19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaFederação Portuguesa de Dadores de Sangue presta homenagem a Álvaro Amaro

Federação Portuguesa de Dadores de Sangue presta homenagem a Álvaro Amaro

Autarca é dador regular e tem contribuído para dinâmica da causa no concelho

- PUB -

Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Palmela, recebeu este fim-de-semana o ‘Coração de Serviços Distintos’ da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) pelo contributo que tem dado, como dador e como autarca, à causa da dádiva de sangue.

“Em nome de todas as vidas que salvou, agradecemos o seu altruísmo”, transmitiu a presidente do Instituto Português do Sangue, em mensagem enviada à sessão de homenagem promovida pela FEPODABES na Biblioteca Municipal de Palmela, integrada no Dia Nacional do Dador de Sangue.

Com 59 anos de idade, Álvaro Amaro, que já deu sangue mais de 40 vezes, tornou-se dador por ocasião de um problema de saúde da mãe e, como autarca, tem contribuído para a dinâmica e visibilidade desta causa. A federação agradeceu o apoio do município e destacou a existência de três associações de dadores de sangue no concelho, no Pinhal Novo, Palmela e Poceirão.

- PUB -

“O Dr. Álvaro Amaro é um emblema que podemos levar para todo o país”, disse Alberto Mota, presidente da FEPODABES. O responsável referiu ainda que a direcção da federação fez questão prestar esta homenagem antes de terminar o mandato, cujo final está por dias.

O homenageado agradeceu “humildemente” a distinção, dizendo que é apenas “um entre muitos” e assegurou a continuação do seu “incondicional apoio” à causa e às associações de dadores. Álvaro Amaro enalteceu o papel da federação e das associações, pelo “mérito incontestável” e pela “resiliência” que têm mostrado.

“Se não fossem as associações, as minhas dádivas e as de outros seriam intermitentes”, reconheceu o autarca para quem o concelho deve “orgulhar-se das três associações de dadores” e do trabalho que os seus dirigentes e voluntários fazem.

- PUB -

Para Ana Teresa Vicente, presidente da Assembleia Municipal, o reconhecimento feito a Álvaro Amaro é “inteiramente justo” porque se trata de “um exemplo de autarca do nosso país”.

A antiga presidente da Câmara Municipal também louvou e agradeceu o trabalho das associações de dadores.

 

Autarca pede a Presidente da República para agraciar dadores

Álvaro Amaro frisou que o “compromisso regular” com a dádiva de sangue é uma divida que o país tem para com as associações de dadores e defendeu que esse reconhecimento deve ser feito pelo Presidente da República.

O autarca revelou que já recomendou, ao Presidente da República, várias vezes e por diversas formas, a atribuição dessa distinção, à Federação de Dadores de Sangue, e que recebeu resposta de Belém que o assunto “não está esquecido”.

 

 

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -