25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalVacinação no cais 3 do Porto de Setúbal arranca hoje

Vacinação no cais 3 do Porto de Setúbal arranca hoje

Espaço foi adaptado pela autarquia para conseguir responde até cerca de 400 vacinações por dia

 

- PUB -

O Centro de Vacinação Covid-19 no cais 3 do Porto de Setúbal começa a funcionar hoje, segunda-feira, e tem capacidade para “administrar perto de quatro centenas de vacinas por dia”, refere a autarquia sadina.

O espaço foi adaptado, num processo conduzido pela Câmara de Setúbal, para o procedimento de vacinação contra a covid, e resulta de uma “solicitação feita ao município pelo ACES Arrábida – Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, que necessitava de uma área de grandes dimensões para prosseguir com o Plano Nacional de Vacinação Covid-19 junto da população do concelho”, acrescenta o mesmo comunicado.

Segundo Luís Pombo, director executivo do ACES Arrábida, a campanha de vacinação “já foi iniciada nas unidades de saúde”, mas chegou-se à conclusão que “era necessário um local em larga escala para uma maior capacidade de resposta”.

- PUB -

Neste sentido, o município decidiu “pedir a colaboração da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, que cedeu o cais 3 para o funcionamento do centro de vacinação”.

Estas instalações conseguem responder a uma “capacidade máxima para vacinar entre 350 a 400 utentes por dia”, para além de “permitirem realizar, em condições de segurança, todos os procedimentos clínicos, dispondo de dez enfermeiros e de um médico de serviço em permanência”.

- PUB -

A adaptação destas instalações para imunizar a população, implicou que a Câmara de Setúbal tivesse de instalar uma estrutura modular que divide o espaço em dez blocos, para que dez enfermeiros possam trabalhar em simultâneo. Foi ainda colocado mobiliário e um frigorífico para armazenamento das vacinas, isto segundo o Plano de Segurança das Instalações.

Foi também criado um circuito, com início numa recepção onde se devem dirigir os utentes na data e no horário indicados após agendamento realizado pelo ACES Arrábida. Recepção esta onde é efectuado o registo de cada utente através de resposta a um questionário para preenchimento de ficha individual, e assinar o termo de consentimento.

Feito este procedimento, as pessoas são encaminhadas para blocos onde é feita a administração da vacina, após a qual aguardam trinta minutos em observação numa sala de espera para precaver eventuais reacções alérgicas.

Para que o equipamento possa funcionar na capacidade máxima, a Câmara Municipal de Setúbal lançou duas campanhas de angariação de voluntários. Uma delas é dirigida a médicos e enfermeiros reformados, para colaborarem na área de administração das vacinas. A outra apela a jovens de áreas ligadas à saúde e protecção civil, para apoiarem no acompanhamento dos utentes em todo o processo, desde o preenchimento do questionário até ao momento do recobro após a inoculação.

Utentes com mais de 80 anos ou a partir dos 50 com doenças associadas

O Plano de Vacinação Covid-19, está a decorrer desde o final Dezembro, realiza-se por fases e por grupos prioritários, os quais foram definidos de acordo com princípios científicos e éticos, de aceitabilidade e de exequibilidade.

No âmbito desta primeira fase de inoculações estão a ser convocados os utentes com mais de 80 anos, ou que tenham 50 anos, ou mais, e com comorbidades associadas, pelo ACES Arrábida através de chamada telefónica, para que seja feita a marcação para a vacinação.

Posteriormente, a convocatória passa a ser feita pelo envio de mensagem para o telemóvel que está registado no sistema, com a informação da data e do local do agendamento da vacinação, pedindo que a pessoa responda sim ou não, uma vez que este processo depende do consentimento dos cidadãos.

O Ministério da Saúde criou uma ligação, em https://servicos.min-saude.pt/covid19, na qual, mediante o preenchimento de um formulário online simples, os utentes podem verificar se constam da lista de vacinação deste período do plano.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -