11 Maio 2021, Terça-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Documentário em bairro de Setúbal dá a conhecer programa a partir da...

Documentário em bairro de Setúbal dá a conhecer programa a partir da arte como factor integrador

Alunos da Universidade do Porto ouviram moradores e captaram imagens dos cinco bairros do concelho

- PUB -

 

O programa municipal “Nosso Bairro, Nossa Cidade” recebeu esta semana a visita de dois alunos da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, cujo objectivo passou pela auscultação dos moradores e pela captação de imagens sobre a arte como factor integrador para posterior edição e produção de um documentário.

As acções de intervenção através da arte que têm acontecido ao longo dos vários anos do programa, fruto da vontade e organização dos moradores, estiveram assim no centro das atenções. Também o plano desta visita foi traçado pelas comissões de moradores dos bairros do programa, em articulação com os técnicos municipais.

- PUB -

Para além de os moradores terem transmitido o seu “testemunho da experiência do programa ‘Nosso Bairro, Nossa Cidade’ nos projectos onde a arte é a expressão pela qual a sua organização de acção se manifesta”, foram realizadas visitas às empenas de arte urbana e ao espaço “Nossa Casinha” na Alameda das Palmeiras, à escultura do Renascer do Forte da Bela Vista, passando também pela Associação Garrrbage e pelo “Espaço da Quinta”, na Quinta de Santo António.

Quando pronto, o trabalho destes estudantes, um documentário sobre a intervenção pela arte no programa, será partilhado nas redes sociais “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, constituindo, de acordo com o município setubalense, “mais uma evidência do caminho e dos resultados desta estratégia de participação popular”.

Face ao contexto pandémico que vivemos, os moradores não puderam concretizar o habitual acolhimento aos visitantes do programa mas garantem que “logo que possível os estudantes vão regressar à Bela Vista para um almoço partilhado por todos”.

- PUB -

Empena do espaço da Quinta de Santo António pintada no final do mês

De acordo com o vereador Carlos Rabaçal, a intervenção na empena do espaço NBNC da Quinta de Santo António, que terá lugar entre 28 de Abril e 1 de Maio e se insere nas comemorações do 25 de Abril, acontece “por vontade e decisão dos moradores e dará um contributo essencial para mudar o olhar e aumentar a confiança do bairro e de todo o território da Bela Vista”.

Os moradores sugeriram que o trabalho fosse realizado pelo grupo Explicit Citizens, constituído por João Murta e David Martins, filho de um morador do bairro, que têm vindo a desenvolver várias intervenções de arte urbana na cidade. Em conjunto, moradores, artistas e técnicos municipais decidiram que seria pintada uma amendoeira, uma vez que o Espaço da Quinta se situa na Praceta das Amendoeiras. Neste mesmo processo, foi ainda aprovado o logótipo do espaço, que também ficará representado na empena.

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Luís Maurício: “Vamos fazer tudo para criar a polícia municipal”

Cabeça-de-lista do Chega à Câmara de Setúbal diz que concelho é inseguro e quer videovigilância em certas zonas da cidade   Luís Maurício, de 42 anos,...

Porto de Setúbal: Tersado recebe grua de última geração

A nova grua está optimizada para navios da classe Panamax, permitindo subir e descer as cargas a uma velocidade até 120 metros por minuto   A...
- PUB -