19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSebastião da Gama vai além-fronteiras com apresentação oficial do seu “Diário” em...

Sebastião da Gama vai além-fronteiras com apresentação oficial do seu “Diário” em Itália

Obra do “Poeta da Arrábida” foi traduzida para italiano por Maria Antonietta Rossi, contando com prefácio do professor João Reis Ribeiro

 

- PUB -

O “Diário” de Sebastião da Gama foi ontem oficialmente apresentado em Itália, em encontro virtual, depois da linguista textual Maria Antonietta Rossi ter traduzido nos últimos meses a obra do “Poeta da Arrábida” para italiano. Perante o olhar atento de 41 pessoas, divididas entre os dois países, o professor e Mestre em Estudos Portugueses João Reis Ribeiro, autor do prefácio do livro, deu início à sua intervenção.

“Muitos excertos desta obra poderíamos ir buscar para testemunhar o entendimento que o jovem Sebastião, com 24 anos quando começou o Diário, tinha do que era ser professor ou das estratégias que seguiu para superar o quotidiano na sua relação com os alunos. De tal forma que esta obra espelha a reflexão e a busca de soluções com que um professor se confronta no espaço de uma aula”, começou por explicar.

Em seguida, deu a conhecer o testemunho de Gabriel Fernandes, um dos 31 alunos a entrar na narrativa. “A nós, leitores de hoje, que não tivemos o privilégio de conviver com Sebastião da Gama, impressiona-nos a precisão da análise e o registo fresco que a memória de Gabriel Fernandes mantinha, 56 anos depois das vivências a que se referia. Sebastião da Gama fora um professor marcante, que lançara sementes, que acompanhara a plantação, num jeito muito prático e muito seu de estar próximo e de se tornar presente”, revelou.

- PUB -

No entanto, no “Diário”, escrito entre “11 de Janeiro de 1949 e Março de 1950”, constam “não apenas questões relacionadas com a disciplina de Português que preencheram as páginas de Sebastião da Gama”, mas “também os ensinamentos para a vida, naquela margem que acontece fora das aulas”, esclareceu João Reis Ribeiro.

Para o professor, “o trabalho levado a cabo por Maria Antonietta Rossi, ao traduzir este “Diário”, é louvável”, uma vez que “aproxima as culturas portuguesa e italiana, divulga um testemunho que, apesar dos setenta anos que sobre ele passaram, continua a ser pertinente e válido e confere a Sebastião da Gama um estatuto que ele merece, chamando a atenção para a sua importância na educação da sensibilidade estética e na cultura portuguesa”.

- PUB -

A partir de Itália, intervieram igualmente Salvatore Patera, Mariagrazia Russo e Maria Serena Felici, da Università degli Studi Internazionali di Roma, Cristina Rosa, da Università degli Studi della Tuscia, e Fabrizio Bagatti, responsável pela Lorenzo De’ Medici Press, empresa que procedeu à tradução da obra.

Inauguração da Casa-Memória em contagem decrescente

A Casa-Memória em homenagem à paixão de Joana Luísa e Sebastião da Gama está a poucos dias de ser inaugurada, depois da habitação onde a viúva do poeta residiu, em Azeitão, ter recebido obras de reabilitação.

Os trabalhos, executados numa parceria entre a Câmara Municipal de Setúbal, a Junta de Freguesia de Azeitão e a Associação Cultural Sebastião da Gama, vão, assim, ser oficialmente apresentados no dia 10 de Abril.

O programa começa pelas 16h00, com a deposição de flores na estátua de Sebastião da Gama, situada na Praça da República (Rossio), em Vila Nogueira de Azeitão. Pelas 16h15, por sua vez, dá-se início a uma romagem com destino ao Cemitério de Azeitão, para colocação de um ramo na sepultura do poeta.

A inauguração da Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama acontece em seguida, pelas 16h30, momento esperado há largos meses. No local passam a estar expostos todos os manuscritos de Sebastião da Gama, assim como as medalhas que recebeu após a sua morte, em 1952.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -