4 Dezembro 2021, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalPresidente da República em Azeitão para inauguração de Casa-Memória Joana Luísa e...

Presidente da República em Azeitão para inauguração de Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama

Este sábado, Marcelo Rebelo de Sousa marcará presença na inauguração da Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, espaço que homenageia a relação entre os dois e a vida e a obra do poeta da Arrábida, em Vila Nogueira de Azeitão.

- PUB -

No que dia em que Sebastião da Gama completaria 97 anos se fosse vivo, serão, pelas 16h00, depositadas como habitualmente flores junto à sua estátua na Praça da República, o Rossio de Vila Nogueira de Azeitão, seguindo-se, às 16h15, a romagem ao cemitério de Azeitão com deposição de flores na sepultura de Sebastião da Gama.

O programa segue com a inauguração oficial da Casa-Memória, pelas 16h30, resultado de um protocolo de cooperação entre o município setubalense, a Junta de Freguesia azeitonense e a Associação Cultural Sebastião da Gama, que tem como objectivos a promoção do conhecimento da vida e da obra do poeta.

Depois de ter sido alvo de obras de requalificação, levadas a cabo pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Junta de Freguesia de Azeitão, a casa onde viveu a viúva de Sebastião da Gama abre agora portas, enquanto Casa-Memória, na Rua José Augusto Coelho, num imóvel doado em testamento por Joana Luísa à Associação Cultural Sebastião da Gama.

- PUB -

O poeta, professor e pedagogo faleceu quando tinha 27 anos, vítima de tuberculose, deixando uma vasta obra. Recentemente, o “Diário”, de 1949/1950, onde Sebastião da Gama anotava “questões relacionadas com a disciplina de Português e ensinamentos para a vida” foi traduzido para italiano por Maria Antonietta Rossi. A obra, que conta ainda com prefácio de João Reis Ribeiro, foi apresentada em Itália, num encontro virtual, no final do mês de Março.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -