28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteAlcochete elege seis jovens representantes ao Concurso Nacional de Leitura

Alcochete elege seis jovens representantes ao Concurso Nacional de Leitura

Entre os 12 alunos que participaram nesta fase de apuração, foram escolhidos três estudantes do 1.º ciclo e três do 2.º ciclo

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Alcochete elegeu seis crianças do concelho como seus representantes para a fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura (CNL), que terá lugar no dia 13 de Abril em Loures – ou de forma online, dependendo das medidas de contenção da pandemia.

Em comunicado, a autarquia explicou que, de entre os 12 alunos que participaram nesta fase de apuração, foram escolhidos os estudantes do 1.º ciclo Maria Inês Neves, Tomás Contramestre (ambos do Colégio Penas Real) e Gonçalo Batista (da EB de S. Francisco) e as alunas do 2.º ciclo Constança Fernandes (EB 2,3 El-Rei D. Manuel), Leonor Ventura e Carolina Antunes (Colégio Penas Real).

“A avaliar os participantes esteve um júri composto por Helena Cruz, em representação da Biblioteca, Ana Margarida Oliveira, professora, escritora e animadora da rádio RFM, e Margarida Costa, coordenadora interconcelhia para o concelho de Alcochete da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Escolares”.

- PUB -

Para passarem à próxima etapa, as crianças tiveram de superar “três momentos: a prova de conhecimentos, realizada pela plataforma digital Kahoot, a prova de leitura expressiva e a prova de comentário (vídeos previamente gravados pelos alunos)”. As referidas provas, realizadas no passado sábado através da plataforma Teams, “tiveram como base os livros «Capitão Rosalie», com texto de Timothée de Fombelle e ilustrações de Isabelle Arsenault, para os participantes do 1.º ciclo, e «A Praia dos Inúteis», do autor Alex Nogués e da ilustradora Bea Enriquez, para o 2.º ciclo”.

Na sessão de abertura da prova municipal da competição esteve presente o vereador da Cultura da autarquia alcochetana, Vasco Pinto, na qual sublinhou que “esta é uma missão que o município também assume, partilha e defende no contexto das suas competências em matéria de educação e de cultura”.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -