19 Março 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraFamília vivia em vivenda na Quinta do Conde entre lixo, excrementos e...

Família vivia em vivenda na Quinta do Conde entre lixo, excrementos e animais

Situação não é a única a inquietar a freguesia

 

- PUB -

As autoridades retiraram de casa uma família que vivia em condições sanitárias desumanas numa vivenda na Quinta do Conde. Mãe, filha e neto dividiam o espaço com lixo, excrementos e animais, alguns já mortos. A criança de quatro anos foi institucionalizada, após intervenção da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens local. A mãe e a filha estão internadas no Hospital de São Bernardo, em Setúbal.

Os técnicos da empresa especializada em limpeza de locais de risco para a saúde pública que se dirigiram ao local, após solicitação do proprietário da casa, que vive fora do país há vários anos e desconhecia o que lá acontecia, dizem nunca ter visto algo assim.

A O SETUBALENSE, Vítor Antunes, presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, diz não ter tido até hoje conhecimento da situação. “Creio que se situa no Conde 1 mas a Junta de Freguesia nunca foi contactada a propósito deste assunto. Não tínhamos conhecimento”, refere. “As imagens exteriores mostram que a partir do exterior não dá para perceber o que quer que seja, não se imagina que a casa possa ter as condições que depois as imagens mostram. Foi de facto uma surpresa”, continua.

- PUB -

Esta não é no entanto situação isolada na Quinta do Conde. “Não muito longe deste primeiro caso, existe um outro semelhante, que se arrasta há mais de 20 anos e que é uma situação bastante inquietante para a Junta de Freguesia, de uma senhora de cerca de 60 anos que acumula lixo em quantidades inimagináveis. Torna-se praticamente impossível entrar dentro de casa a partir do quintal, que se encontra completamente cheio de lixo”, conta. “A Câmara Municipal de Sesimbra chegou a tirar de lá vários camiões de lixo. Acompanhei a situação de perto, desde o início, e a Junta de Freguesia fez tudo quanto era possível para tentar encontrar soluções, inclusivé envolver os seus filhos, que sentem também alguma impotência para resolver o problema da mãe”, adianta. De acordo com Vítor Antunes, a mulher passeia habitualmente pela Quinta do Conde, “sempre acompanhada por pelo menos quatro cães, à procura de lixo”. Também os vizinhos fizeram ao longo do tempo várias tentativas para ajudar a limpar o local mas sem sucesso, uma vez que até hoje continua a acumular-se lixo.

Sobre ambas as casas, o presidente quintacondense garante tratar-se de “casas novas. No caso da senhora que vive sozinha, a casa terá agora 23 anos, mas na altura foi estreada por si”.

- PUB -

Mais populares

Ajuste de contas entre jovens em escola de Setúbal com ameaça de arma branca

Rapidez de resposta de funcionário impediu ‘males maiores’. Polícia deteve suspeito, que depressa foi solto e regressou à escola

João Afonso: “Os cidadãos do distrito olham para o PSD como uma espécie de primo direito do PS”

O social-democrata considera que o partido sofreu o maior golpe político da sua história na região. E lança duras críticas à distrital

Um nome incontornável da nova música portuguesa

‘A Garota Não’ foi a escolha do público para Figura do Ano na categoria de Cultura
- PUB -