26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalPresidente da República em Azeitão para inauguração de Casa-Memória Joana Luísa e...

Presidente da República em Azeitão para inauguração de Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama

Este sábado, Marcelo Rebelo de Sousa marcará presença na inauguração da Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, espaço que homenageia a relação entre os dois e a vida e a obra do poeta da Arrábida, em Vila Nogueira de Azeitão.

- PUB -

No que dia em que Sebastião da Gama completaria 97 anos se fosse vivo, serão, pelas 16h00, depositadas como habitualmente flores junto à sua estátua na Praça da República, o Rossio de Vila Nogueira de Azeitão, seguindo-se, às 16h15, a romagem ao cemitério de Azeitão com deposição de flores na sepultura de Sebastião da Gama.

O programa segue com a inauguração oficial da Casa-Memória, pelas 16h30, resultado de um protocolo de cooperação entre o município setubalense, a Junta de Freguesia azeitonense e a Associação Cultural Sebastião da Gama, que tem como objectivos a promoção do conhecimento da vida e da obra do poeta.

Depois de ter sido alvo de obras de requalificação, levadas a cabo pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Junta de Freguesia de Azeitão, a casa onde viveu a viúva de Sebastião da Gama abre agora portas, enquanto Casa-Memória, na Rua José Augusto Coelho, num imóvel doado em testamento por Joana Luísa à Associação Cultural Sebastião da Gama.

- PUB -

O poeta, professor e pedagogo faleceu quando tinha 27 anos, vítima de tuberculose, deixando uma vasta obra. Recentemente, o “Diário”, de 1949/1950, onde Sebastião da Gama anotava “questões relacionadas com a disciplina de Português e ensinamentos para a vida” foi traduzido para italiano por Maria Antonietta Rossi. A obra, que conta ainda com prefácio de João Reis Ribeiro, foi apresentada em Itália, num encontro virtual, no final do mês de Março.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -