23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSinesProjecto de Sines entre os dez vencedores do programa “Tradições”

Projecto de Sines entre os dez vencedores do programa “Tradições”

EDP quer manter viva a cultura e as tradições do País através desta iniciativa, que vai na 4.ª edição

Foram divulgados os vencedores da 4.ª edição da iniciativa “Tradições”, promovida pela EDP, que visa distinguir, destacar e apoiar projectos que mantenham viva a cultura popular portuguesa. Entre os dez vencedores encontra-se um concelho de Sines.

- PUB -

Assim, a EDP vai distribuir um apoio financeiro de 213 mil euros pelos dez projectos, de “forma a que possam desenvolver as acções de valorização e promoção com que se candidataram”, informou a empresa.

As 68 candidaturas consideradas compreenderam várias áreas da cultura nacional, do artesanato à gastronomia, passando por cantares ou crenças, entre outros.

“O objetcivo, além de recuperar costumes em vias de desaparecimento, é promover a memória dessas tradições, a sua passagem entre gerações e contribuir para a valorização da identidade e das comunidades locais”, frisa a EDP.

- PUB -

Mas não foi só pela tradição pura e dura que os projectos foram seleccionados, sendo também considerado o “impacto que podem ter na criação de emprego, na dinalização da economia local e na própria sustentabilidade das regiões”.

Actualmente, o programa, “um dos mais relevantes no apoio à cultura popular portuguesa”, abrange 81 municípios, onde a EDP Produção possui centros de produção eléctrica.

Da seda e olaria até às danças e memória de Sines

- PUB -

Dos dez vencedores destaca-se um projecto do concelho de Sines. Neste caso a “Casa da Memória”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Sines.

Este projecto “propõe a recolha de documentação em vídeo e áudio dos vários saberes tradicionais das comunidades de Sines – a que chamam ‘saber fazer’ com as mãos – que envolvem gastronomia, artesanato, artes de pesca, a faina marítima e actividades agrícolas”.

Posteriormente, esta informação que pinta o retrato de actividades sazonais e também ligadas à natureza, “destina-se à divulgação num espaço próprio onde, também através de técnicas multimédia, os visitantes podem ter uma experiência cultural imersiva e interactiva”.

Os outros vencedores da iniciativa “Tradições” foram os seguintes projectos: “Escolinha da Seda” (projecto promovido pelo município de Freixo de Espada À Cinta), “Papachurra” (Associação O Genuíno Cobertor de Papa), “Voltar aos Bailes Mandados” (PédeXumbo), “Roteiro de Saberes e Sabores” (Sociedade Instrução e Recreio de Lares), “’Os Barrocos’ da Olaria” (Associação de Artesãos da Serra da Estrela), “Requalificação do Linho Artesanal” (AFURNA), “Artes Tradicionais da Festa dos Tabuleiros” (Câmara Municipal de Tomar), “Festas do Império do Divino Espírito Santo de Alenquer” (autarquia de Alenquer) e “Memórias e Tradições do Estrela Geopark Mundial da UNESCO” (Associação Geopark Estrela).

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -