20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioÚltimasAutarquias assinalam Dia da Mulher com várias acções

Autarquias assinalam Dia da Mulher com várias acções

Setúbal promove webinar ibérico sobre vinhos no dia 12. Montijo transmite mensagens e Palmela lança campanha

 

- PUB -

Especialistas portuguesas e espanholas vão participar num webinar que a Câmara de Setúbal organiza no próximo dia 12, no âmbito do programa municipal “Março Mulher”. A iniciativa é transmitida em directo a partir das 17h00 no canal de Youtube e na página de Facebook do município.

“Promover uma tertúlia de reflexão sobre a actuação da mulher no mundo dos vinhos, fazer a ligação entre o passado e o presente e analisar a evolução do papel das mulheres na sociedade contemporânea” são, revela a autarquia, os objectivos da iniciativa que se insere nas comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Intitulada “O Vinho no Feminino”, a acção junta “convidadas com ligação ao sector vínico”, como consultoras internacionais, enólogas, sommeliers e gestoras de empresas, que “vão partilhar testemunhos do seu percurso profissional”. Como oradoras participam as empresárias portuguesas Marta Palhoça, da adega Filipe Palhoça Vinhos – Quinta da Invejosa, Ana Maria Lobo, da Casa Agrícola Assis Lobo, e Sofia Lima Fortuna, da Lima Fortuna, além da directora técnica da Comissão Vitivinícola Regional de Távora-Varosa, Lisete Osório. O painel de oradoras conta ainda com as espanholas Isabel Cuevas, empresária da Peninsula, Iberian Wines, Maria Antonia Fernandez-Daza, enóloga e investigadora, e Piedad Fernández, presidente da Asociación Mujeres Amantes del Vino de Extremadura.

- PUB -

As inscrições para a sessão estão a decorrer, são limitadas a cem participantes e podem ser feitas gratuitamente em https://bit.ly/2PiIFpz.

Já em Montijo, o município também aposta em acções online para assinalar a data, com a “publicação de mensagens do presidente da Câmara, Nuno Canta, da presidente da Assembleia Municipal, Catarina Marcelino, da vice-presidente da autarquia, Maria Clara Silva, da vereadora Sara Ferreira e do vereador José Manuel Santos. Na página do município no Facebook é partilhada já hoje, pelas 15h30, a primeira mensagem com Nuno Canta a debruçar-se sobre o Dia da Mulher no concelho. Seguem-se, sempre à mesma hora, as publicações de Catarina Marcelino (no dia 12), Clara Silva (dia 15), José Manuel dos Santos (dia 19) e Sara Ferreira (dia 22).

Em Palmela, a Câmara Municipal celebra o 8 de Março com o lançamento da campanha “Todas, a uma só voz!” nas plataformas digitais da autarquia. Dez mulheres “dão rosto à campanha” através de “testemunhos simbólicos de vidas de resistência e resiliência”, aponta a edilidade. “São mulheres que estão na linha frente, em áreas como a saúde, educação, apoio social ou cultura, assegurando serviços essenciais no dia-a-dia, tão importantes e tantas vezes esquecidos”, adianta o município.

- PUB -

O Dia da Mulher, 8 de Março, foi instituído pelas Nações Unidas em 1975.

Concerto multicultural e cordão humano

“Três mulheres, três culturas” intitula o concerto que a União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas promove hoje, a partir das 21h00, via online, para assinalar o Dia Internacional da Mulher. O espectáculo, que vai ser transmitido em directo em www.uf.acppc.pt, apresenta as artistas Ana Firmino (Cabo Verde), Valéria Carvalho (Brasil) e Silvana Peres (Portugal). Três estilos musicais, mornas, bossa nova e fado, vão juntar-se em palco.

Outra iniciativa que visa assinalar a data é organizada pela intersindical CGTP em Setúbal, com a realização de um cordão humano, esta quarta-feira, a partir das 15h00, no Largo da Misericórdia.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu
- PUB -