20 Maio 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesportoTriunfo do Vitória sobre o Amora arruma contas do primeiro lugar

Triunfo do Vitória sobre o Amora arruma contas do primeiro lugar

Se aumentarem distância para nove pontos, sadinos garantem já a passagem à fase seguinte

 

- PUB -

O Vitória Futebol Clube entra em campo no domingo com a possibilidade de garantir no final do encontro com o Amora Futebol Clube a presença na fase de subida à II Liga. O passaporte será carimbado em caso de conquista dos três pontos na partida da 20.ª jornada da série H do Campeonato de Portugal, que está agendada para as 15 horas de domingo no Estádio do Bonfim.

Apesar de os sadinos estarem na primeira posição da competição, com 45 pontos, mais seis que o emblema do concelho do Seixal, que tem menos uma jornada realizada, o adversário de no duelo do fim-de-semana é a única ameaça ao primeiro lugar. Em caso de vitória, os verdes e brancos asseguram de imediato a passagem à fase seguinte, mesmo com um jogo a mais, pois ficariam nove pontos acima e com vantagem no confronto directo.

Essa vantagem deve-se ao facto de os comandados de Alexandre Santana terem na primeira volta da prova ido ao Estádio da Medideira derrotar os amorenses, por 2-1. A 19 de Dezembro de 2020, o médio Bruno Ventura foi a figura do encontro ao marcar os dois golos dos setubalenses, aos oito e 16 minutos. O tento do conjunto da Margem Sul do Tejo foi apontado pelo defesa sadino João Serrão na própria baliza, aos 19 minutos.

- PUB -

A partida da nona jornada representa o único desaire do Amora num campeonato em que os vitorianos, com 14 triunfos e três empates em 17 jornadas, são os únicos invictos. Por outro lado, a equipa treinada por Bruno Dias contabiliza, além da derrota com os sadinos, 12 êxitos e três empates em 16 partidas. Em relação aos golos, vão estar frente o melhor ataque e a melhor defesa da série H.

Com 45 golos marcados, o Vitória é de longe o ataque mais concretizador a uma larga distância do Amora, que é, com 30 golos, a segunda equipa com mais pontaria no sector ofensivo. Já no sector defensivo, com apenas nove golos encaixados, o clube do concelho do Seixal, tem apenas nove, metade dos sofridos pelos sadinos que têm 18, mais cinco que o Olhanense e Louletano, 3.º e 4.º classificados, que sofreram 13.

Em relação à partida da primeira volta, disputada há quase três meses, e mesmo em relação À da passada jornada, ambos os treinadores deverão apresentar algumas alterações no onze. No Vitória, o central Marcos Raposo, que cumpriu um jogo de castigo na partida anterior, deverá voltar ao centro da defesa. No Amora, que poupou vários atletas no duelo travado domingo com o Aljustrelense, volta a colocar a ‘carne toda no assador’.

- PUB -

Por curiosidade, lembramos os nomes dos jogadores que actuaram no Estádio da Medideira na primeira volta. João Valido, Mano, Marcos Raposo, João Serrão, Nuno Pinto, José Semedo, João Marques, Mendy (Kamo Kamo, 44’), Bruno Ventura, João Marouca (André Sousa, 68’) e Zequinha foram os eleitos de Alexandre Santana. Já Bruno Dias apresentou Mickael Meira, Fábio Pala (Chico Gomes, 80’), Alexsandro, João Sousa, Bruno Langa (Henrique, 80’), Feiteira, Hélio Cruz (Valdu Té, 45’), Aloísio (André Gomes, 60’), Joca, Gildo e Jordão (Dwann, 60’).

Independentemente do onze que o Vitória apresente no Bonfim no domingo, o treinador dos setubalenses está confiante que a equipa vai dar uma boa resposta no encontro. Durante a semana o plantel, que ontem cantou os parabéns a Rodrigo Pereira, avançado que completou o 18.º aniversário, vai continuar a preparar a estratégia a utilizar no confronto com os amorenses.

Acção de formação junta 300 participantes

Entretanto, o Vitória promoveu uma acção de formação sobre “Saber Ser & Saber Estar Com Bola & Sem Bola”. A iniciativa contou com a presença de cerca de 300 participantes, entre team managers, coordenadores, treinadores, jogadores e encarregados de educação do futebol formação do clube. “A acção de formação contou com uma adesão fantástica, em que nunca a frase fez tanto sentido ‘Juntos somos mais fortes’ e juntos vamos vencer esta pandemia, e voltarmos mais fortes ao campo, assim que o desconfinamento permitir”, escreveu o clube na nota emitida.

Sobre a acção de formação, os organizadores explicaram que “na apresentação, enunciou-se a definição de ética, os valores e princípios da mesma. Foram ainda expostos vídeos com as temáticas “Integridade e Matchfixing” – Joga Limpo e “Apostas ilegais”, que serviram como base para a discussão entre todos os presentes”, lê-se no texto publicado na página oficial do Vitória.

A nota termina com uma mensagem de agradecimento: “Obrigado a todos pela vossa presença e empenho! Deixamos ainda um especial agradecimento ao nosso formador José Pedro Pereira, Embaixador da Ética no Desporto, ao nosso coordenador técnico do Gabinete de Apoio ao Jogador, Diogo Salgueiro, que moderou a ação de forma exemplar. Aproveitamos, ainda, a oportunidade de desejar os maiores sucessos desportivos à Associação Cultural Desportiva Caseirinhos, clube da AF Leiria com quem partilhámos este momento formativo”.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Dez dias de música em vários palcos da cidade de Setúbal com os melhores sons e vozes

O festival arranca com Pedro Abrunhosa, atravessa vários artistas e termina com Cuca Roseta

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas
- PUB -