25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalSeixal debate hoje Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz através...

Seixal debate hoje Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz através de plataforma online

O presidente da câmara do Seixal defende o desporto como um meio para criar pontes de união e paz entre as nações

- PUB -

No âmbito do Movimento Municípios pela Paz realiza-se hoje, terça-feira, um webinar que assinala o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz, nesta mesma data (6 de Abril). Organizado pela Câmara do Seixal, este debate será moderado pela vereadora Manuela Calado e será dedicado a avaliar o papel do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz.

“A prática desportiva é uma forma não só de nos mantermos sãos física e mentalmente, mas é também um meio privilegiado de contacto entre concelhos, regiões, países e povos diferentes. Por isso, entendemos que o desporto é mais um meio para criar pontes e conseguir atingir a união e a paz entre as nações”, analisa Joaquim Santos, presidente da Câmara do Seixal e coordenador do Movimento Municípios pela Paz.

A decorrer em plataforma online, a partir das 15h00, entre os temas abordados no debate vão estar o desporto olímpico e paralímpico, em que será discutido o “impacte da pandemia na preparação olímpica”. Ilda Figueiredo, presidente da direcção do Conselho Português para a Paz e Cooperação, terá a seu cargo a abertura da sessão, cabendo ao presidente da Câmara Municipal do Seixal, presidir ao encerramento da mesma.

- PUB -

Em 2013 a assembleia-geral da ONU declarou 6 de Abril como o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz, criando um vínculo histórico com os primeiros Jogos Olímpicos modernos, realizados em 1896.

Esta decisão representou um passo significativo no reconhecimento do poder transformador do desporto e do seu grande potencial no avanço de mudanças sociais positivas. Desde a sua criação, muitas organizações comemoram neste dia o papel do desporto na sociedade e o seu poder promotor de diálogo, de compreensão e contributo inestimável para a inclusão social e a paz. Nesse sentido, o Movimento Municípios pela Paz integra, na sua carta de compromissos, a comemoração desta data.

 

- PUB -

Programa

O debate sobre “O Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz” tem a sessão de abertura marcada para as 15h00, com a intervenção de Ilda Figueiredo, presidente da direcção do Conselho Português para a Paz e Cooperação.

Às 15h10, é feita a introdução e desenvolvimento do tema do webinar com a moderação da vereadora da Câmara do Seixal Manuela Calado. Participam Leonor Moniz Pereira, professora na Faculdade de Motricidade Humana, Maria Machado, gestora de projeto no Comité Olímpico, José Manuel Lourenço, presidente do Comité Paralímpico que vai intervir sobre “A inclusão desportiva nos Jogos Paralímpicos”. Intervém ainda Nader Jaiosy, seleccionador nacional da Palestina, para abordar a temática “Quando a paz não está presente: participação e preparação dos atletas palestinos”. O debate finaliza com António Fortuna, director técnico nacional da Federação de Triatlo de Portugal.

As conclusões são apresentadas às 16h40 por Isabel Costa, directora do Departamento de Desporto da Câmara Municipal do Seixal.

O encerramento está previsto para 16h45, com as intervenções de Nadir Abuznaid, embaixador da Palestina e de Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal e coordenador do Movimento de Municípios pela Paz.

O acesso à participação é gratuito e através do site da Câmara do Seixal.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -