8 Maio 2021, Sábado
- PUB -
Início Local Setúbal Atleta Pedro Pichardo vai ser condecorado com a Medalha de Honra da...

Atleta Pedro Pichardo vai ser condecorado com a Medalha de Honra da Cidade

Dores Meira visitou hoje o campeão europeu de triplo salto para o congratular pessoalmente pelo resultado alcançado

O atleta Pedro Pichardo, que se sagrou recentemente campeão europeu de triplo salto, vai ser condecorado pela Câmara de Setúbal com a Medalha de Honra da Cidade, na Classe Desporto, “em reconhecimento dos seus feitos desportivos e do contributo para o engrandecimento e divulgação da cidade além-fronteiras”, explicou a autarquia em nota de Imprensa.

- PUB -

A decisão foi hoje aprovada, por unanimidade, no mesmo dia em que a presidente da edilidade, Maria das Dores Meira, e Pedro Pina, vereador com o pelouro do Desporto, visitaram o atleta do Sport Lisboa e Benfica no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, instalações onde faz toda a sua preparação.

O encontro no recinto desportivo onde é treinado pelo seu pai, Jorge Pichardo, serviu para o executivo municipal o “felicitar pessoalmente pela sua vitória, por Portugal, a 7 de Março, na Polónia, nos Campeonatos da Europa de Atletismo de Pista Coberta”.

Pedro Pichardo nasceu em Cuba e foi naturalizado português em 2017. “Depois do recente título europeu”, o atleta “tem como principais desafios internacionais a conquista mundial, assim como os Jogos Olímpicos de Tóquio, que se realizam este ano”.

- PUB -

“Apesar de ter apenas 27 anos, conta com um currículo impressionante, de que se destacam duas medalhas de prata e uma de bronze em campeonatos do mundo. Em 2013, na primeira participação num mundial absoluto, ficou a escassos centímetros do ouro. Em 2014, conseguiu o melhor triplo salto do ano, mas ficou em terceiro lugar nos Campeonatos do Mundo de Pista Coberta”, refere a mesma nota.

Já no ano seguinte, “Pichardo foi campeão nos Jogos Pan-Americanos, medalha de prata no Campeonato do Mundo e esteve envolvido naquela que é conhecida como “a melhor competição de triplo salto da história”, na qual ganhou ao campeoníssimo norte-americano Christian Taylor, na única vez em que dois atletas saltaram acima de 18 metros no mesmo dia”.

Corria o ano de 2018 quando “Pichardo se tornou o detentor do recorde nacional de triplo salto e da melhor marca do ano ao saltar 17,95 metros no meeting de Doha da Diamond League, prova que venceu”.

- PUB -

Apesar de no passado ano, a competição ter parado “até meados de Julho, em virtude da situação pandémica mundial”, no regresso, “Pichardo, nos Inspiration Games da IAAF, ganhou a primeira competição do ano”.

Por último, “venceu nos Europeus de Pista Coberta, ao saltar 17,30 metros, marca alcançada logo no primeiro ensaio da final, não dando hipótese aos concorrentes, todos eles a mais de vinte centímetros de distância”.

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Sindicato não aceita aumentos de salários propostos pela administração da Autoeuropa

Administração da fábrica da Volkswagen em Palmela quer acordo que prevê aumentos salariais a três anos em função da taxa de inflação, sindicato contesta

Empresa dedicada à comercialização de canábis chega a Setúbal com nova unidade no parque BlueBiz

Espaço servirá para pós-colheita da planta medicinal. Produtora escolheu a cidade sadina “por possuir excelentes acessibilidades e oferecer flexibilidade nas suas instalações”   A empresa Clever...
- PUB -