22 Janeiro 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlmadaAlmada investe mais de 300 mil euros para melhorar entrada na Costa...

Almada investe mais de 300 mil euros para melhorar entrada na Costa de Caparica  

O final do IC20 vai receber uma rotunda a substituir o actual complicado cruzamento à entrada da cidade

 

- PUB -

A entrada da Costa de Caparica, no troço final da via rápida IC20, vai receber uma rotunda a substituir o actual cruzamento, numa obra que visa também criar um acesso alternativo às praias. O objectivo do projecto, para além de “dignificar a entrada” na cidade atlântica do concelho de Almada, visa também “tirar carga de trânsito do centro” da localidade, diz a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros.

A intervenção implica um investimento municipal na ordem dos 302 mil euros, o qual será cofinanciado pela Infraestruturas de Portugal, entidade responsável pelo IC20, que passou para o domínio da autarquia o troço entre a última curva desta via rápida, junto ao cemitério, e o final da mesma.

- PUB -

A melhoria da entrada na cidade vai passar a ser de tipologia de estrada municipal e, adianta já a presidente, “vai manter o embelezamento com as palmeiras que existem actualmente” e “acrescenta melhorias”. O projecto pondera ainda criar um acesso, antes da rotunda a construir, que deverá ligar à zona da Torre das Argolas de forma a evitar que o trânsito em direcção às praias para sul flua sem passar por dentro do miolo urbano, situação que, principalmente durante o Verão, gera grande pressão automóvel, particularmente junto ao mercado municipal.

“Não serão construídas novas estradas, o que vai ser feito assenta nas vias já existentes”, afirma o vereador Miguel Salvado, responsável pela rede viária municipal, salvaguardando assim preocupações que por vezes se manifestam quando se fala de vias na Costa de Caparica. Acrescenta o autarca que no final do IC20 vai ser também reorganizado o sistema no subsolo dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento.

Entretanto, avança a presidente da câmara que está a ser estudado o espaço canal para a Costa de Caparica receber o Metro Sul do Tejo, um modo de transporte rápido e não poluente que atravessa o centro urbano da cidade de Almada e que tanto população como autarcas desejam ver o prolongamento da linha. Mas, tal como já disse o presidente da Junta de Freguesia da Costa de Caparica, José Ricardo Martins, também Inês de Medeiros afirma que não quer o metro a atravessar o espaço urbano. “Não concordo com o MST a dar a volta por dentro da cidade da Costa”.

- PUB -

O lançamento da empreitada para execução da primeira fase do projecto de “Acessibilidades à Costa da Caparica – troço final do IC20 e acesso alternativo às praias” foi aprovado por unanimidade na reunião de câmara de 1 de Março.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pinhalnovense sem jogadores para jogar fez falta de comparência

A 12.ª jornada do Campeonato de Portugal ficou marcada pela falta de comparência do Pinhalnovense no jogo que deveria disputar em casa com o...

Entrada de luxo dos sadinos foi segredo para vencer U. Santarém e subir ao 2.º lugar

Varela (bisou) e Zequinha fizeram os golos desta quinta-feira no Bonfim

MP acusa médico do Centro Hospitalar de Setúbal de homicídio por negligência em caso de morte de bebé num parto

Os factos ocorreram no dia 06 de Fevereiro de 2018, nos serviços de urgência de obstetrícia e estão relacionados com o parto de um feto morto
- PUB -