23 Setembro 2023, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalDefesa pede absolvição dos arguidos no caso do derrame de combustível em...

Defesa pede absolvição dos arguidos no caso do derrame de combustível em Sines

Advogado João Lima Cluny pediu a absolvição por considerar que os factos em que se baseia a acusação não ficaram demonstrados

- PUB -

 

O advogado dos quatro acusados pelo derrame de combustível do navio “MSC Patrícia” no Porto de Sines, pediu ontem a absolvição de todos os arguidos no julgamento a decorrer no Tribunal de Setúbal.

Nas alegações finais, a defesa representada pelo advogado João Lima Cluny pediu a absolvição por considerar que os factos em que se baseia a acusação não ficaram demonstrados.

- PUB -

O caso remonta a 02 de Outubro de 2016, quando foi detectado, junto ao terminal de contentores do porto alentejano, um derrame de várias toneladas de ‘fuel oil’, combustível usado por navios.

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra o proprietário do navio, o comandante (entretanto falecido), o chefe de máquinas e o imediato do navio “MSC Patrícia” pelo derrame de combustível no mar, que obrigou a uma interrupção da movimentação de navios no Porto de Sines, entre os dias 03 e 05 de Outubro de 2016.

A acusação do MP, de Maio de 2017, refere que “os arguidos tinham conhecimento de que os tanques do navio apresentavam deficiências e careciam de reparação há já mais de um ano”.

- PUB -

“Sabendo que os trabalhos de manutenção impunham necessariamente uma paragem do navio, com os consequentes prejuízos para a actividade comercial, os arguidos terão optado por continuar a utilizar os ditos tanques, efectuando descargas directas no mar de águas de lastro e do combustível, que com elas se misturava, dadas as deficiências apontadas num dos tanques de lastro”, acrescentava o documento.

Os quatro arguidos no processo estão acusados da prática dos crimes de poluição com perigo comum e de falsificação de documento e da contra-ordenação de poluição do meio marinho.

A leitura da sentença está marcada para as 13:30 do próximo dia 27 de abril, no Tribunal de Setúbal.

GR // MCL – Lusa

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Bebé morre engasgado numa pastelaria em Azeitão

Alerta foi dado por funcionária da pastelaria, após dar conta que recém-nascido tinha uma cor arroxeada

Mercadona abre amanhã em Corroios junto à estação da Fertagus

Com a nova loja, a cadeia espanhola de supermercados passa a estar presente em três concelhos da península de Setúbal

Proprietária de pastelaria tentou salvar bebé que faleceu em Azeitão 

Fátima Santos relata os acontecimentos da tarde de terça-feira
- PUB -