22 Outubro 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Local Sesimbra GNR apreende em Sesimbra rede usada na captura ilegal de cinco toneladas...

GNR apreende em Sesimbra rede usada na captura ilegal de cinco toneladas de sardinha

A GNR apreendeu uma rede de pesca, com o valor estimado de 100 mil euros, usada para capturar ilegalmente no mês passado perto de cinco mil quilos de sardinha, no Porto de Pesca de Sesimbra, foi hoje anunciado.

- PUB -

Em comunicado, a Unidade de Controlo Costeiro (UCC) de Setúbal refere que apreendeu na sexta-feira passada a arte de pesca, com 500 metros de comprimento e uma altura de 100 metros, após uma ação em que foram apreendidos 4.950 quilos de sardinha, no dia 23 de fevereiro.

De acordo com as autoridades, encontram-se interditadas atualmente a captura, a manutenção a bordo e a descarga de sardinha.

A arte de pesca foi retirada de uma embarcação e, posteriormente, selada na presença do proprietário, tendo este sido ainda notificado de que não poderá “alterar o estado, utilizar, alienar, destruir, danificar ou inutilizar por qualquer forma o objeto”, sob pena de incorrer na prática de um crime de desobediência.

- PUB -

Esta operação contou com a colaboração dos inspetores da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

No comunicado, a GNR lembra que a sardinha é um recurso de interesse estratégico para a pesca portuguesa, para a indústria conserveira e para as exportações de produtos da pesca e do mar, assumindo uma particular relevância em termos socioeconómicos em várias comunidades piscatórias.

Desta forma, o recurso deve ser explorado de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis.

- PUB -

Lusa

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Embarcação de pesca de Setúbal sofre danos em encontro com orcas

Mestre diz que ataque, de grupo de quatro animais, durou 20 minutos e partiu leme do barco

Fica em prisão preventiva por esfaquear rival à porta de bar

Clientes travaram agressor e socorreram vítima

António Pereira: “Continuo a ver coisas no Vitória que não tenho visto nem na I Liga”

Eliminação da Taça de Portugal com o Vizela não esmoreceu aplausos aos atletas
- PUB -