8 Maio 2021, Sábado
- PUB -
Início Local Sesimbra Francisco Jesus diz que Sesimbra vai ter uma das melhores unidades de...

Francisco Jesus diz que Sesimbra vai ter uma das melhores unidades de saúde

Prevê-se que a obra esteja terminada entre Maio e Agosto de 2022

A Câmara Municipal de Sesimbra assinalou o Dia Mundial da Saúde, 7 de Abril, com uma visita à obra de construção da Unidade de Saúde de Sesimbra e uma apresentação online do projecto pelo arquitecto responsável, Marinho Pinto.

- PUB -

Inicialmente prevista para ser repartida entre dois edifícios situados em pontos diferentes da vila, um na Rua Aníbal Esmeriz, no Largo 5 de Outubro, e o outro no antigo dispensário, na Rua Amélia Frade, a Unidade de Saúde de Sesimbra evoluiu, nas palavras do presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, “para esta solução de um edifício único, numa zona central, no coração da vila de Sesimbra, que do ponto de vista de funcionalidade, manutenção e gestão é bem melhor do que a solução inicialmente preconizada”.

Francisco Jesus define a concretização desta obra como “um anseio mais do que justificado e já antigo da população do concelho de Sesimbra e com certeza dos profissionais de saúde”, considerando que “do ponto de vista de equipamento, projecto e edifício, estão criadas todas as condições para termos uma das melhores unidades de saúde primárias que provavelmente teremos conhecido aqui à nossa volta” e assegurando que “a construção de uma nova Unidade de Saúde Familiar na Quinta do Conde será a próxima batalha” do município.

Estima-se que a obra de Sesimbra, que se encontra neste momento acima dos 10 por cento de execução, esteja pronta entre Maio e Agosto do próximo ano. No que diz respeito à acessibilidade, o presidente sesimbrense disse ainda que “com o previsível reforço do transporte público no concelho, em 2022, prevê-se que a futura unidade de saúde venha a ser servida por carreiras regulares de autocarros”.

- PUB -

Para além de uma elevada eficiência energética, o novo edifício terá ainda uma zona de estacionamento, com cerca de 100 lugares, no Largo do Calvário, para utentes e viaturas de emergência, bem como espaço para tomada e largada de pessoas.

Depois de ter dado a conhecer o processo desde o início, as características do novo equipamento e o enquadramento do mesmo com o Bairro dos Pescadores e com o Largo do Calvário, o arquitecto Marinho Pinto explicou também como vai acontecer a requalificação do Morro do Calvário, com a criação de um espaço interpretativo que dá a conhecer a história do local. Será realizada a reabilitação da base do cruzeiro, a reconstrução da escada e a pavimentação do percurso, com uma árvore centenária, protecção arbustiva e iluminação do percurso.

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Sindicato não aceita aumentos de salários propostos pela administração da Autoeuropa

Administração da fábrica da Volkswagen em Palmela quer acordo que prevê aumentos salariais a três anos em função da taxa de inflação, sindicato contesta

Empresa dedicada à comercialização de canábis chega a Setúbal com nova unidade no parque BlueBiz

Espaço servirá para pós-colheita da planta medicinal. Produtora escolheu a cidade sadina “por possuir excelentes acessibilidades e oferecer flexibilidade nas suas instalações”   A empresa Clever...
- PUB -