram moradores e captaram imagens dos cinco bairros do concelho

- PUB -

 

O programa municipal “Nosso Bairro, Nossa Cidade” recebeu esta semana a visita de dois alunos da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, cujo objectivo passou pela auscultação dos moradores e pela captação de imagens sobre a arte como factor integrador para posterior edição e produção de um documentário.

As acções de intervenção através da arte que têm acontecido ao longo dos vários anos do programa, fruto da vontade e organização dos moradores, estiveram assim no centro das atenções. Também o plano desta visita foi traçado pelas comissões de moradores dos bairros do programa, em articulação com os técnicos municipais.

- PUB -

Para além de os moradores terem transmitido o seu “testemunho da experiência do programa ‘Nosso Bairro, Nossa Cidade’ nos projectos onde a arte é a expressão pela qual a sua organização de acção se manifesta”, foram realizadas visitas às empenas de arte urbana e ao espaço “Nossa Casinha” na Alameda das Palmeiras, à escultura do Renascer do Forte da Bela Vista, passando também pela Associação Garrrbage e pelo “Espaço da Quinta”, na Quinta de Santo António.

Quando pronto, o trabalho destes estudantes, um documentário sobre a intervenção pela arte no programa, será partilhado nas redes sociais “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, constituindo, de acordo com o município setubalense, “mais uma evidência do caminho e dos resultados desta estratégia de participação popular”.

Face ao contexto pandémico que vivemos, os moradores não puderam concretizar o habitual acolhimento aos visitantes do programa mas garantem que “logo que possível os estudantes vão regressar à Bela Vista para um almoço partilhado por todos”.

- PUB -

Empena do espaço da Quinta de Santo António pintada no final do mês

De acordo com o vereador Carlos Rabaçal, a intervenção na empena do espaço NBNC da Quinta de Santo António, que terá lugar entre 28 de Abril e 1 de Maio e se insere nas comemorações do 25 de Abril, acontece “por vontade e decisão dos moradores e dará um contributo essencial para mudar o olhar e aumentar a confiança do bairro e de todo o território da Bela Vista”.

Os moradores sugeriram que o trabalho fosse realizado pelo grupo Explicit Citizens, constituído por João Murta e David Martins, filho de um morador do bairro, que têm vindo a desenvolver várias intervenções de arte urbana na cidade. Em conjunto, moradores, artistas e técnicos municipais decidiram que seria pintada uma amendoeira, uma vez que o Espaço da Quinta se situa na Praceta das Amendoeiras. Neste mesmo processo, foi ainda aprovado o logótipo do espaço, que também ficará representado na empena.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -