17 Abril 2021, Sábado
- PUB -
Início Local Setúbal Vacinação no cais 3 do Porto de Setúbal arranca hoje

Vacinação no cais 3 do Porto de Setúbal arranca hoje

Espaço foi adaptado pela autarquia para conseguir responde até cerca de 400 vacinações por dia

 

- PUB -

O Centro de Vacinação Covid-19 no cais 3 do Porto de Setúbal começa a funcionar hoje, segunda-feira, e tem capacidade para “administrar perto de quatro centenas de vacinas por dia”, refere a autarquia sadina.

O espaço foi adaptado, num processo conduzido pela Câmara de Setúbal, para o procedimento de vacinação contra a covid, e resulta de uma “solicitação feita ao município pelo ACES Arrábida – Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, que necessitava de uma área de grandes dimensões para prosseguir com o Plano Nacional de Vacinação Covid-19 junto da população do concelho”, acrescenta o mesmo comunicado.

Segundo Luís Pombo, director executivo do ACES Arrábida, a campanha de vacinação “já foi iniciada nas unidades de saúde”, mas chegou-se à conclusão que “era necessário um local em larga escala para uma maior capacidade de resposta”.

- PUB -

Neste sentido, o município decidiu “pedir a colaboração da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, que cedeu o cais 3 para o funcionamento do centro de vacinação”.

Estas instalações conseguem responder a uma “capacidade máxima para vacinar entre 350 a 400 utentes por dia”, para além de “permitirem realizar, em condições de segurança, todos os procedimentos clínicos, dispondo de dez enfermeiros e de um médico de serviço em permanência”.

- PUB -

A adaptação destas instalações para imunizar a população, implicou que a Câmara de Setúbal tivesse de instalar uma estrutura modular que divide o espaço em dez blocos, para que dez enfermeiros possam trabalhar em simultâneo. Foi ainda colocado mobiliário e um frigorífico para armazenamento das vacinas, isto segundo o Plano de Segurança das Instalações.

Foi também criado um circuito, com início numa recepção onde se devem dirigir os utentes na data e no horário indicados após agendamento realizado pelo ACES Arrábida. Recepção esta onde é efectuado o registo de cada utente através de resposta a um questionário para preenchimento de ficha individual, e assinar o termo de consentimento.

Feito este procedimento, as pessoas são encaminhadas para blocos onde é feita a administração da vacina, após a qual aguardam trinta minutos em observação numa sala de espera para precaver eventuais reacções alérgicas.

Para que o equipamento possa funcionar na capacidade máxima, a Câmara Municipal de Setúbal lançou duas campanhas de angariação de voluntários. Uma delas é dirigida a médicos e enfermeiros reformados, para colaborarem na área de administração das vacinas. A outra apela a jovens de áreas ligadas à saúde e protecção civil, para apoiarem no acompanhamento dos utentes em todo o processo, desde o preenchimento do questionário até ao momento do recobro após a inoculação.

Utentes com mais de 80 anos ou a partir dos 50 com doenças associadas

O Plano de Vacinação Covid-19, está a decorrer desde o final Dezembro, realiza-se por fases e por grupos prioritários, os quais foram definidos de acordo com princípios científicos e éticos, de aceitabilidade e de exequibilidade.

No âmbito desta primeira fase de inoculações estão a ser convocados os utentes com mais de 80 anos, ou que tenham 50 anos, ou mais, e com comorbidades associadas, pelo ACES Arrábida através de chamada telefónica, para que seja feita a marcação para a vacinação.

Posteriormente, a convocatória passa a ser feita pelo envio de mensagem para o telemóvel que está registado no sistema, com a informação da data e do local do agendamento da vacinação, pedindo que a pessoa responda sim ou não, uma vez que este processo depende do consentimento dos cidadãos.

O Ministério da Saúde criou uma ligação, em https://servicos.min-saude.pt/covid19, na qual, mediante o preenchimento de um formulário online simples, os utentes podem verificar se constam da lista de vacinação deste período do plano.

 

- PUB -