20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoFutre vai receber Medalha de Ouro do Concelho 28 anos depois de...

Futre vai receber Medalha de Ouro do Concelho 28 anos depois de lhe ter sido atribuída

A atribuição da mais alta distinção do município foi decidida em 1993, pelo executivo de Jacinta Ricardo

 

- PUB -

Paulo Futre, que conquistou um lugar na História como um dos maiores futebolistas do Mundo de todos os tempos, vai receber a Medalha de Ouro do Concelho do Montijo a 14 de Agosto próximo, no Dia da Cidade. Isto, 28 anos depois de o executivo camarário presidido por Jacinta Ricardo ter decidido (na reunião de 26 de Maio de 1993) atribuir-lhe a mais alta distinção do município.

A cerimónia de entrega deveria ter sido realizada nesse mesmo ano, mas na altura Futre manifestou indisponibilidade e, mais tarde, em entrevista concedida à Revista Municipal de Junho de 2013, admitiu que a sua terra ainda não lhe tinha feito a distinção que entendia merecer. “Entregaram-me uma medalha, que não pude ir receber. Agradeço, mas isso era uma homenagem que ia ser feita a tantos outros”, disse então àquele órgão de informação institucional.

A entrega do galardão – prevista realizar-se no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida – vai agora consumar-se, depois de o antigo futebolista e maior embaixador do nome do Montijo pelos “quatro cantos do Mundo” ter garantido disponibilidade, solicitado que foi para o efeito pelo presidente da Câmara, Nuno Canta.

- PUB -

O executivo municipal aprovou, de resto, uma proposta de renovação da deliberação tomada pela Câmara em 1993. Com o merecimento e a entrega da distinção todo o executivo se mostrou de acordo. Mas quanto à renovação de uma deliberação, que nunca foi revogada, não. Carlos Jorge de Almeida, vereador da CDU, alertou Nuno Canta para o facto de “juridicamente o acto [atribuição da medalha] estar praticado” e que o mesmo “é legal e legítimo”. Ao presidente, frisou, “compete executar as deliberações da Câmara e a de 1993 deve ser cumprida”. Logo, adiantou, “basta entregar a medalha no momento e no acto solene que merece”. E reforçou: “Não faz sentido renovar uma coisa que foi decidida. Não podemos votar uma coisa que já foi votada. O senhor não é obrigado a saber de leis, precisa que o ajudem. Vai fazer má figura , cair no ridículo.”

Antes já Nuno Canta havia justificado a proposta. “Nós falhámos na entrega da medalha. As questões não foram bem resolvidas entre a Câmara e o [ex-]atleta. A Câmara guardou a medalha num cofre, mas hoje já não é aproveitável. Temos a necessidade de comprar uma nova medalha. E para não deixarmos mácula sobre os autarcas de então, renovamos esta menção honrosa”, disse o socialista, que admitiu ainda ter apresentado “desculpas” a Paulo Futre.

Carlos Jorge de Almeida e, mais à frente, o vereador do PSD, João Afonso, solicitaram que a proposta fosse retirada da ordem de trabalhos. Nuno Canta não aceitou e, para não deslustrar a deliberação, a CDU decidiu votar a favor. O documento acabou por ser aprovado por unanimidade.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -