10 Maio 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Moita Moita comemora aniversário do 25 de Abril com sessão solene na Praça...

Moita comemora aniversário do 25 de Abril com sessão solene na Praça da República

Histórias, leituras, dança e música itinerante integram programação

 

- PUB -

O município da Moita assinala este ano o 47º aniversário da Revolução dos Cravos, com uma sessão solene comemorativa desta data, no dia 25, pelas 10h30, na Praça da República, frente ao edifício dos Paços do Concelho, com a restante programação cultural a decorrer essencialmente online já a partir desta sexta-feira.

O programa inclui música itinerante por todo o concelho, com a realização da iniciativa “Ruas da Liberdade” e a partilha de histórias e poemas alusivos a esta comemoração.

Neste âmbito, para amanhã, às 11h00 e numa iniciativa dedicada às crianças e famílias, as “Histórias que nos Ligam” vão debruçar-se sobre a obra “A Montanha de Livros Mais Alta do Mundo”, escrita por Rocio Bonillo e transmitida na rede social facebook.com/bmbjc, integrada no âmbito do Dia do Livro Infanto-Juvenil.

- PUB -

À mesma hora, no dia 10, o programa inclui a realização da iniciativa “Sábados a Ler em Família”, nas instalações da Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira, com uma sessão dedicada à obra “Os Dois Corvos”, da autoria de Aldous Huxley, com entrada gratuita e mediante marcação prévia, limitada à participação de um total de nove crianças.

Entretanto, a 14 de Abril e pelas 14h30, a ‘Poesia Continua’ com “Elevação”, do livro “Poemas da Madrugada”, de José Rosa Figueiredo, na referida rede social, a par da leitura de “A Verdadeira Liberdade”, de Álvaro de Campos, pelas 11h00. Para dia 21 está ainda prevista, pelas 14h00, a leitura de “Mulheres de Abril” de Maria Teresa Horta, seguindo-se a 23, às 15h00, “Eu Sou Português Aqui” de José Fanha.

No segundo ano marcado pela pandemia, a autarquia moitense volta a dar destaque às “Histórias que nos Ligam”, nos dias 20, 21 e 22, às 16h00, com a leitura de “Era uma vez um cravo”, de José Jorge Letria, e de “O Romance do 25 de Abril”, da autoria de João Pedro Mésseder, ilustrado por Alex Gozblau.

- PUB -

A manhã do dia 24, entre as 11 e as 12h30, ficará marcada pela apresentação do livro “Companhia Mefisteatro – As Estranhas Estórias” e pela exibição do filme “Dr. Jerónimo”, numa sessão presencial gratuita que vai decorrer no café-concerto do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, com lotação limitada a 15 pessoas, mediante reserva antecipada a partir do próximo dia 20.

Para 22 de Abril, às 11h00, “Está na Hora da Leitura” vai lembrar a obra “Vinte Cinco a Sete Vozes” da escritora Alice Vieira, sendo que, no dia seguinte e à mesma hora, terá lugar online uma sessão com a contadora de histórias Bru Junça. Dia 24, durante a tarde, a leitura prossegue com “Saudades… não têm conto! Cartas da prisão para o meu filho Tóino”, de António Dias Lourenço.

Dança e música itinerante animam população

A dança também não ficou de fora desta programação, com “Dias Contados”, de Elizabete Francisca, na noite do dia 23, pelas 20h30, no Fórum Cultural. Também neste caso, o espectáculo de 70 minutos, destinado a maiores de seis anos e de entrada gratuita, está dependente de reserva antecipada a partir de dia 20, com lotação limitada, sendo periodicamente avaliado de acordo com as indicações da Direcção-Geral de Saúde.

Na manhã do dia 25, altura em que decorrerá a sessão comemorativa no centro da vila da Moita, haverá música itinerante em vários locais do concelho com o evento “Ruas da Liberdade”. Das 10 às 13h00, a Biblioteca da Baixa da Banheira acolhe ainda a actividade de animação “Poesias de Abril”, baseada no livro de José Vaz “No dia em que as flores mudaram de sítio”, que incluirá uma actuação do Grupo Coral “O Sobreiro”.

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Sindicato não aceita aumentos de salários propostos pela administração da Autoeuropa

Administração da fábrica da Volkswagen em Palmela quer acordo que prevê aumentos salariais a três anos em função da taxa de inflação, sindicato contesta

Empresa dedicada à comercialização de canábis chega a Setúbal com nova unidade no parque BlueBiz

Espaço servirá para pós-colheita da planta medicinal. Produtora escolheu a cidade sadina “por possuir excelentes acessibilidades e oferecer flexibilidade nas suas instalações”   A empresa Clever...
- PUB -